Viva seus sonhos! Ajude pessoas e se realize profissionalmente.

Saia da zona de conforto e vá em busca da sua realização profissional. / Copyright: Rido

Você concorda que os sonhos podem surgir de diversas formas na vida de uma pessoa? Confiando nesse pensamento, comece a observar que, muitas vezes, as ideias, vontades e o desejo de conquistar algo e realizar um sonho nascem de uma necessidade ou de uma insatisfação pessoal.

Diante disso, é curioso dizer que uma pessoa precisa sentir certo incômodo e indisposição em uma determinada área da vida, para que novos sonhos surjam, ou para que os já existentes sejam realizados. Isso pode ocorrer tanto pessoal como profissionalmente, mas é desse desconforto que podem surgir ideias incríveis e atitudes mais impressionantes ainda. Para descobrir como é só continuar a leitura a seguir!

Insatisfação profissional: o ponto de partida para uma vida melhor

Quando se fala em insatisfação e na possibilidade de realizar um sonho, inúmeros exemplos podem vir à mente. Contudo, existe um em especial que atinge grande parte das pessoas: a insatisfação profissional.

Independentemente do motivo pelo qual a atual profissão de uma pessoa não a agrade como antes, é nesse momento que surgem novas necessidades, ideias e sonhos. Diante desse cenário, algumas queixas se tornam corriqueiras. Veja algumas delas:

  • Necessidade de passar mais tempo com a família;
  • Anseio em trabalhar com algo que dê prazer;
  • Desejo de se sentir realizado (a) naquilo que faz;
  • Vontade de trabalhar para construir os próprios sonhos;
  • Trabalhar com algo que dê sentido para vida e para as pessoas.

Fica claro que essas falas são características de pessoas que trabalham sob pressão, que estão cansadas e estressadas com uma rotina maçante e desgastante, mas que também querem e estão buscando uma transformação significativa na vida profissional, o que, de certa forma, também leva essas pessoas a grandes mudanças na vida pessoal.

A importância do trabalho com propósito

Para muitas pessoas, o trabalho é apenas uma fonte de renda. É claro que esse aspecto do trabalho é importantíssimo, afinal de contas, todo mundo precisa de dinheiro para viver, sobretudo para viver com qualidade. No entanto, é perigoso resumir uma vida profissional apenas a esse fator.

O trabalho pode ser muito mais do que isso. Quantas amizades você fez por meio do trabalho? Quantas qualidades você já desenvolveu por conta da vida profissional? Quantos dias foram felizes por causa de bons resultados obtidos na empresa? Quantas pessoas você já conseguiu ajudar por meio do seu ofício?

Perceba que as atividades profissionais não são apenas as obrigações para o recebimento do salário. Elas também podem ser a concretização de um propósito de vida, desde que a profissão escolhida considere o que a pessoa faz bem, o que ela gosta de fazer e o que é útil para o mundo.

Para um médico, por exemplo, a profissão não é (ou não deveria ser!) apenas uma fonte de renda, mas também a oportunidade de colocar os conhecimentos adquiridos pelo profissional a serviço da sociedade. Acolher o paciente, ouvir o que ele tem a dizer, diagnosticar os seus problemas, tratá-lo, restabelecer a saúde e orientá-lo a viver com mais qualidade não são apenas obrigações, mas também meios de transformar a realidade ao redor e fazer do mundo um lugar melhor.

Todavia, você não precisa ser um médico para experimentar essa sensação. Basta que, dentro da sua realidade e das suas atividades, você seja capaz de encontrar paixão, vocação e utilidade — para si e para outras pessoas. Quando isso ocorre, concretizamos o sonho da realização profissional. Por isso, mude se estiver infeliz, mas não deixe de perseguir os seus sonhos!

Abandone o medo. Permita-se mudar!

Pode-se dizer que a mudança de emprego ou de área de atuação tem sido um exemplo de mudanças extremamente comum entre as pessoas, já que a insatisfação profissional atinge milhões delas.

No entanto, o medo da mudança ainda é bastante presente nos corações de quem vivencia a árdua batalha de trabalhar com algo com o qual não demonstra nenhuma afinidade. A insegurança de abandonar o atual trabalho e começar outro em uma área completamente diferente é uma crença limitante que deve ser vencida. Todavia, algumas pessoas não conseguem encontrar uma forma de lidar com essa questão. É nesse momento que o coaching pode entrar em ação.

Por meio do coaching, muitas pessoas percebem e identificam as suas crenças limitantes e encontram as respostas para todas as queixas mencionadas anteriormente.

A metodologia do coaching trabalha com técnicas e ferramentas capazes de desenvolver o potencial infinito das pessoas, além de oferecer a elas um diferencial competitivo no mercado de trabalho, uma vez que a formação em coaching se torna mais uma opção de profissão ao coach formado.

Depois de trabalhar o estado atual das pessoas e de conseguir fazer com que elas saibam para onde querem ir, o coaching também apresenta amplas possibilidades para essas pessoas atuarem como um coach profissional. Dessa forma, se a rotina, o estresse e o sentimento de incapacidade são coisas que incomodam na atual profissão, por que não provar emoções e experiências novas?

Veja o coaching como mais uma profissão

Com o tempo, e com todos esses sentimentos à flor da pele, o único anseio das pessoas é passar a fazer aquilo de que gosta, ou seja, buscar a realização profissional e, ao mesmo tempo, deixar de lado todo o estresse e a correria.

Fazer o que gosta significa realizar sonhos, alcançar metas e objetivos. É fazer aquilo que traz alegria e, em alguns casos, ajudar as outras pessoas a também alcançar um estado de plenitude; é uma verdadeira realização.

Depois de analisar tudo o que o coaching pode oferecer à pessoa que decidir seguir os seus sonhos e conquistar a realização profissional, veja mais alguns dos benefícios que o processo pode proporcionar:

  • Oportunidade de nova carreira;
  • Crescimento profissional e pessoal;
  • Noções de liderança;
  • Aquisição de novas habilidades e competências;
  • Autoconhecimento;
  • Definição de objetivos com mais eficácia;
  • Ampliação do foco.

As vantagens são inúmeras, e os resultados, com certeza, serão grandiosos. Diversas pessoas têm buscado o coaching como uma ferramenta para realizar os seus sonhos e também conquistar a realização profissional. O que falta para você deixar esse medo de errar no passado e trazer para perto o sonho da realização profissional?

Este conteúdo foi útil para você? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010