O trânsito como influenciador na produtividade do trabalho

As horas que o colaborador gasta no trânsito, pode ser um fator influenciador na sua produtividade no trabalho. / Copyright: Brad Fickeisen

 

A carga horária de trabalho, a violência, a instabilidade financeira, os problemas familiares e de relacionamento, o rápido crescimento das cidades e da população e o trânsito são fatores que fazem aumentar o nível de estresse do ser humano, um elemento presente na vida moderna que cronicamente pode causar danos à saúde física e mental.

Quando falamos especificadamente do trânsito das grandes cidades, o assunto é de cunho econômico, ambiental, saúde pública e mobilidade urbana. O aumento na renda possibilitou que muita gente comprasse carro, mas o investimento em infraestrutura não acompanhou o ritmo, o que resultou em um número elevado de veículos e consequentemente em um trânsito caótico. O fato da pessoa perder horas do seu dia em um engarrafamento, pode afetar todo o seu dia e inclusive seu trabalho.

O problema estende também aos usuários do transporte público, sua precariedade e escassez de investimentos, número reduzido de linhas no trajeto, poucos veículos disponíveis, elevado tempo de espera, o fato de que certas vezes o usuário passa a viagem toda em pé, a necessidade de fazer conexões, e a possibilidade de assalto e assédio, tornam o seu uso difícil e demorado.

[php_everywhere instance=”2″]

Como o trânsito afeta seu trabalho

O começo do dia que é afetado pelo trânsito, pode repercutir em toda a sua produtividade no trabalho. Saiba alguns fatores causadores dessa queda de rendimento:

  • O trânsito é um causador de estresse, ele afeta o motorista em três níveis: afetivo, cognitivo e físico.
  • Esse estresse compromete o rendimento do colaborador, assim como atrapalha sua concentração e a capacidade de solução de problemas, o que acarreta em uma demora na realização das tarefas e consequentemente em uma produção abaixo do desejado.
  • As várias horas no trânsito podem afetar o humor do colaborador, fazendo com que ele chegue no seu ambiente de trabalho com raiva, fadiga e angústia.
  • Além das doenças provenientes da poluição do ar, o colaborador pode ter aumento de pressão, suor excessivo e elevação dos batimentos cardíacos. Além de dores nas costas, pescoço, braços e pernas e desgaste da vista.
  • O colaborador que mora longe do trabalho enfrenta cansaço e sono ao cumprir com a sua rotina diária de horas no trânsito, o que diminui sua qualidade de vida.
  • Os engarrafamentos e problemas que podem ocorrer no percurso para o trabalho podem prejudicar o horário de chegada do colaborador.

Soluções para o trânsito

Para que a rotina do trânsito não seja um fator influenciador na sua produtividade no trabalho, existem possíveis soluções para a redução deste problemas, e são elas:

  • Estude a possibilidade de morar próximo ao seu local de trabalho. Se locomover fora dos horários de pico ou até mesmo ir a pé, são maneiras para evitar o estresse, o que resulta em um dia de trabalho mais tranquilo e produtivo.
  • Se morar próximo ao trabalho não é uma opção, evite os horários de maior movimentação nas vias, seja prudente, tente não usar a buzina e busque trajetos diferentes.
  • Procure ouvir músicas da sua preferência nos momentos de trânsito parado, isso ajuda a relaxar.
  • O mesmo vale para uma boa leitura ou estudos. Atualmente existem inúmeros audiobooks que você pode utilizar para lazer e também para aprender uma nova língua, por exemplo.
  • Faça um esquema de carona solidária com os outros colaboradores da empresa que você trabalha. Essa opção reduz os riscos de multas, acidentes e gastos com combustível, assim como colabora com a sustentabilidade e meio ambiente. Além do fato de você utilizar o tempo no trânsito para estreitar a relação com um colega de trabalho.
  • O uso de bicicleta para ir e voltar do trabalho é uma opção que além de ajudar na redução da poluição do ar, também faz bem para a saúde de quem a usa.

Se você percebeu que as horas que você gasta no trânsito atrapalham o seu rendimento e produtividade no trabalho, é hora de estudar suas opções e escolher aquela que você acredita que melhor poderá te ajudar a reverter esse quadro. O Coaching é uma metodologia composta por ferramentas capazes de te ajudar a trabalhar sua gestão de tempo e melhores soluções para aumentar sua eficiência na empresa que você trabalha.

E você? Já pensou que talvez o trânsito seja o vilão da sua produtividade? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010