Os 5 maiores líderes da história mundial

líder-de-equipe

Um grande líder é aquele que influenciam positivamente o meio e contribuem com o crescimento de todos a sua volta, e assim, constrói seu legado durante o exercício de sua missão. / Copyright: Shutterstock.

Os grandes líderes são aqueles que conseguem agregar outras pessoas às suas ideias, influenciam positivamente o sistema em que estão inseridos e contribuem para o crescimento de todos a sua volta. O seu verdadeiro sucesso é o legado que ele constrói durante o exercício de sua missão.

Algumas características são essenciais para que uma pessoa seja um bom líder. Confira quais são:

  • Autoconhecimento: identificação das qualidades e limitações, gerenciamento das emoções positivas e negativas e uso da inteligência emocional;
  • Proatividade: busca pelo desenvolvimento constantemente;
  • Comunicação: excelente habilidade de transmitir a mensagem certa para o público correto;

Um líder com essas e outras características é capaz de fomentar o trabalho em equipe e a motivação das demais pessoas, gerenciar de forma positiva eventuais conflitos, ouvir os diferentes pontos de vista das pessoas, tomar decisões em prol da resolução de problemas identificados, aceitar novos desafios, permitir a participação de todos e respeitar o próximo.

Conheça os 5 maiores líderes e suas lições

Veja tudo o que você pode aprender ao conhecer um pouco sobre os grandes líderes da humanidade.

Bill Gates

Bill Gates nasceu em 1955, em Seattle, nos Estados Unidos e estou na Universidade de Harvard. Por volta dos 21 anos de idade, sagrou-se como um dos mais jovens e bem-sucedidos empreendedores do mundo. Ao lado de seu amigo e parceiro empresarial, Paul Allen, fundou a Microsoft, a mais importante e popular empresa produtora de software de todo o planeta. Seu trabalho foi fundamental na criação do computador pessoal, uma revolução para a humanidade.

Em 2008, Gates deixou seu cargo de diretor da Microsoft para se dedicar a projetos filantrópicos, como a fundação Bill & Melinda Gates, criada com a sua esposa, que tem como objetivo, impulsionar pesquisas sobre doenças epidêmicas de países em desenvolvimento e energias sustentáveis. Sua trajetória ainda é marcada por obras literárias como “O Estilo Bill Gates de Gerir”, “O Mundo Segundo Bill Gates”, “Os Heróis da Revolução”, entre outros.

Dica de liderança: foque nos seus objetivos para se tornar um líder melhor e exercite suas ideias diariamente. Uma sugestão é alterar sua rotina, assim você sai do automático e aguça suas percepções sobre os detalhes, novas alternativas e possibilidades. Lembre-se de sempre de anotar suas ideias!

frase-do-bill-gates

Walt Disney

Walt Disney (1901-1966) foi o empresário co-fundador da The Walt Disney Company. Aos 7 anos já revelava talento para o desenho, mas foi com 18 anos que ele deu início a carreira de cartunista e começou a produzir filmes publicitários.

Em 1923, ele se mudou para Hollywood, onde montou uma produtora de filmes, junto com o irmão Roy. Nesse trabalho começou a oferecer suas produções à distribuidora M. J. Winkler, e em 1927, criou o famoso ratinho, Mickey Mouse.

Ao longo dos anos, o empresário criou diversos personagens como o Pato Donald, Pateta e Pluto. Em 1932, ele recebeu seu primeiro Oscar pelo filme “Flowers and Trees”, posteriormente, ele recebeu outros 21 prêmios da Academia e 59 indicações, além de ganhar 7 vezes o prêmio Emmy Awards.  

Em 1939, Walt Disney lançou seu primeiro longa-metragem, o “Branca de Neve e os Sete Anões”, outros longas como “Pinóquio” e “Bambi” são adaptações da sua autoria. Já em 1955, ele criou o parque da Disneylândia, na Califórnia e 6 anos depois, o Instituto de Artes da Califórnia, uma escola profissionalizante. Ele também criou a ideia do Walt Disney World, mas morreu antes do término do parque.

Walt Disney morreu em 1966, vítima de câncer nos pulmões, mas deixou um legado de curtas, documentários e filmes. Mais do que isso: ele criou uma organização que é referência mundial e que tem como foco trabalhar com excelência, conquistando resultados cada vez maiores e melhores. Ele conseguiu o feito de ter clientes satisfeitos e fidelizados, que indicam e divulgam a marca como se estivessem ganhando algo por isso.

A Disney tem como premissa valorizar seu cliente interno, construindo uma cultura organizacional voltada para o sucesso com líderes de alta performance que estimulam um ambiente colaborativo com profissionais engajados que se apropriam do propósito da empresa.

Dica de liderança: dedique-se em fortalecer o senso de pertencimento de sua equipe, valorize e ressalte a importância de cada um para o sucesso do grupo e da empresa; alimente de forma verdadeira a autoestima e motivação de seus liderados.

frase-do-walt-disney

Nelson Mandela

Nelson Mandela (1918-2013) foi o principal representante contra o movimento apartheid, o regime de segregação racial da África do Sul, e um guerreiro da luta pela liberdade e defesa das causas humanitárias.

Em 1942, ingressou no Congresso Nacional Africano contra o apartheid e lutou durante toda a década de 1950. Em 1962 foi preso e condenado a 5 anos de prisão por incentivar greves e viagens internacionais sem autorização. Após 2 anos, foi julgado novamente e condenado à prisão perpétua por sabotagem e planejar ações armadas contra a África do Sul.

