5 Exemplos de falha de comunicação que acontecem nas empresas

Falhas de comunicação Conheça as falhas de comunicação mais comuns nas empresas

 

Uma das questões mais importantes em um ambiente de trabalho é a comunicação da equipe. É a comunicação que faz com que os processos dentro da organização tenham clareza. É graças a comunicação que garante um bom ambiente de trabalho, estreita laços entre colaboradores. A comunicação – especialmente, a comunicação interna – tem impacto direto na motivação dos colaboradores e no desempenho das atividades. 

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Por tudo que ela representa, cuidar da comunicação nas organizações empresariais é cada vez mais necessário. Deixar a comunicação de lado ou subestimar a sua importância pode comprometer os resultados e causar problemas para a empresa.  

Para que você possa identificar estes problemas em sua empresa, listamos alguns exemplos de falhas de comunicação nas organizações empresariais e como solucioná-las de forma eficaz em seu ambiente de trabalho.

As falhas de comunicação mais comuns nas empresas 

1- Comunicação da liderança

É fundamental que líderes e gestores das equipes estejam atentos a possíveis falhas e ruídos na comunicação para que as decisões a serem tomadas possam solucionar o problema em sua raiz. Tratar o problema como algo passageiro ou que será solucionado por si só não é uma boa decisão. E qual a melhor forma para que líderes e gestores melhorem a comunicação com as equipes? O primeiro passo é promover reuniões presenciais. Elas são são boas alternativas para detectar se a equipe está com alguma dificuldade e para buscar soluções para possíveis situações. Outras formas para solucionar este problema: 

  • Feedbacks pontuais
  • Canal para sugestões, reclamações e elogios
  • Reuniões previamente organizadas e com pautas definidas

2- Resistência a mudanças

As mudanças são necessárias para o crescimento da sua empresa. Seja da sede da empresa, do sistema de gestão das equipes ou uma realocação de colaboradores, a mudança nem sempre é bem-vinda pelos colaboradores. O receio com o desconhecido e com a incerteza é uma das causas mais comuns para esta resistência. E quando a comunicação ocorre com falhas, o que era para ser algo bom se torna um problema.

Para romper estas barreiras, a presença de um líder em um projeto de gestão de mudança faz toda a diferença. Além disso, a implantação de uma metodologia voltada para a valorização de pessoas contribui positivamente para o engajamento dos colaboradores. Cabe ao líder desta equipe mostrar com atitudes que este processo é importante e benéfico para todos.

O Coaching é um ótimo aliado nesse processo. Importante ferramenta na gestão de mudança, ele promove as intervenções comportamentais necessárias e treina grupos para alavancar o dinamismo e a força destes colaboradores. Através do Coaching, é possível que colaboradores, líderes e gestores desenvolvam habilidades importantes para a comunicação, como a empatia, saber ouvir na essência e a Inteligência Emocional. Estas são habilidades que farão com que as mudanças sejam vistas por uma perspectiva mais otimista e empática. 

3- Retrabalhos frequentes

Uma comunicação clara em uma equipe torna a execução das tarefas mais assertiva e evita que retrabalhos se tornem frequentes. Muitos retrabalhos ocorrem pela falha ou ausência de comunicação, pois os colaboradores ficam perdidos ou constrangidos para solicitar ajuda. Ter um líder que auxilie a equipe na gestão do tempo e busque soluções para evitar estes erros será de extrema importância. A solução para esta falha virá a medida em que a comunicação se tornar eficaz, com menos ruídos. Afinal, os processos estarão claros e caso seja preciso solicitar ajuda ou questionar algum ponto da atividade isso acontecerá de maneira natural. 

4- Espírito de equipe e falta de comprometimento

Quando a equipe não tem um uma comunicação clara é sinal de que esta equipe não tem unidade. É importante que o gestor da equipe mostre o papel de cada um no processo em pauta. Com essa visão sistêmica, os colaboradores deixarão de fazer “apenas o que lhe foi mandado” e entenderão que as suas responsabilidades têm impacto na rotina dos colegas. Colaboradores envolvidos em decisões acerca de determinadas situações são colaboradores que trabalham em um ambiente com uma comunicação eficiente. Com uma comunicação clara e eficiente, ficará claro para todos os envolvidos que todos tem a ganhar com o comprometimento e união dos membros da equipe. 

5- Imagem da empresa

Engana-se quem pensa que a comunicação interna não reflete na imagem da empresa. Todas as falhas repercutem no atendimento prestado ao cliente. E repercutem de forma negativa. Cuidar da comunicação interna da sua empresa é motivar colaboradores a atender seus clientes com entusiasmo e presteza. Clientes que vão falar bem da sua empresa e se manterão fiéis à sua marca. 

Depois de conhecer e entender um pouco mais sobre a importância da comunicação, analise se a sua empresa tem feito isso da forma correta. Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião e como é a comunicação de sua equipe. Se este conteúdo lhe ajudou de alguma forma, curta e compartilhe em suas redes sociais.

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