Comportamentos inadequados no ambiente de trabalho podem atrapalhar sua carreira

Comportamentos Inadequados Conheça alguns comportamentos inadequados no ambiente de trabalho

 

Quem nunca se sentiu incomodado com aquele colega de trabalho que não aceita a ideia de ninguém a não ser a dele? Ou quando alguém conta fofocas sobre o departamento ou a empresa?

O ambiente corporativo requer uma postura adequada, pois estamos constantemente em contato com outros profissionais, e o convívio é inevitável. Comportamentos inadequados não incomodam apenas, mas também podem colocar o seu emprego em risco.

Um colaborador que não convive harmoniosamente com os colegas e está sempre causando intrigas, inevitavelmente chama a atenção da diretoria por conta de seu comportamento inadequado. Uma excelente postura no trabalho, por sua vez, é vista como um diferencial do profissional, já que a boa convivência no ambiente corporativo torna a rotina mais leve e alegre e levam ao aumento da produtividade por parte de todos.

Por esta razão é que hoje trago este artigo, como uma espécie de alerta, para que você entenda a necessidade de se desenvolver um comportamento positivo no ambiente de trabalho e conheça quais destes comportamentos você deve evitar no dia a dia profissional. 

[php_everywhere instance=”2″]

Quais comportamentos podem prejudicar o desenvolvimento da carreira?

Acredito ser verdadeiramente importante falar sobre este assunto, pois a carreira é algo de fundamental importância em nossa vida. Sendo assim, é essencial que tomemos os cuidados necessários, para que, dessa maneira, tenhamos a oportunidade de chegar cada vez mais longe profissionalmente, e também pessoalmente, e, com isso, alcancemos o sucesso, que tanto almejamos. 

Assim, entre os comportamentos que devemos evitar, vale destacar:

Falta de pontualidade

Chegue sempre no horário determinado. A falta de compromisso com o horário pode mostrar incapacidade de se adaptar às demais regras da empresa. 

E além de se esforçar sempre para chegar na empresa no horário, é fundamental que você cumpra também a entrega pontual de suas demandas. Se combinar um dia para entregar, faça de tudo para realmente finalizar o trabalho e entregar, pois assim você demonstra comprometimento com a sua carreira, com as pessoas com as quais você trabalha e com a empresa de uma forma geral. 

Impor pensamentos e ideias

Saiba expor seu ponto de vista, mas não tente forçar ninguém a aceitá-lo. Cada um tem o direito de ter a sua própria opinião e de expressá-la. Sendo assim, respeite o ponto de vista dos outros membros da equipe, de seu gestor, bem como de todas as pessoas com as quais você mantém contato em seu dia a dia, pois isso, além de ser uma forma de respeito, pode agregar muito ao seu crescimento e desenvolvimento de sua carreira. 

Digo isso, pois a troca de experiências entre as pessoas com as quais convivemos é algo verdadeiramente necessário e que engrandece todo e qualquer tipo de ambiente, principalmente o ambiente de trabalho. Por isso, coloque suas ideias em debate, mas respeite também as ideias dos demais, para que assim todos tenham a oportunidade de crescer juntos e na mesma direção. 

Linguagem inapropriada

Evite falar palavrões e gírias demais no ambiente corporativo. Opte por uma linguagem que comunique com eficácia e educação o que você deseja.

Este é um ponto que merece real atenção, pois, por mais que você trabalhe em um ambiente mais informal, que até permita certos tipos de comportamentos e linguagens, é essencial que você se lembre sempre de que você em seu local de trabalho, sendo assim, manter uma postura sóbria e de respeito mútuo é fundamental e vai contribuir para que você alcance o sucesso que almeja profissional e pessoalmente falando. 

Desorganização

Organize sua mesa, suas pastas e o que mais for de sua responsabilidade. A organização demonstra comprometimento com você mesmo e com as pessoas envolvidas em seu trabalho.

Reflita comigo: quando nos deparamos com um colega que tem a sua mesa desorganizada, que não sabe passar informações precisas sobre o trabalho que desenvolve e nem sobre as questões que são de sua responsabilidade, entre diversas outras situações, isso, com certeza, nos causa uma má impressão e, em alguns pontos, pode até mesmo acabar prejudicando o nosso próprio trabalho, caso dependamos deste colega e do que ele faz para darmos prosseguimento em uma demanda específica, não é mesmo?!

