Palestras de RH: motivação e relacionamento

palestrante falando ao microfone

Palestras de RH podem ser muito bem aproveitadas a fim de promover melhorias nos mais diversos setores de uma empresa.

Foi-se o tempo em que o proprietário ou gerente de uma grande empresa se dirigia diretamente aos seus subordinados, delegando tarefas e explicando mudanças. Em meados dos anos 90 até início de 2000, ainda era comum esta cena. 

Porém, com a criação de um departamento fundamental para as empresas, o Recursos Humanos, conhecido como RH, esse cenário mudou drasticamente, assumindo o controle dessas tarefas. 

O Departamento Pessoal, que simplesmente tratava de assuntos referentes à contratação, férias e demissão de colaboradores, passou a integrar o RH, que abrange também o relacionamento interpessoal, motivação e uma série de outros instrumentos, que garantem o bom funcionamento de uma empresa. 

Uma das ferramentas utilizadas pelo departamento, que obtém resultados nítidos, é a palestra de RH, que aproxima o funcionário da empresa e exalta sua importância dentro da corporação. Tanto empresas públicas como privadas, devem investir em palestras de RH como ferramenta de instrução, estimulando o pessoal a ser parte da equipe, vestir a camisa da empresa e trazer excelentes resultados ao longo do tempo. 

Um exemplo fácil e claro desses resultados é o tema ‘Valorização Pessoal’. Ao inserir o tema aos colaboradores por meio de uma palestra, automaticamente será abordado o valor que o trabalho de cada um tem no crescimento diário da empresa. Ao se sentir valorizado, reconhecido, o funcionário terá ainda mais prazer em exercer o seu trabalho e, com isso, a empresa ganhará um colaborador motivado, que crescerá junto com a corporação.

Este é apenas um dos exemplos de benefício que uma palestra de RH pode trazer para a empresa e seus colaboradores. Outro caso comum no cenário atual é a mudança de posicionamento ou até mesmo de ramo da empresa. Fato este, que se não trabalhado de forma inteligente e com a capacitação necessária, pode causar uma crise interna e desmotivação geral. De forma que a melhor maneira de passar tal informação, é inserir o funcionário no problema, por meio de palestras, treinamentos e apoio da equipe de RH, que é fundamental para abordar a reflexão do pessoal e conseguir bons resultados.

[php_everywhere instance=”2″]

Palestra como recurso de RH

O país está vivenciando um momento de crise, em que grandes empresas estão demitindo parte de seu quadro de funcionários. Para os empresários, este é um momento complicado, porém não se pode esquecer dos colaboradores, que são os principais responsáveis pelo crescimento da corporação, seja em mão de obra, seja na organização geral. 

As palestras realizadas pelos setores de RH são peças-chaves para garantir o foco dos colaboradores no dia a dia, sem deixar que a sombra da crise atinja o trabalho diário. Cabe ao setor de Recursos Humanos, passar aos colaboradores todas as informações necessárias para seu conhecimento e desenvolvimento. 

Além de cursos intensivos e treinamentos específicos em cada área, palestras abrangentes em diversos temas, podem ajudar a manter o foco dos colaboradores no objetivo principal da empresa, bem como a interação entre o pessoal em geral. 

O bom relacionamento entre os colaboradores de diversas áreas, também contribui para a criação de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Palestras de RH em temas diversos, que podem ser aplicados em diversas áreas de uma só vez, colaboram para o relacionamento interpessoal dos funcionários. Algumas atividades, como dinâmicas de grupos, aplicadas nas palestras também favorecem este fator.

O número de vantagens e contribuições proporcionadas pela aplicação de palestras de RH é verdadeiramente muito grande, tais como:

  • Desenvolvimento de um bom clima organizacional;
  • Aumento do rendimento e produtividade;
  • Diminuição do absenteísmo e turnover;
  • Promove a integração dos profissionais, seja em relação a empresa ou a uma determinada e específica equipe.

 Além de tudo isso, As Palestras de RH podem facilmente contribuir para o desenvolvimento em diversas outras questões, como já dito anteriormente. Exemplos disso podem ser observados em empresas cujos funcionários necessitam de motivação, por exemplo.