Durante os 27 anos que ficou preso, Mandela se tornou ainda mais ligado à oposição ao apartheid. No ano de 1970, recusou a revisão da pena e em 1985 não aceitou a liberdade condicional em troca do não incentivo a luta armada. Aos 72 anos, em 1990, Nelson Mandela foi solto por ordem do então presidente, Frederik Willem de Klerk, com quem dividiu o prêmio Nobel da Paz de 1983.

Em 1994, ele se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul, comandou o apartheid e ganhou respeito e reconhecimento internacional pela sua luta. Com o fim do seu mandato, em 1999, sua concentrou-se em causas sociais e direitos humanos.

Dica de liderança: preocupe-se em motivar sua equipe diante das conquistas, argumentando que são elas que levam ao sucesso!

frase-do-nelson-mandela

Steve Jobs

Steve Jobs (1955-2011) entrou no Reed College em 1972, mas teve que abandonar os estudos seis meses depois pela falta de dinheiro. Foi nesse ano que conheceu Stephen Wozniak, um especialista em programas e circuitos integrados. Em 1976, eles abriram uma pequena fábrica de computadores na garagem da sua casa, que posteriormente se tornou a multinacional Apple.

Porém, em 1985, a empresa registrou uma queda de vendas maior do que esperada e Jobs deixou de controlar a organização, segundo decisão do Conselho de Direção da Apple. Conta-se que algumas características complicadas do comportamento de Jobs, tais como o temperamento difícil e as exigências meticulosas em relação ao design e estética dos produto também ajudaram nesta decisão.

No tempo em que ficou fora, o empreendedor criou a NeXT, uma empresa do ramo de tecnologia. Mas em 1996, a Apple passava por uma crise financeira e precisava de um sistema operacional, por conta disso, comprou a NeXT e trouxe Steve Jobs de volta à organização.

Entre suas principais criações podemos citar o Macintosh, iPod, iPhone e iPad. Com sua criatividade, perfeccionismo e espírito de liderança, Jobs agregou seus valores pessoais aos seus produtos, gerando mais que consumidores, e sim, fãs da marca. Isso só prova que a cultural organizacional é um grande aliado de competitividade de uma empresa.

Dica de liderança: se você deseja uma equipe forte, procure esclarecer em que ponto a empresa está e aonde quer chegar, bem como o objetivo a ser atingido. Assim, você estimula a visão sistêmica de seus colaboradores e conquista parceiros focados em resultados.

frase-do-steve-jobs

Martin Luther King

Martin Luther King Jr. (1929-1968) foi um importante pastor evangélico e ativista político norte-americano que lutou em defesa dos direitos sociais para os negros, mulheres e outras minorias. Ele defendia a luta pacífica, baseada no amor ao próximo como forma de construir um mundo melhor, fundamentado na igualdade de direitos sociais e econômicos.

Durante sua trajetória, ele estudou em escolas públicas segregadas e graduou-se no Morehouse College, em 1948. Depois, se formou em teologia pelo Seminário Teológico Crozer e em 1955, realizou doutorado em filosofia na Universidade de Boston.

Foi em 1954, quando Martin Luther King iniciou suas atividades como pastor em Montgomery (Alabama), que se envolveu no incidente em que Rosa Parks se recusou a dar lugar para um branco em um ônibus. King esteve à frente de um boicote contra a segregação racial. Na época ele chegou a ser preso, mas a Suprema Corte decidiu pelo fim da segregação racial nos transportes públicos.

Em 1957, King se tornou presidente da Conferência da Liderança Cristã do Sul, atuando de forma mais intensificada em defesa dos aos direitos civis. No ano de 1963, o pastor reuniu centenas de pessoas na marcha pelo fim da segregação racial em Washington. Foi nesse evento, que ele pronunciou o famoso discurso “Eu Tenho um Sonho”. No ano seguinte, ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz.

Dica de liderança: por meio da luta pela igualdade deste grande líder, é necessário tirar a lição de que todas as pessoas possuem um potencial infinito, independentemente do seu contexto social, cor da pele, características físicas e psicológicas, orientação sexual e de gênero, país de origem e mais.

Lembra-se de mais algum líder que não está aqui? Escreva nos comentários!

frase-do-martin-luther-king

Coaching de liderança

O coaching é um método transformador. Com técnicas e ferramentas exclusivas, ele tem a capacidade de desenvolver o que há de melhor em cada um e identificar as características que podem estar atrapalhando os objetivos maiores.

O Instituto Brasileiro do Coaching (IBC) tem empoderado pessoas por meio do coaching há mais de 10 anos. Para disseminar as maravilhas do coaching, o IBC tem formações com conteúdos ricos e exclusivos que podem ser aplicados em diferentes áreas da vida e em diferentes momentos.

Para aqueles que estão buscando por uma liderança de alta performance, há o curso de Leader Coach Training (LCT), ideal para aprender sobre gerenciamento de atividades e do tempo, adquirir habilidades de liderança em todos os quadrantes da vida, desenvolver uma nova filosofia de obtenção de resultados, aprender a reter talentos e muito mais.

Também há a formação Professional & Self Coaching (PSC), a mais moderna e completa do Brasil nesse assunto. Além de adquirir conhecimento sobre liderança, esse curso proporciona o exercício do autoconhecimento e autodesenvolvimento, fundamentos da psicologia positva e da programação neurolinguística e muito mais!

Exercite uma liderança pautada em atenção justa a todos, procure descobrir os talentos individuais para definir desafios pertinentes a cada liderado. Só desse modo, seus colaboradores terão a chance de entregar resultados extraordinários.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais e inspire outras pessoas!

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: https://www.shutterstock.com/

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010