Corporate Venturing e sua grande importância para o empreendedorismo

Exemplos de Corporate Venturing que definem seu conceito para o empreendedorismo
Corporate Venturing é uma forma de se investir em empresas nascentes, que contam com o apoio de empresas-mãe que fornecem tecnologia e conhecimentos.

Corporate Venturing é uma nova forma de se investir em empresas que estão nascendo, que constitui em apoio fornecido por “empresas-mãe” em termos de tecnologia, apoio de gestão e outros aspectos necessários para que o novo empreendimento cresça e se estabeleça no mercado. Trata-se de uma forma diferenciada de investir, uma vez que é pautada na inovação.

Um exemplo de como uma Corporate Venturing funciona pode ser observado quando uma empresa nascente oferecer trabalhos ou serviços que possam ajudar uma empresa maior e mais desenvolvida. Neste caso, a empresa maior passa a investir na que ainda está nascendo, de modo que as duas cresçam juntas e se tornem potências no mercado.

Exemplos de Corporate Venturing significativos

Existem inúmeros casos de Corporate Venturing ao longo da história do empreendedorismo, mas uma das histórias que mais se destacam são as da Intel Capital e BASF.

A Intel começou investindo na década de 90 em companhias com produtos e serviços que ajudavam a preencher lacunas existentes tanto em sua linha de produtos como nas capacidades e capacitações, enquanto a BASF faz Corporate Venturing especialmente na área de pesquisa e desenvolvimento na área de tecnologia e matérias de base química.

Outras empresas que investem nesta estrutura são: IBM, Google, Promon, Cemig, 3M e Grupo Bandeirantes.

Alto potencial de crescimento das empresas nascentes

O potencial de crescimento das empresas filha é enorme, especialmente por conta do apoio prestado pela empresa mãe. A Intel Capital, por exemplo, investiu em uma empresa chamada AdaptiveMobile, que se dedicava à tecnologia para telefonia celular. A parceria foi muito bem-sucedida e hoje esta empresa é líder em seu setor de atuação.

Investimento sistemático em startups

A Corporate Venturing é uma modalidade que vem para impulsionar as startups — ou empresas nascentes. Ela pode auxiliar uma startup com mentoria, clientes, parceiros e até mesmo monetariamente. Para que isso funcione, entretanto, é imprescindível que seja feita uma análise pormenorizada das vantagens e dos obstáculos a serem enfrentados pelas duas empresas envolvidas.

Imagem: Sketchy Bytes / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010