Ou precisam aprender a compreender o seu papel dentro da organização, se relacionarem melhor e, até mesmo, desenvolverem a sua inteligência emocional, garantindo-lhe mais equilíbrio para o cumprimento de tarefas e tomadas de decisão.

palestrante falando com o público

Confira quais são as vantagens de de palestra de RH.

Estrutura de sucesso para palestras de RH

Porém, não basta somente o RH ministrar uma palestra com um tema perfeito para o momento, se não prepará-la da maneira adequada, atraindo a atenção dos colaboradores e, por consequência, obtendo os resultados esperados. 

Para que seus colaboradores produzam com qualidade, eles precisam acreditar no que estão fazendo. Você quer que seus vendedores quebrem metas de vendas? Então faça-os acreditar no produto, comprar a marca e vestir a camisa. 

Como convencê-los? Com o poder de persuasão de um bom palestrante de RH, por exemplo. Para isto, é preciso planejar a palestra do início ao fim. Algumas dicas são importantes para atrair a atenção dos funcionários e conquistar seu objetivo final. Começando com o tamanho dos temas. 

Divida-os de forma que os tópicos não sejam muito extensos, tornando-se cansativos e desviando o foco. Uma boa dica para atrair a atenção das pessoas é movimentar-se enquanto fala, assim o foco ficará sempre no palestrante e não no colega ao lado e nunca fique de costas para o público. Usar elementos gráficos também ajuda a prender a atenção, mas não exagere, correndo o risco de tornar a palestra maçante.

Para fixar, tenha sempre impresso o resumo do conteúdo apresentado e distribua para os participantes. Em caso de dúvidas posteriores, é lá que o funcionário irá recorrer. Algumas piadas ou situações corriqueiras engraçadas sobre o tema ajudam a tirar a tensão tanto do palestrante, quanto dos participantes, tornando a palestra mais interessante. 

A interação com os funcionários também é fundamental, para que eles se sintam parte do todo, portanto vale usar perguntas, pegar exemplos e, ao final, tirar as dúvidas, mas sem constranger. Mesmo a palestra sendo direcionada para os funcionários da empresa e eles obrigados a participar, é importante fazer um convite por escrito, explicando a importância da participação e dos resultados que poderá trazer para ele e a corporação. 

Caso a equipe de RH da empresa não possua integrantes capacitados para palestrar o tema, contrate um especialista, que é sempre a melhor opção. Isso irá atrair ainda mais a atenção e despertar a curiosidade do pessoal. 

Também é preciso se atentar para o local de realização da palestra de RH, que não pode ser desconfortável para os participantes. Caso a empresa tenha um local adequado, melhor utilizá-lo, caso contrário, um anfiteatro poderá ser alugado. Em caso de equipes muito extensas, dividir grupos e passar o conteúdo em partes, facilita a absorção. 

É preciso lembrar também de emitir um certificado de participação para os funcionários, que poderão agregar os conhecimentos e experiências ao seu currículo. Isso fará com que a palestra seja ainda mais interessante aos seus olhos.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Coaching e palestra

Uma excelente opção para empresas é a contratação de profissional de coaching, que fará um estudo detalhado sobre a corporação e aplicará os métodos necessários para seu desenvolvimento, incluindo palestras com os colaboradores. E muito se engana quem pensa que o profissional deve ser contratado somente em momentos de crise. O ideal é fazer o processo de consultoria antes que a empresa chegue a este ponto. Desta forma, será possível o maior desenvolvimento corporativo. 

Coach, vem do verbo inglês ‘coax’, que significa persuadir. Ou seja, este é o objetivo do profissional de coaching: convencer e estimular dentro do RH para o desenvolvimento de pessoas, despertando seu potencial interno.

O profissional de coaching incentivará o pessoal a produzir resultados de alta performance. Ao entrar na empresa, investigará e chegará ao objetivo final do proprietário. Desta forma, aplicará diversas ações na empresa, trabalhando em conjunto com o RH, buscando a resolução de problemas e desenvolvimento da empresa. 

As palestras de motivação são apenas uma das formas de trabalho do coaching, que é muito mais amplo. Seja como for, com a ajuda do departamento de Recursos Humanos, será possível encontrar a solução adequada para cada empresa e cada caso.

Imagem: Matej Kastelic / Shutterstock

[php_everywhere instance=”1″]

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010