Qualidade de vida emocional e inteligência emocional no trabalho

© Depositphotos.com / vaeenma Conquistar qualidade de vida no trabalho é fundamental para a vida de qualquer profissional, uma vez que a maioria das pessoas passa boa parte do dia no trabalho.

Como está a sua vida profissional? Você se sente realmente feliz em seu ambiente de trabalho, com seus colegas e superiores? Em uma escala de 0 a 10, o quanto você se sente realizado com o cargo que executa atualmente dentro da empresa em que trabalha?

Ter uma boa qualidade de vida no trabalho é fundamental para a vida de qualquer profissional. Isso porque a maioria das pessoas passa grande parte do dia no local de trabalho, convivendo com diferentes pessoas, ambientes, demandas e processos. Tudo isso, se não vivenciado de maneira positiva, pode gerar desgastes físicos e emocionais, como a desmotivação, insatisfação, estresse, depressão, entre outros malefícios.

Conquistar equilíbrio, bem-estar e harmonia na vida profissional deve ser um exercício diário de automotivação e autodesenvolvimento contínuo e constante. Dessa forma, o trabalho passará a ser visto como um benefício e uma oportunidade de crescimento, e não como um peso e desgaste que prejudica a vida profissional e a pessoal.

Vale lembrar que estes dois aspectos da vida andam totalmente juntos, de modo que, se um não vai bem, o outro tende a ir pelo mesmo caminho. Daí a importância cada vez maior de procurar recursos que potencializem de forma positiva e tragam equilíbrio entre as duas áreas.

Como conquistar qualidade de vida emocional no trabalho

Confira, a seguir, três dicas valiosas de como conquistar esta tão almejada qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho:

1.      Desenvolva sua inteligência emocional

A inteligência emocional é um dos principais aspectos para conquistar qualidade de vida no trabalho. Isso porque saber controlar as próprias emoções é fundamental para que o profissional não se deixe abater pelos problemas, estresses, desgastes e frustrações do dia-a-dia. A inteligência emocional auxilia, ainda, a separar os problemas profissionais e vivenciá-los apenas durante o horário do expediente, evitando que os sentimentos negativos do ambiente corporativo interfiram na vida pessoal e no tempo de descanso.

2.      Não leve trabalho para casa

Esta é uma dica importantíssima para qualquer profissional, mas principalmente para aqueles que não conseguem se desligar totalmente do trabalho e acabam levando tarefas para executar em casa.

É essencial lembrar que, além da carreira, você também tem uma vida e que é preciso dar tempo e espaço para cada coisa para estar bem consigo mesmo. Dê total prioridade ao seu trabalho durante o horário de expediente e, após isso, é o seu tempo de lazer e descanso —e deve ser ocupado com outras atividades que promovam prazer e satisfação pessoal, como praticar exercícios físicos, ficar com a família, relaxar a mente e ter uma boa noite de sono.

3.      Seja apaixonado pelo que faz

“Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida”. Confúcio

A frase dita por este famoso pensador já demonstra exatamente a sensação de se trabalhar com algo que traga prazer e satisfação. Por isso, procure trabalhar em algo que realmente goste.

Se não for possível, busque tirar proveito positivo das situações e absorva para sua vida apenas o que for bom e que sirva de aprendizado.

Gostou deste artigo? Então curta e compartilhe o conhecimento!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010