Entenda o que é Social Listening e seu papel no relacionamento com os clientes

Entenda o que é Social Listening e seu papel no relacionamento com os clientes
Social Listening é uma atividade que identifica dados sobre seus seguidores, com a intenção de melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes.

Social Listening é uma maneira de interagir e monitorar as redes sociais a favor de sua empresa. Trata-se de uma forma de se manter mais próximo dos clientes, de modo a aprimorar o objetivo maior da organização, que é sanar as necessidades do consumidor e lucrar com isso.

O Social Listening começou com o surgimento das redes sociais e suas características de interação, entretenimento, busca por informações atualizadas e contatos com os conhecidos. Neste contexto, as pessoas passaram a entrar na rede para se atualizarem a respeito do que acontece na vida das pessoas que elas seguem e para protestar a respeito de alguma situação. Por conta desse comportamento, as empresas criaram cargos responsáveis por monitorar essas reclamações e tentar sanar o problema.

Vantagens do Social Listening

Gerar Leads por meio da resolução de problemas

Uma excelente forma de encontrar novas oportunidades para seu negócio é monitorar as palavras-chave que guardam relação com os problemas ou necessidades das pessoas. Avalie as frustrações do cliente com o produto concorrente e o que ele gostaria que fosse oferecido. Ao alinhar as expectativas do consumidor, você tem mais chances de oferecer justamente aquilo que ele deseja.

Atrair novos clientes

Ser genuíno na sua interação com os clientes e dar atenção a eles gera engajamento, atrai simpatizantes e naturalmente atrai novos clientes para a organização. Por isso, sempre dê um tratamento atencioso e justo a seus seguidores.

Obter feedback dos clientes

Por meio dos comentários e de todas as formas de interação dentro do Social Listening, sua empresa pode ficar sabendo como andam os seus serviços, se seus produtos são considerados de qualidade, como andam as entregas e tudo o que os clientes pensam a respeito do produto e serviço oferecidos.

O Social Listening, portanto, é uma atividade muito importante para todas as organizações, especialmente no que diz respeito ao estreitamento dos laços entre empresa e clientes. É uma forma de se manter sempre atento às mudanças de opinião e promover melhorias nos produtos e serviços. Antes das redes sociais, essa era uma tarefa mais complicada, pois as empresas não tinham como conversar diretamente com o consumidor.

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Imagem: Mangsaab / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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