Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Os 5 maiores líderes da história mundial

14/07/17

líder-de-equipe
Um grande líder é aquele que influenciam positivamente o meio e contribuem com o crescimento de todos a sua volta, e assim, constrói seu legado durante o exercício de sua missão. / Copyright: Shutterstock.

Grandes líderes são aqueles que conseguem agregar outras pessoas às suas ideias, influenciam positivamente o sistema em que estão inseridos e contribuem com o crescimento de todos a sua volta. O verdadeiro sucesso de um líder é o legado que ele constrói durante o exercício de sua missão.

Algumas características são essenciais para que uma pessoa seja um bom líder, algumas delas são:

  • Autoconhecimento: o indivíduo identifica suas qualidades e limitações e assim, gerencia suas emoções positivas e negativas e possui inteligência emocional;
  • Exemplo: o profissional lidera pelo exemplo e tem comportamentos e condutas adequadas;
  • Proatividade: ele busca pelo seu desenvolvimento constantemente;
  • Comunicação: o líder tem uma excelente habilidade de comunicação, e por conta disso, possui um discurso adequado, que garante ideias e soluções pertinentes;

Um líder com essas e outras características é capaz de fomentar o trabalho em equipe e a motivação das demais pessoas, gerenciar de forma positiva eventuais conflitos, ouvir os diferentes pontos de vista das pessoas, tomar decisões em prol da resolução de problemas identificados, aceitar novos desafios, permitir a participação de todos e respeitar o próximo.

Veja abaixo os cinco maiores líderes da história mundial e suas lições:

Bill Gates

Bill Gates nasceu em 1955, em Seattle. Ele estudava na Universidade de Harvard quando abandonou a vida acadêmica para se dedicar a um novo projeto.

Por volta dos seus 21 anos de idade, sagrou-se um dos mais jovens e bem-sucedidos empreendedores. Ao lado de seu amigo e parceiro empresarial, Paul Allen, fundou a Microsoft — a mais importante e popular empresa produtora de software de todo o planeta. Foi um dos desbravadores no campo da criação de um produto que subverteria o modo de vida no mundo moderno: o computador pessoal.

Em 1998, seu amigo Steve Ballmer foi promovido a presidente da Microsoft, o que tornou Gates menos ativo no que diz respeito às decisões da empresa, além de ser nomeado como a celebridade mais poderosa da história. Já em 2004, 2005 e 2006, o empreendedor foi considerado pela Revista Times, uma das 100 Pessoas mais Importantes do Século.

No ano de 2006, Gates anunciou que deixaria o cargo de diretor da Microsoft. Mas foi em 2008 que ele saiu definitivamente da empresa e começou a se dedicar a projetos filantrópicos, como a fundação Bill & Melinda Gates, criada com a sua esposa, que tem como objetivo, impulsionar pesquisas sobre doenças epidêmicas de países em desenvolvimento e energias sustentáveis.   

Por todas as suas contribuições a comunidade carente mundial, o empreendedor recebeu em 2005, o título de Cavalheiro da Rainha Elizabeth. Dois anos depois, ele retornou à Harvard, para receber um doutorado honoris causa.

Sua trajetória ainda é marcada por obras literárias como; O estilo Bill Gates de gerir, O Mundo Segundo Bill Gates, Os Heróis da Revolução, entre outros. Desde 1995, o empreendedor figura entre as pessoas mais ricas do mundo e construiu um império ao pensar de uma forma inovadora, a ponto de modificar completamente o estilo de vida da humanidade.

Dica de liderança: Foque em seus objetivos para se tornar um líder melhor e exercite suas ideias diariamente. Uma sugestão é alterar sua rotina, assim você sai do automático e aguça suas percepções sobre os detalhes, novas alternativas e possibilidades. Lembre-se de sempre de anotar suas ideias!

frase-do-bill-gates

Walt Disney

Walt Disney nasceu em 1901, foi o empresário co-fundador da The Walt Disney Company. Aos 7 anos já revelava talento para o desenho, mas foi com 18 anos que ele deu início a carreira de cartunista e começou a produzir filmes publicitários.

