Entenda a diferença entre estágio e trainee, e como funciona cada programa

Entenda a diferença entre estágio e trainee, e como funciona cada programa
Estágio e trainee são termos que normalmente causam confusão, embora sejam conceitos bem diferenciados.

As palavras estagiário e trainee muitas vezes são usadas como sinônimos, mas a verdade é que, embora esses dois programas sejam voltados para jovens em início de carreira, eles possuem conceitos diferentes.

Qual é a diferença entre estagiário e trainee?

O estágio é uma atividade, que pode ser remunerada ou não, realizada em uma empresa enquanto o colaborador ainda está na graduação. O trainee, por sua vez, precisa ter se graduado recentemente e é um funcionário registrado da empresa como os outros, mas que passa por um treinamento especial para ocupar um cargo júnior e, posteriormente, pleno e sênior.

Confira mais algumas diferenças entre estágio e trainee:

  • Carga horária: a carga horária máxima de um estágio é de 30 horas semanais. Já o trainee trabalha as mesmas horas que os outros funcionários;
  • Graduação: apenas estudantes podem ser estagiários. Para ser trainee não há uma regra específica, mas geralmente as empresas contratam os recém-formados ou aqueles que estão quase concluindo a graduação;
  • Objetivos: o objetivo do estágio é colocar em prática o que é aprendido na teoria durante o curso. Já os programas de trainee existem para que as empresas preparem seus futuros líderes;
  • Regulamentação: os estágios são regulamentados por uma lei, criada em 2008 especificamente para este tipo de contrato de trabalho em que não há vínculo empregatício. Os programas de trainee, por sua vez, não têm nenhuma legislação específica, e são seguidas as mesmas leis trabalhistas vigentes no Brasil;
  • Duração: um contrato de estágio geralmente tem duração de um ano e pode ser renovado apenas por mais outro ano. Os programas de trainee costumam durar dois anos, mas o profissional continua na empresa.

Como ser um estagiário ou um trainee

Dicas para conseguir um estágio

Se você está na faculdade, fazer um estágio é uma ótima maneira de ganhar mais conhecimento e experiência na sua área. Além disso, há também o auxílio financeiro, que pode ser muito importante durante este período de dedicação aos estudos.

Não se preocupe se não tiver experiência profissional, é normal que muitos jovens ingressem no mercado de trabalho por meio de estágios. Entretanto, você pode colocar no seu currículo experiências como: trabalhos voluntários, participação em diretórios acadêmicos e projetos realizados na faculdade.

Sempre que for fazer uma entrevista ou passar por um processo seletivo para um estágio, prepare-se previamente e pesquise o máximo de informações sobre a empresa. Também é importante que você seja sincero sobre suas habilidades e mostre que está disposto a aproveitar o período do estágio para adquirir o máximo de conhecimento e experiência possíveis.

Dicas para ser um trainee

Diferente dos estágios, que são mais fáceis de conseguir, ingressar em um programa de trainee é algo bastante difícil, mas que não é impossível para quem está disposto a lutar pela vaga.

Além dos conhecimentos adquiridos no decorrer da faculdade, é importante que você tenha um nível avançado em inglês. A experiência adquirida no estágio pode fazer a diferença no seu currículo. Portanto, se ainda está na faculdade, comece a pensar no futuro e capacite-se para conseguir uma vaga como trainee.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário no espaço abaixo. E se fizer sentido para você, curta e compartilhe nas redes sociais.

Imagem: goodluz / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010