Diante disso, manter o trabalho organizado, de uma forma geral, vai mostrar que você é cuidadoso e que preocupa-se em colaborar com o trabalho de todos e também com o seu, por tabela. 

Uso em excesso de redes sociais

Aqueles cinco minutinhos no Facebook facilmente se transformam em 20, e sua produtividade desaba. Evite procrastinar em atividades não produtivas, como acessar o tempo todo as redes sociais e conversar assuntos que não são pertinentes ao trabalho em bate-papos.

Por mais que tenham trazido diversos benefícios e facilitado bastante o dia a dia, até mesmo de muitas empresas, é certo dizer também que as redes sociais acabam por atrapalhar a produtividade dos mais diversos tipos de profissionais, principalmente quando o seu uso se torna excessivo no ambiente de trabalho. 

Sendo assim, é fundamental que você estipule um horário para dar uma olhada em suas redes sociais durante o expediente e depois foque toda a sua atenção na entrega de suas demandas, para que assim você não seja prejudicado e acabe sendo mal visto pelos seus colegas e gestores. 

Críticas em público

Fazer críticas em público, independentemente de serem construtivas ou não, pode ser constrangedor. Neste sentido, se você está com problemas com algum colega, se ele fez algo que você não gostou, ou que você acha que lhe prejudicou, procure-o em particular e mostre seu ponto de vista, explicando o que aconteceu, para que juntos, vocês possam encontrar uma forma de melhorar a situação e o relacionamento de vocês.

Uso de roupas inapropriadas

Roupas curtas, transparentes e estampas inadequadas devem ser evitadas, assim como maquiagem e perfume muito forte, barba por fazer, entre diversos outros pontos, que precisam do seu cuidado e atenção, para que você não passe uma impressão negativa aos profissionais que estão ao seu redor. 

O cuidado com o vestuário e os diversos outros pontos que citei acima devem ser mantidos, principalmente se você trabalha com atendimento ao público, pois isso passa uma credibilidade maior e você passa a ter melhores resultados em sua carreira.

Tratar constantemente de assuntos pessoais

Tratar de um assunto pessoal e urgente pode não atrapalhar o trabalho, mas essa atitude pode gerar muitos transtornos quando se torna constante.  Procure, então, não deixar que problemas pessoais atrapalhem seu rendimento.

Se tiver que resolver alguma questão pessoal e esta for inadiável, converse com o seu gestor ou gestora, explique a situação e garanta-lhe que você fará de tudo para que isso não atrapalhe o seu rendimento no trabalho. Fazendo isso, você mostra que respeita a empresa e que tem profissionalismo suficiente para separar os dois lados de sua vida, sem deixar, em nenhum momento, que um atrapalhe o outro.

Evite as fofocas

Conversas paralelas não são construtivas e podem, não só magoar outros profissionais, como também prejudicar a sua carreira de uma forma geral. Digo isso, pois, em todo e qualquer tipo de ambiente, as pessoas que fazem fofoca costumam sempre ser mal vistas por aqueles que lhes rodeiam e, em alguns casos, são até mesmo isoladas pelos demais. 

Sendo assim, se você ver colegas falando mal da empresa ou de outros colegas, não caia na tentação de entrar neste tipo de conversa. Diga que precisa trabalhar, que está ocupado, que não pode continuar a conversa, pois necessita entregar uma demanda, enfim, evite ao máximo participar, pois isso, conforme o tempo for passando, vai acabar se tornando cada vez mais nocivo para a sua vida profissional. 

Não seja o fofoqueiro de sua empresa!

Falta de controle emocional

Hoje em dia, passamos por um turbilhão de emoções em nosso ambiente de trabalho, por sofrermos constantemente pressão para atender bem as nossas demandas, entre outros fatores, que, por diversas vezes, chegam até mesmo a nos levar ao esgotamento emocional. 

Em casos assim, é importante que mantenhamos o controle sobre nossas emoções, pois se acabarmos explodindo ou descontando nossos problemas e frustrações em nossos colegas, corremos o risco de sermos considerados imaturos pelos demais e incapazes de assumir grandes responsabilidades. 

