Workaholic ou Worklover? A importância de manter o controle em uma gestão

homem trabalhando

Enquanto o workaholic tem uma relação doentia com o trabalho, o worklover é apaixonado por suas atividades e se relaciona positivamente com suas atribuições.

Depois de um dia de trabalho, você se sente consumido por suas tarefas profissionais ou se sente realizado com suas realizações? Você considera seu trabalho estressante ou muito produtivo? As respostas para essas perguntas poderão te mostrar se você é um workaholic ou um worklover.

É importante destacar que tanto o workaholic quanto o worklover são profissionais que gostam de trabalhar. O que difere um do outro é justamente a forma como lidam com o seu trabalho, sua carreira e sua profissão.

Esses dois conceitos estão associados à entrada da Geração Y no mercado de trabalho. Esses profissionais entendem que produtividade não significa, necessariamente, trabalho excessivo ou passar longos períodos em seu local de trabalho.

Siga a leitura para continuar essa reflexão e entender a diferença entre workaholic e worklover. Conhecer os dois lados é importante para manter o controle e prezar sempre pelo equilíbrio.

O que é worklover?

O worklover é um profissional que busca o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. Para ele, é possível obter resultados satisfatórios na vida profissional por meio de formas alternativas de trabalho.

Worklovers se dedicam a trabalhos home office, freelancers ou qualquer outro que tenha flexibilidade de horários. Para esses profissionais, produtividade e bom desempenho não significam trabalhar sob pressão, estresse ou qualquer outro fator que prejudique sua vida pessoal e seu bem-estar físico e emocional.

Outra característica dos profissionais worklovers é que eles buscam fazer aquilo que gostam, independentemente de rendimentos ou destaques no mercado de trabalho. Além disso, se caracterizam pelo aprimoramento constante para desempenhar suas atividades da melhor maneira possível e são muito focados e organizados com suas tarefas.

O que é workaholic?

Os profissionais workaholics têm uma relação doentia com o trabalho. Passam horas no ambiente profissional e não conseguem se desvincular das atividades mesmo em dias e horários de folga. Costumam reclamar muito do que fazem, ao mesmo tempo em que não conseguem desempenhar outras funções em suas carreiras.

Outra característica do profissional workaholic é a insegurança que ele tem com relação a seu trabalho. Ele acredita que demonstrar potencial significa trabalhar longas horas. Para um workaholic, o que importa é atender as expectativas dos outros, deixando as suas próprias expectativas e realizações de lado.

A vida pessoal do workaholic quase sempre fica em segundo plano e isso tem um impacto negativo em seu bem-estar emocional e físico. Isso também reflete na relação com os colegas de trabalho, com os gestores e com os clientes. Por isso, é preciso buscar este equilíbrio para que não haja nenhum resultado negativo na vida profissional e também, na vida pessoal.

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Dicas para uma relação positiva com o trabalho

Se você deseja construir uma relação positiva com o trabalho, deve prezar sempre pelo equilíbrio, para que seja um profissional dedicado, mas sem descuidar da sua saúde, bem-estar e dos seus relacionamentos. Confira algumas dicas que podem ajudar.

1. Gerencie bem seus horários

A primeira atitude a se tomar quando se tem a intenção de manter uma relação positiva com o trabalho é gerenciar bem seus horários. Por mais que, em determinados dias, as coisas possam precisar sair do que foi planejado, é preciso ter uma rotina predefinida.

Defina horários para dormir, acordar, trabalhar, se alimentar, descansar. Sem esse controle é fácil se deixar levar pelas tarefas e se esquecer de cuidar de si e do que faz sentido para você. Mesmo que vez ou outra não consiga cumprir, é importante ter um norte para seguir na maior parte dos dias.

2. Defina suas prioridades pessoais e profissionais

Todo mundo tem prioridades, ou pelo menos deveria ter. Saber quais são as coisas mais importantes em cada fase da vida é fundamental para fazer boas escolhas e trilhar um caminho que faça sentido considerando a sua essência.

Dessa maneira, procure refletir sobre quais são as suas prioridades do momento, tanto pessoais quanto profissionais. Lembrando que é natural que elas mudem com o passar do tempo, por isso precisam ser sempre revistas.

3. Passe tempo de qualidade com as pessoas que ama

Para evitar se transformar em um workaholic e colocar o trabalho à frente de tudo, procure passar tempo de qualidade com as pessoas que ama. Lembrando que significa estar totalmente presente nessas ocasiões, deixando de lado e-mails de trabalho e outras tarefas.

É preciso buscar sempre estar presente no que estiver fazendo, seja trabalho ou coisas pessoais. Assim, viverá ao máximo cada área da vida, o que é fundamental para uma rotina equilibrada.

4. Invista no seu desenvolvimento profissional

Se deseja ser um worklover e ter uma relação positiva com o trabalho, deve também buscar se desenvolver. Quanto mais preparado estiver para realizar suas funções, mais acesso terá às melhores oportunidades. Isso é importante porque fortalece a motivação e o senso de utilidade.

5. Cuide da sua saúde

A sua saúde é o seu maior bem, pois sem ela não conseguiria se dedicar ao trabalho e nem à vida pessoal. Nesse sentido, lembre-se de enxergá-la de forma responsável, mantendo uma rotina saudável tanto física quanto mentalmente e não negligenciando qualquer alteração na forma como se sente.

6. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma grande aliada ou uma grande vilã em nossa rotina. O que define se teremos uma ou outra experiência é a forma como nos relacionamos com ela. Se deseja construir um relacionamento positivo, use os recursos tecnológicos para otimizar a realização das suas tarefas e evite o excesso.

A dependência não é positiva em relação a nada, por isso, repense o tempo que passa conectado e procure usar as ferramentas que têm disponíveis de modo saudável. Lembre-se sempre que você deve estar no controle da sua vida.

7. Encontre prazer no trabalho

Por fim, procure encontrar prazer no trabalho, mesmo se não trabalhar com algo pelo qual tem uma grande paixão. Simplesmente sugerir que faça o que ama não é algo realista de se dizer, afinal, nem todos têm essa oportunidade.

Se isso não for possível dentro da sua realidade, encontre maneiras de tornar as atividades prazerosas e experimente a satisfação de ver todas as tarefas cumpridas ao final do dia.

Em qual perfil você se encaixa? Já pensou em formas de se relacionar melhor com o seu trabalho? Já tentou buscar um equilíbrio entre a sua vida profissional e vida pessoal? Conte-nos mais sobre isso e deixe a sua opinião no espaço abaixo. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, compartilhe em suas redes sociais para levar a reflexão adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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