5 Exemplos de falha de comunicação que acontecem nas empresas

Falhas de comunicação

Conheça as falhas de comunicação mais comuns nas empresas.

Uma das questões mais importantes em um ambiente de trabalho é a comunicação da equipe. É a comunicação que faz com que os processos dentro da organização tenham clareza. É a comunicação que garante a construção de um bom ambiente de trabalho e estreita os laços entre colaboradores. 

A comunicação – especialmente, a comunicação interna – tem impacto direto na motivação dos colaboradores e no desempenho das atividades. Por tudo que ela representa, cuidar da comunicação nas organizações empresariais é cada vez mais necessário. 

Deixar a comunicação de lado ou subestimar a sua importância pode comprometer os resultados e causar problemas para a empresa. No artigo a seguir iremos apresentar 5 exemplos de falhas de comunicação que acontecem nas companhias e como contorná-las. Boa leitura!

As falhas de comunicação mais comuns nas empresas: confira 5 exemplos 

Uma comunicação com ruídos pode trazer resultados bastante difíceis de administrar para uma organização. O pleno entendimento entre os membros da equipe é a base para construir um bom relacionamento e alcançar resultados de excelência.

Quando há problemas de comunicação surgem diversos problemas. Para que você possa identificar estes problemas em sua empresa, listamos alguns exemplos de falhas de comunicação nas organizações empresariais e como solucioná-las de forma eficaz em seu ambiente de trabalho.

1. Comunicação da liderança

É fundamental que líderes e gestores das equipes estejam atentos a possíveis falhas e ruídos na comunicação. Dessa forma poderão identificar decisões a serem tomadas possam solucionar o problema em sua raiz. 

Tratar o problema como algo passageiro ou que será solucionado por si só não é uma boa decisão. E qual a melhor forma para que líderes e gestores melhorem a comunicação com as equipes? O primeiro passo é promover reuniões presenciais. 

Elas são boas alternativas para detectar se a equipe está com alguma dificuldade e para buscar soluções para possíveis situações. É importante que o líder esteja pronto para receber os feedbacks a respeito de sua comunicação por parte dos seus colaboradores. 

A comunicação precisa ser clara tanto do líder para seus liderados quanto no sentido oposto. É o bom e velho “conversando a gente se entende”. Outras formas para solucionar este problema: 

Feedbacks pontuais

Adotar a cultura do feedback é fundamental para manter a equipe devidamente engajada. O líder deve fornecer avaliações regulares para potencializar pontos fortes e incentivar a melhoria dos pontos fracos. 

Canal para sugestões, reclamações e elogios

Nem todos os membros da equipe se sentirão à vontade para emitir a sua opinião abertamente. Dessa forma, é importante criar mecanismos que permitam obter essa opinião sincera de forma anônima. 

Reuniões previamente organizadas e com pautas definidas

É importante que todos cheguem às reuniões com os temas de debate devidamente definidos. Saber a respeito do que será discutido é essencial para se preparar previamente e desenvolver os argumentos. 

2. Resistência a mudanças

As mudanças são necessárias para o crescimento da sua empresa. Seja da sede da empresa, do sistema de gestão das equipes ou uma realocação de funcionários, a mudança nem sempre é bem-vinda pelos colaboradores. 

O receio com o desconhecido e com a incerteza é uma das causas mais comuns para esta resistência. E quando a comunicação ocorre com falhas, o que era para ser algo bom se torna um problema.

Para romper estas barreiras, a presença de um líder em um projeto de gestão de mudança faz toda a diferença. Além disso, a implantação de uma metodologia voltada para a valorização de pessoas contribui positivamente para o engajamento dos colaboradores. 

Cabe ao líder desta equipe mostrar com atitudes que este processo é importante e benéfico para todos. O Coaching é um ótimo aliado nesse processo. Importante ferramenta na gestão de mudança, ele promove as intervenções comportamentais necessárias e treina grupos para alavancar o dinamismo e a força destes colaboradores. 

