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Preparando um Treinamento de Integração de Novos Funcionários

Ao contratar um novo funcionário é preciso que a empresa esteja preocupada com a capacitação e qualificação deste profissional para que ele possa vir a desempenhar da melhor maneira possível suas atribuições. Não basta apresentar ao novo colaborador a estrutura da empresa, as pessoas que a compõe e qual será o seu local de trabalho. É preciso que a organização tenha um treinamento onde seja possível integrá-lo de modo eficiente. Um bom treinamento torna o profissional apto à realização de suas tarefas.

Outro diferencial é o auxilio de um coordenador ou do superior imediato. Quando acabamos de entrar em uma empresa ficamos com diversas dúvidas e até com receio de perguntar para não parecermos inexperientes. Por isso, o profissional de Recursos Humanos precisa deixar o colaborador bem à vontade e indicar alguém mais experiência que ficará dando suporte sempre que ele precisar. Esse suporte também deve estar acompanhado de uma avaliação. Isso mesmo. A empresa precisa analisar o desempenho, interesse, nível de responsabilidade e envolvimento do colaborador com os projetos.

Prepare um treinamento que seja condizente com as necessidades diárias da organização. Crie vivências, proponha novos desafios e acompanhe todos os resultados. Um bom treinamento, também pressupõe um bom treinador. Geralmente nos espelhamos nas pessoas que nos orientam e nos dão suporte. Portanto, certifique-se que o treinador sabe ser atencioso, despenha as funções de um líder e sabe transmitir bem os conhecimentos e exercícios necessários.

Nunca se esqueça de que o principal fator que determinará o sucesso do treinamento e o desempenho do novo funcionário está na coerência entre os valores e as ações da empresa.

a) Apresente ao novo colaborador os seus colegas de trabalho e a empresa;

b) Explique quais são as suas funções e quais as funções de líderes e colegas.

c) Apresente a Missão, Visão e os Valores da empresa

d) Mostre qual é a hierarquia e a conduta que deve ser adotada na empresa

e) Crie um ambiente receptivo e acolhedor;

f) Deixe claro que o setor de RH está aberto a novas sugestões e projetos;

g) Crie canais de comunicação direta entre os gestores e os colaboradores

PLANO DE AÇÃO PARA O TREINAMENTO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS

O primeiro passo e o mais importante na hora de desenvolver um treinamento é fazer um plano de ação. Este será um roteiro no qual consta o planejamento de todas as atividades que são necessárias para atingir determinado objetivo. Por meio deste planejamento, o setor de RH e o líder devem guiar o novo colaborador, para que o mesmo seja treinado adequadamente.

É importante ressaltar ainda que para cada setor da empresa tenha-se um plano de ação próprio, pois este documento será produzido com base na realidade diária do departamento, visando preparar o profissional com base em vivências. Desta forma, será possível aliar teoria a prática.

Um treinamento para imersão de um profissional na empresa pode durar apenas algumas horas, dias ou várias semanas. Tudo vai depender do nível de complexidade do cargo, bem como das exigências técnicas, práticas e intelectuais exigidas para a função.

Portanto, crie um treinamento que se adapte as reais necessidades da empresa. Um bom treinamento deve conter:

a) Apresentação da história e da filosofia da empresa;

b) Aulas teóricas sobre o cargo ou função a ser desenvolvida;

c) Aulas práticas para o aperfeiçoamento de habilidades;

d) Desenvolvimento de competências desejadas pela empresa, como liderança, dinamismo, iniciativa, desenvoltura, trabalho em equipe, criatividade, etc.

Essas são apenas algumas das muitas possibilidades que podem ser feitas para um treinamento mais eficiente e que integre o profissional tanto na empresa, quanto na sua equipe de trabalho. Mas, lembre-se que o verdadeiro treinamento é constante, a empresa sempre deve estar investindo em capacitações dos seus colaboradores. Precisamos entender que o dia a dia é o verdadeiro laboratório de múltiplas experiências e aprendizados.