Gentileza como vantagem profissional

Uma pessoa segurando um pássaro

Gentileza pode ser a chave para o seu sucesso! / Copyright: altanaka

Imagine que alguns dos seus colegas de trabalho tenham sido dispensados e que novas pessoas cheguem para ocupar as posições daqueles que foram em busca de outras oportunidades. Como você se comportaria com a chegada de novas pessoas no seu local de trabalho?

Você seria o tipo de pessoa que logo puxaria conversa, se apresentaria, contaria como funcionam algumas regras da empresa, os convidaria para almoçar com o restante da equipe? Ou você ficaria quieto, calado e, apenas se precisasse, conversaria com alguém?

Algumas pesquisas mostram que ser gentil pode ser um enorme trunfo para uma pessoa dentro do ambiente de trabalho. Ser educado e cortês com as pessoas só tem a trazer benefícios, tanto para quem tem o hábito de assim ser, quanto para aqueles que convivem com quem age dessa forma. Dessa forma, o próprio ambiente se torna completamente leve e agradável.

Mas quais são as vantagens de ser gentil na carreira? Quais são as atitudes que tornam uma pessoa assim? As respostas para essas perguntas você só vai descobrir se acompanhar o artigo a seguir até o fim. Boa leitura!

O significado de ser gentil

Se você consultar um dicionário à procura da definição da palavra “gentileza”, provavelmente vai encontrar explicações, como: qualidade de gentil, graça, elegância, ação nobre ou distinta, amabilidade, educação, cortesia. De fato, todos esses são sinônimos de gentileza, que nada mais é do que a propriedade de uma pessoa agradável e respeitosa, geralmente com um carisma que atrai as outras pessoas.

É fácil enxergar quando um ambiente de trabalho é leve e agradável. As pessoas são mais sociáveis, há momentos de descontração, as cobranças são feitas de forma natural e sem aquele famoso “ar de superioridade”, sem falar que as pessoas se relacionam por afinidade, e não por interesse.

Lembrando das tantas outras características que, juntas, podem fazer de uma empresa o melhor lugar para se trabalhar, e claro, fazer também com que os seus colaboradores sejam os melhores do mercado, a gentileza não pode ser deixada de fora. O importante é que você entenda o real motivo de ser gentil com as pessoas, dentro e fora da sua vida profissional.

Cuidados que precisamos tomar para sermos verdadeiramente gentis!

Confira, a seguir, algumas dicas para que você possa ser gentil e cortês, mas sem deixar de lutar pelos seus objetivos e interesses.

1. Ser gentil não é ser bobo

É interessante saber que ser gentil é diferente de aceitar tudo o que falam e pensam a seu respeito, muito menos ficar calado sem se defender. Basta pensar em como o dicionário define a palavra “gentileza”, que é como uma ação nobre, distinta ou amável.

O ideal é que as pessoas entendam que deve haver uma cultura em que se deve entregar respeito, consideração e admiração por aqueles que são avaliados como competentes. Isso é ser gentil, mas jamais deve ser confundido com dizer “amém” para tudo ou deixar de expor a sua opinião. Mantendo a educação e o respeito, é possível também expressar discordância ou desaprovação, sem ferir ninguém.

2. A gentileza não deve bloquear a sua ambição

Mesmo que haja gentileza entre um grupo de colaboradores, por exemplo, o que verdadeiramente não deve mudar é o desejo de subir na escala corporativa, desde que existam as características citadas acima (respeito, consideração e admiração), tanto pelo trabalho que se realiza, quanto pelas pessoas que estão ao seu redor.

Isso faz toda a diferença em um ambiente de trabalho. Para o seu gestor ou líder, ao perceber que você tem gentileza, respeito, consideração e admiração por seus colegas, querendo ou não, você ganha a admiração dele, e isso pode ser um grande ponto positivo para você dentro da empresa.

3. Esse sentimento precisa ser genuíno

Um fato é certo: não vale a pena ser gentil apenas para ser notado. Isso precisa vir de dentro, sendo algo sincero, e não forçado. Quando se força uma característica que é tão pessoal, logo as pessoas notam que é falso, e será pior para quem se comporta dessa maneira.

Portanto, seja sincero e tente ver o lado positivo de tudo e de todos, pois isso fará bem a você, às outras pessoas e ao ambiente em geral. Se você não gostar de alguém no seu ambiente de trabalho, evite conversar com essa pessoa. Cumprimente-a e trate-a com respeito, mas não “force a amizade” apenas sob o pretexto da gentileza. Isso soa falso e pode prejudicá-lo na empresa, ao invés de ajudá-lo.

4. Não há gentileza sem empatia

A gentileza depende de duas características básicas que todo ser humano deve desenvolver: o altruísmo e a empatia. O altruísmo é o oposto do egoísmo, consistindo, portanto, em pensar no outro. A empatia, por sua vez, vai um pouco além, sendo definida como a capacidade de um indivíduo de colocar-se no lugar do outro, tentando imaginar o que sentiria e pensaria se estivesse naquela posição, evitando os julgamentos alheios.

Esse exercício não é fácil. Colocar-se no lugar do outro é algo que demanda algum esforço, afinal de contas, a nossa tendência natural é termos uma preocupação mais individualista. No entanto, ser gentil passa por contrariar um pouco esse instinto, colocando-se também à disposição para ajudar os colegas. Se você os ajuda, quem sabe o poder do exemplo não age e eles também o auxiliam quando você precisar?

5. Ser gentil é um estado de espírito

Agir com gentileza não consiste apenas em oferecer favores. Na verdade, trata-se de um modo de viver, que se nota no dia a dia. Pessoas gentis procuram tratar os outros com respeito e educação, mesmo que a outra parte não pense da mesma maneira. Além disso, essas pessoas procuram manter um sorriso no rosto e um humor agradável, evitando descontar nas pessoas ao redor as suas tristezas e fúrias.

É claro que todos nós temos os nossos dias ruins, em que ficamos mais rabugentos ou calados. Todavia, esses dias são exceções nas vidas dos gentis. Eles procuram manter a calma, mesmo nos momentos mais adversos. Desenvolvem a inteligência emocional e pensam antes de falar, proferindo apenas palavras que de fato ofereçam alguma ajuda, sem críticas destrutivas ou frases que possam ferir alguém. Na dúvida, faça aos outros aquilo que você gostaria que fizessem a você!

E você, querida pessoa, se considera alguém gentil? Por quê? Quais são os traços de gentileza que habitam o seu ser? Quais são os pontos em que você deve melhorar nesse aspecto? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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