Sendo assim, respire fundo e, se perceber que está prestes a perder o controle emocional, permita-se se afastar do trabalho por alguns instantes, para poder se recompor e, assim, pensar melhor no que fazer para resolver a situação que lhe incomoda. 

Como construir uma carreira de sucesso?

Se você leu este conteúdo até aqui, sabe que no ambiente de trabalho, é importante evitar a fofoca, tratar o tempo todo de assuntos pessoais, utilizar as redes sociais em excesso durante o expediente, entre outros comportamentos e atitudes, que podem ser prejudiciais para a sua carreira. 

Mas o que é importante que você faça para construir uma carreira de sucesso a partir de agora? É o que vou te explicar nos próximos parágrafos. Confira:

Trabalhe o seu autoconhecimento

O primeiro passo que você deve dar em direção a um carreira de sucesso é iniciar o seu processo de autoconhecimento, pois ele vai te ajudar a entender melhor quais são os seus pontos fortes, aqueles que contribuem para que você faça um bom trabalho no dia a dia, e também seus pontos de melhoria, os que atrapalham e impedem o seu crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal. 

Com isso, você tem possibilidades de fortalecer os comportamentos positivos e de trabalhar os negativos, para que eles não prejudiquem o bom andamento da sua carreira. 

Invista em um planejamento de carreira

Investir em um planejamento de carreira é definir onde você quer chegar profissionalmente e os caminhos que precisa trilhar para alcançar tal objetivo. Este processo é essencial, pois a partir dele você se estrutura melhor e acaba, consequentemente, se comprometendo ainda mais com o seu futuro, já que, ao seguir tudo o que planejou, você tem uma certeza maior de que vai alcançar o sucesso que tanto almeja, evitando, assim, desviar-se da jornada que definiu para si mesmo. 

Faça do networking o seu melhor amigo

As grandes oportunidades da vida de um profissional, geralmente surgem em decorrência dos contatos que ele estabelece e cultiva em todos os locais por onde passa. Por este e diversos outros motivos é que é tão importante fazer do networking o seu melhor amigo, já que, através dele, você terá chances maiores de alcançar aquilo que deseja para uma carreira bem-sucedida. 

Lembre-se: a rede de contatos que estabelecemos, é uma via de mão dupla. Sendo assim, quando você tiver possibilidades de contribuir para o crescimento da carreira de alguém, não hesite em fazê-lo, pois, assim, você acaba por fortalecer constantemente o networking que constrói. 

Saiba lidar com as mudanças 

As mudanças são algo constante em nossa vida, sendo assim é fundamental que desenvolvamos um mecanismo, tanto em nossa vida profissional, quanto na pessoal também, para lidar com cada uma delas da melhor maneira possível. 

O que quero dizer é que é preciso que você seja flexível, pois já que elas são inevitáveis, ao invés de ficar chateado, o que você deve fazer é redefinir a sua rota e se adequar. Com isso, você evita sofrimento para si e mostra que tem a resiliência necessária para continuar a sua caminhada sem se abalar. 

[php_everywhere instance=”2″]

Faça Coaching!

O Coaching é a metodologia de desenvolvimento humano, profissional e empresarial que mais tem contribuído para que indivíduos e empresas alcancem seus objetivos, em um curto espaço de tempo. 

Através de conhecimentos, técnicas e ferramentas, compartilhadas em formações como o Professional & Self Coaching – PSC, e de programas empresariais como o IBC Corporativo, profissionais e empresas conseguem fortalecer seus pontos positivos e trabalhar os de melhoria, para que assim tenham a oportunidade de atingir o sucesso que almejam, tanto em suas carreiras, quanto nos segmentos em que atuam no mercado. 

Assim, a minha dica é que você invista neste poderoso processo, pois, fazendo isso, você terá benefícios duradouros e permanentes em sua vida de uma forma geral. 

Como você percebeu, uma carreira de sucesso é construída com muito esforço, cuidado e dedicação. Sendo assim, seguir estes e muitos outros passos, vai te ajudar a chegar ao patamar que almeja no futuro. Invista nisso e se torne um profissional bem-sucedido, como sempre sonhou!

Agora me conte: o que você achou deste conteúdo? Gostou? Deixe nos comentários a sua opinião e lembre-se de continuar acompanhando nossos conteúdos diários.

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: 631514021 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Dmytro+Zinkevych

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010