Em 1923, Walt Disney se mudou para Hollywood. Lá, ele montou com seu irmão Roy, uma produtora de filmes e começou a oferecer a distribuidora M. J. Winkler, suas produções, e em 1927, criou o famoso ratinho, “Mickey Mouse”.

Ao longo dos anos, o empresário criou diversos personagens como; “Pato Donald”, “Pateta” e “Pluto”. Em 1932, ele recebeu seu primeiro Oscar pelo filme “Flowers and Trees”, posteriormente, ele recebeu outros 21 prêmios da Academia e 59 indicações, além de ganhar sete vezes o prêmio Emmy Awards.  

Em 1939, Walt Disney lançou seu primeiro longa-metragem, o “Branca de Neve e os Sete Anões”, outros longas como “Pinóquio” e “Bambi” são de sua autoria. Já em 1955, ele criou o parque da Disneylândia, na Califórnia e seis anos depois, o Instituto de Artes da Califórnia, uma escola profissionalizante.

Walt Disney morreu em 1966, vítima de câncer nos pulmões, mas deixou um legado de curtas, documentários e filmes, além de ter criado uma organização que é referência mundial e tem como foco, trabalhar com excelência e ir além, conquistando resultados cada vez maiores e melhores, com clientes satisfeitos e fidelizados, que indicam e divulgam a marca como se estivessem ganhando algo por isso.

A Disney tem como premissa, valorizar seu cliente interno, construindo uma cultura organizacional voltada para o sucesso, com líderes de alta performance que estimulam um ambiente colaborativo, com profissionais engajados que se apropriam do propósito da empresa.

Dica de liderança: Dedique-se em fortificar o senso de pertencimento de sua equipe, valorize e ressalte a importância de cada um para o sucesso do grupo e da empresa; alimente de forma verdadeira a autoestima e motivação de seus liderados.

frase-do-walt-disney

Nelson Mandela

Nascido em 1918, na África do Sul, Nelson Mandela foi o principal representante contra o movimento apartheid, o regime de segregação racial existente em seu país, e um guerreiro da luta pela liberdade e defesa das causas humanitárias.

Quando ainda era estudante de Direito, Mandela começou sua trajetória. Em 1942, ingressou no Congresso Nacional Africano contra o apartheid e assim lutou durante toda a década de 1950.

Em 1962 foi preso e condenado a cinco anos de prisão por incentivar greves e viagens internacionais sem autorização. Dois anos depois, foi julgado novamente e condenado a prisão perpétua por sabotagem e planejar ações armadas contra a África do Sul.

Durante os 27 anos que ficou preso, Mandela se tornou ainda mais ligado à oposição ao apartheid, No ano de 1970, ele recusou ter sua pena revisada e em 1985, não aceitou a liberdade condicional em troca do não incentivo a luta armada. Aos 72 anos, em 1990, Nelson Mandela foi solto por ordem do então presidente, Frederik Willem de Klerk, com quem em 1993, dividiu o prêmio Nobel da Paz.

Em 1994, ele se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul, comandou o apartheid e ganhou respeito internacional pela sua luta. Com o fim do seu mandato em 1999, sua concentrou-se em causas sociais e direitos humanos. Mandela seguiu sua trajetória recebendo distinções da Rainha Elisabeth George W. Bush e Bharat Ratna.

Nelson Mandela faleceu em 2013, na cidade de Johannesburgo, por conta de uma infecção pulmonar.

Dica de liderança: Preocupe-se em elevar sua equipe diante das conquistas, pois são eles que te levarão ao sucesso!

frase-do-nelson-mandela

Steve Jobs

Steve Jobs nasceu em 1955 e foi o filho adotado de Paul e Carla Jobs. Em 1972 ele entrou no Reed College, mas sem recursos financeiros, teve que abandonar os estudos seis meses depois. Foi nesse ano que ele conheceu Stephen Wozniak, um especialista em programas e circuitos integrados, com quem ele abriu em 1976, uma pequena fábrica de computadores na garagem da sua casa, que posteriormente viria a se tornar a multinacional Apple.

