Qual é o melhor modelo: franquia ou negócio próprio?

Você sabe qual é o modelo de negócio ideal para o seu perfil empreendedor? / Copyright: baranq

Todo empreendedor, no começo de sua jornada, se depara com diversas questões. Uma das primeiras é escolher a modalidade do seu negócio: abrir a própria empresa, comprar uma já existente, começar uma sociedade, adquirir uma filial, entre outros modelos. A dúvida é pertinente, visto que cada tipo de negócio possui suas características, vantagens e desvantagens e qualquer um deles exige dedicação de tempo, investimento financeiro e estudos e análises.

Entre abrir seu próprio negócio ou obter uma franquia, você saberia identificar qual é o melhor modelo parar você? Antes de analisar cada uma das opções, você deve analisar o seu perfil de empreendedor. Por exemplo, você tem medo de investir todas as suas economias em um novo projeto? Não é tolerante a grandes riscos? Gosta de seguir padrões pré-estabelecidos? Prefere um negócio que garanta estabilidade? Se as respostas para essas perguntas forem sim, a melhor saída para você é adotar o modelo de franquias.

Agora, se você possui perfil de liderança e prefere delegar tarefas, se sente confortável em resolver crises, busca sempre por tendências e não tem problemas em investir grande parte do seu dinheiro em algo, o ideal é que você inicie seu próprio negócio. São inúmeros os fatores que podem influenciar a sua decisão, além do seu perfil como empreendedor, leve em conta também, seu capital disponível, em quanto tempo você deseja obter retorno financeiro, se você possui uma ideia/produto/serviço diferenciado dos demais já existentes no mercado. A seguir, conheça mais sobre os dois modelos.

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Etapas para começar seu próprio negócio

  • Planejamento do negócio: o primeiro passo é definir o produto/serviço que será ofertado, posteriormente você deve estar ciente do investimento que esse negócio exigirá, bem como seu capital disponível. Também é necessário nessa fase, que você estude o mercado e a concorrência e elabore a identidade visual e estratégias de marketing da sua empresa.
  • Abertura: contratação da equipe, burocracias referentes a abertura do negócio, como, impostos, licenciamento, entre outros.
  • Funcionamento: após a identidade visual definida e a equipe de colaboradores treinada, chegou a hora de disponibilizar seu produto/serviço no mercado para seus clientes.
  • Administração: gerenciar o funcionamento da empresa e os colaboradores que fazem parte da mesma, abastecer o estoque do seu negócio, controle de fluxo de caixa, gerenciar possíveis problemas e crises.

Vantagens do próprio negócio

  • Começar uma empresa do zero, permite que o empreendedor apresente uma novidade e crie uma nova necessidade ao seu cliente.
  • Não ter um modelo engessado aumenta as chances de expansão do negócio.
  • Você pode criar a própria identidade visual da sua empresa e modifica-la quando quiser.
  • Todo o lucro do negócio vai para você.
  • Sua empresa posteriormente pode virar uma franquia.

Desvantagens do próprio negócio

  • Abrir sua própria empresa exige grande conhecimento sobre o mercado ao qual estará inserido e da concorrência, saber se sua área de atuação é rentável também é necessário, além de demandar muito planejamento.
  • Os gastos para se começar um negócio do zero são mais elevados, é necessário que você disponibilize tempo e dinheiro para a criar uma marca e torna-la conhecida no mercado e assim gerar lucro.
  • Tudo depender de você pode ser uma desvantagem, se você não conseguir manter o equilíbrio do seu negócio, isso pode resultar na ruína de todo o seu investimento e trabalho.

Etapas para começar uma franquia

  • Escolher a franquia: não a escolha sem antes estudar suas opções, o ideal é que você opte por aquela que ofereça algum produto/serviço que você já possui identificação, conhecimento e experiência.
  • Contrato: após ser aprovado pelo franqueador, é hora de assinar o contrato e lidar com as questões burocráticas exigidas.
  • Treinamento: o franqueador passará a você, todo o treinamento necessário sobre a produção e as vendas referentes a franquia escolhida.
  • Funcionamento: o franqueado deve sempre manter o padrão exigido pelo franqueador, corrigindo os erros e realizando adaptações.

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Vantagens da franquia

  • O conhecimento do franqueador, os manuais e as regras, servirão de auxílio para fazer a sua unidade funcionar.
  • A franquia garante que a marca seja conhecida no mercado, isso permite que não seja necessário alto investimento e grande trabalho na divulgação da marca.
  • Tudo é comprado em conjunto, o que resulta na redução dos valores dos produtos.
  • O fato da franquia estar presente em várias regiões, torna o modelo mais seguro.
  • As vendas e o lucro acontecem de forma mais rápida do que um negócio que começou do zero, pois os clientes já conhecem a empresa.

Desvantagens da franquia

  • Como a franquia já está presente em várias localidades, é o franqueador quem escolhe o ponto comercial do seu negócio, isso pode afetar seus planos estratégicos.
  • Sendo a franquia um modelo pronto, o franquiado não pode realizar mudanças no produto, nem alterar a comunicação e a forma de divulgação da empresa.
  • É necessário que você pague algumas taxas, como, royalties, franquia e marketing. Além de parte do lucro ser destinado ao franqueado.

Uma empresa ser ou não rentável, seja ela uma franquia ou negócio próprio, depende de avaliações criteriosas. O primeiro passo, como visto anteriormente, é analisar o seu perfil de empreendedor, validar o mercado, o produto/serviço com o qual deseja trabalhar e as vantagens e desvantagens de cada modelo. As duas opções resultam em boas oportunidades, sendo assim, para que você escolha a que mais se correlaciona com o seu modo de trabalhar, conte com as ferramentas do Coaching para desenvolver suas habilidades profissionais, ampliar a visão sobre seus objetivos e assim tomar decisões assertivas sobre qual modelo seguir.

E você, já tem ideia de qual modelo seria mais adequando para o seu perfil empreendedor? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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