Como as políticas empresariais influenciam as estratégias de produção?

Políticas empresariais são as metas, objetivos, desafios e estratégias definidas pela alta direção da empresa, e que servem como parâmetro e indicativo para seu crescimento. Toda organização deve estabelecer suas próprias políticas e trabalhar ativamente para que as decisões e planejamentos sejam seguidos e aplicados corretamente.

As políticas empresariais são baseadas nos valores, missão e visão da empresa. São elas que norteiam o comportamento empresarial frente aos colaboradores, clientes e ao mercado em que atua. O objetivo principal destas diretrizes é ampliar as oportunidades, maximizar resultados e eliminar obstáculos que podem limitar o sucesso da organização.

 

Dentro deste contexto, destacam-se algumas estratégias, tais como: de mercado, financeira, comercial e, em especial, as estratégias de produção. Esta última é fundamental para a empresa, pois diz respeito aos seus recursos principais: os produtos e serviços oferecidos.

Entenda as estratégias de produção

Na prática, a estratégia de produção se divide em duas partes: conteúdo e processo. O conteúdo reúne as decisões tomadas pela empresa, os nichos de atuação, suas prioridades competitivas, além das referências para melhorar progressivamente o desempenho da produção.

O processo, por sua vez, diz respeito a “como fazer”. Ou seja, trata-se da metodologia escolhida e que será utilizada pela empresa para que as metas, objetivos e resultados sejam alcançados efetivamente. Deste modo, podemos perceber como as políticas empresariais influenciam nas estratégias de produção: a partir das diretrizes estabelecidas, a organização determina o papel e a importância de cada produto/serviço dentro do seu planejamento.

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Com isso, a empresa pode criar um processo de produção mais robusto e organizado, pautado por regras e orientadores mais coesos e mais condizentes com seus objetivos e visão de futuro. Além disso, essas diretrizes permitem que as empresas mensurem os pontos fortes e aqueles que precisam de melhoria em seus processos de produção, bem como medir seus progressos, acertos, corrigir erros e acompanhar os resultados.

 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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