Através do Coaching, é possível que colaboradores, líderes e gestores desenvolvam habilidades importantes para a comunicação, como a empatia, saber ouvir na essência e a Inteligência Emocional. Estas são habilidades que farão com que as mudanças sejam vistas por uma perspectiva mais otimista e empática. 

Treinamentos e palestras de Coaching são excelentes ferramentas para capacitar os colaboradores para enfrentar os desafios diários mais estrategicamente. Investir no desenvolvimento pessoal dos colaboradores se refletirá em grandes ganhos em curto e longo prazo. 

3. Retrabalhos frequentes

Uma comunicação clara em uma equipe torna a execução das tarefas mais eficiente e evita que retrabalhos se tornem frequentes. Muitos retrabalhos ocorrem pela falha ou ausência de comunicação, pois os colaboradores ficam perdidos ou constrangidos para solicitar ajuda. 

Ter um líder que auxilie a equipe na gestão do tempo e busque soluções para evitar estes erros será de extrema importância. A solução para esta falha virá à medida que a comunicação se tornar eficaz, com menos ruídos. 

Afinal, os processos estarão claros e caso seja preciso solicitar ajuda ou questionar algum ponto da atividade isso acontecerá de maneira natural. Então, ao identificar que há elevada taxa de retrabalho na sua equipe, é essencial investigar qual é a raiz da questão.

Em que momento os colaboradores se perdem no que deveriam realizar e deixam de alcançar o resultado desejado? Antes de promover uma busca por erros individuais, é essencial observar como está caminhando o coletivo. A equipe está trabalhando como uma equipe coesa? 

4. Espírito de equipe e falta de comprometimento

Quando a equipe não tem uma comunicação clara é sinal de que esta equipe não tem unidade. É importante que o gestor da equipe mostre o papel de cada um no processo em pauta. 

Com essa visão sistêmica, os colaboradores deixarão de fazer “apenas o que lhe foi mandado” e entenderão que as suas responsabilidades têm impacto na rotina dos colegas. Colaboradores envolvidos em decisões acerca de determinadas situações são colaboradores que trabalham em um ambiente com uma comunicação eficiente. 

Com uma comunicação clara e eficiente, ficará claro para todos os envolvidos que todos têm a ganhar com o comprometimento e união dos membros da equipe. A falta de comprometimento em um grupo costuma ser reflexo da falta de comunicação de qualidade.

Os profissionais que não realizam trocas de experiências no decorrer do processo de trabalho não desenvolvem identificação. Independente do quanto os profissionais sejam diferentes entre si, poderão encontrar pontos de identificação caso os busquem através de conversas claras. 

5. Imagem da empresa

Engana-se quem pensa que a comunicação interna não reflete na imagem da empresa. Todas as falhas repercutem no atendimento prestado ao cliente. E repercutem de forma negativa. 

Cuidar da comunicação interna da sua empresa é motivar os colaboradores a atender seus clientes com entusiasmo e presteza. Clientes que vão falar bem da sua empresa e se manterão fiéis à sua marca. 

Além disso, uma comunicação falha pode gerar dúvidas nos colaboradores que não conseguirão oferecer um atendimento de qualidade para os clientes. Os profissionais precisam estar devidamente familiarizados com o que a empresa faz e como faz.

Se não existe preocupação em inteirar os colaboradores a respeito do que a empresa realiza e dos seus planos, dificilmente eles serão engajados. Os membros da equipe devem sentir que fazem parte do todo e que seu trabalho funciona como uma poderosa engrenagem para o resultado final.

O trabalho em equipe apenas será bem-sucedido se os profissionais entenderem quais são os objetivos gerais da companhia. Assim cada pequeno esforço ganha maior dimensão, permitindo que o resultado geral seja muito mais positivo. A comunicação tem papel crucial para o sucesso dos projetos corporativos. 

Depois de conhecer e entender um pouco mais sobre a importância da comunicação, analise se a sua empresa tem feito isso da forma correta. Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião e como é a comunicação de sua equipe.

Se este conteúdo lhe ajudou de alguma forma, compartilhe em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

Copyright: Rawpixel.com / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010