Em 1985, o seu temperamento difícil, as exigências quanto ao design e estética dos produtos e a queda nas vendas do Mac, fizeram com que o Conselho de Direção da Apple o tirassem do controle da organização.

No tempo em que ficou fora, o empreendedor criou a NeXT, uma empresa do ramo de tecnologia. Mas em 1996, a Apple passava por uma crise financeira e precisava de um sistema operacional, por conta disso, comprou a NeXT e trouxe Steve Jobs de volta à organização.

Entre suas principais criações podemos citar o Macintosh, o iPod, o iPhone e o "iPad". A Apple revolucionou a indústria de computadores pessoais, os filmes de animação, o mundo da música e dos telefones celulares.

Com sua criatividade, perfeccionismo e espírito de liderança, Jobs agregou seus valores pessoais a seus produtos, gerando mais que consumidores, e sim fãs da marca. Provou, então, que a cultural organizacional é um grande aliado de competitividade de uma empresa.

Em 2003, Jobs foi diagnosticado com câncer de pâncreas. No ano de 2011, ele renunciou à presidência da Apple, recomendando Tim Cook como seu sucessor, no mesmo ano, Steve Jobs morreu vítima do câncer.

Dica de liderança: Se você deseja uma equipe forte, procure esclarecer em que ponto a empresa está e aonde quer chegar, bem como o objetivo a ser atingido e que irá contribuir para o crescimento de todos. Assim, você estimula a visão sistêmica de seus colaboradores e conquista parceiros focados em resultados.

frase-do-steve-jobs

Martin Luther King

Martin Luther King Jr. nasceu em 1929, e foi um importante pastor evangélico e ativista político norte-americano. Lutou em defesa dos direitos sociais para os negros e mulheres, combatendo o preconceito e o racismo. Defendia a luta pacífica, baseada no amor ao próximo, como forma de construir um mundo melhor, fundamentado na igualdade de direitos sociais e econômicos.

Durante sua trajetória, ele estudou em escolas públicas segregadas e graduou-se no Morehouse College, em 1948. Depois, se formou em teologia pelo Seminário Teológico Crozer e em 1955, realizou doutorado em filosofia na Universidade de Boston.

Foi em 1954, quando Martin Luther King iniciou suas atividades como pastor na capital do estado do Alabama, que ele se envolveu no incidente em que Rosa Parks se recusou a dar lugar para um branco em um ônibus, no acontecimento, King esteve à frente de um boicote contra a segregação racial. Na época ele chegou a ser preso, mas a Suprema Corte decidiu pelo fim da segregação racial nos transportes públicos.

Em 1957 Martin Luther King Jr. se tornou presidente da Conferência da Liderança Cristã do Sul, e assim, atuou de forma mais intensificada no que diz respeito aos direitos civis, nos anos seguintes, ele participou ativamente de protestos, marchas e passeatas, lutando pela liberdade dos negros. Em um dos eventos, King foi preso e torturado e sua casa foi atacada por bombas.

No ano de 1963, o pastor reuniu centenas de pessoas na marcha pelo fim da segregação racial em Washington. Foi nesse evento, que ele pronunciou o famoso discurso "Eu Tenho um Sonho". A partir daí, surgiram leis de Direitos Civis e Direitos de Voto.

No ano seguinte, ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz e em 1967, se uniu contra a Guerra do Vietnã. 1968, Martin Luther King foi morto a tiros por um opositor uma greve de coletores de lixo.

Dica de liderança: Por meio da luta pela igualdade deste grande líder, é necessário tirar a lição de que todas as pessoas possuem um potencial infinito, independentemente de seu contexto.

frase-do-martin-luther-king

Exercite uma liderança pautada em atenção justa a todos. Procure descobrir os talentos individuais para definir desafios pertinentes a cada liderado, assim, terão a chance de entregar resultados extraordinários.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais!

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais