É Natal: Deixe florescer o seu melhor!

árvore de natal

Chegamos a um momento muito especial de mais um encerramento de nossos ciclos anuais, nesta data maravilhosa que é o Natal, o IBC deixa para você uma reflexão!

Chegamos a um momento muito especial de mais um encerramento de nossos ciclos anuais. O Natal celebra o nascimento do Ser de Luz Maior, enviado ao mundo para deixar o legado do verdadeiro significado do AMOR. Um dia festivo para deixar florescer o que há de melhor em você e renovar-se para a vida! 

É tempo de amar e ser amado, de perdoar o outro e a si mesmo. Permita-se dividir para somar com alguém, mesmo que seja com apenas um gesto, como um abraço ou um sorriso. Nesse clima de boas energias, te propomos que aproveite para refletir a respeito dos motivos que fizeram seu ano valer a pena. Será que poderia ter feito algo diferente? 

No fim de ano, especialmente no dia de Natal, é interessante ressignificar os acontecimentos da sua vida. Honre a história vivida até aqui e esteja pronto para dar os passos rumo a novos horizontes.

A vida que levamos é a materialização dos nossos pensamentos constantes, então liberte-se de tudo que te impede de ser a melhor versão de si mesmo. A seguir vamos te ajudar a fazer essa reflexão, estabelecendo novos objetivos para seu próximo ciclo.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

É Natal: aproveite para refletir e traçar novos rumos

No Natal, o mais importante é compartilhar a sua alegria com as pessoas que você ama. Viva verdadeiramente esse momento e permita que o sentido desta data se perpetue por todo o ano que está por vir.

Para quem deseja fazer uma reflexão sobre o ciclo que está se encerrando e as projeções para o ano que vem, daremos algumas dicas abaixo. 

1. Reflita sobre suas conquistas e dificuldades

Quando o mês de dezembro se aproxima, é natural começar a sentir certa nostalgia do que ano que deixaremos para trás. No entanto, você pode e deve revisitar as suas conquistas e dificuldades desse período. Tudo o que vivemos, alegrias e também preocupações, nos ajuda a crescer e ser alguém melhor.

Faça uma lista com tudo o que conquistou, lembre-se de incluir pequenas coisas também, como aprender algo que facilitou seu dia a dia, por exemplo. Quando escrevemos tudo que conseguimos realizar ao longo do ano, podemos enxergar o quanto fomos dedicados.

Além dessa lista de conquistas, é importante ainda listar o que perdemos e as dificuldades que encontramos em nossos caminhos. Isso porque poderemos compreender quantas coisas superamos e o que ainda precisa de nossa atenção. O Natal é um momento de reconhecer os méritos das outras pessoas, mas também os nossos.

2. Seja grato

Em uma data que celebra o legado do verdadeiro amor, é essencial reconhecer aquilo pelo que somos gratos. Então, relembre os momentos em que outras pessoas te ajudaram e quando você auxiliou o próximo. Vivencie essa emoção de perceber que não está sozinho e perceba o quanto é importante levá-la para seu novo ciclo.

Também considere tudo aquilo que possui, talvez não seja tudo o que almejou, mas certamente tem um valor imenso. O Natal é tempo de repensar o valor que damos para coisas materiais.

Para ser feliz de verdade é essencial estar cercado de amor e de gratidão. Quando se dirige o foco para esses bons sentimentos, é natural que todo o resto prospere, inclusive as finanças.

3. Reflita sobre mudanças

O fim de ano nos faz pensar a respeito do que desejamos mudar em nossas vidas. Esse é um bom momento para você considerar quais atitudes poderiam ajudar a fazer de você a sua melhor versão no próximo ciclo. O melhor objetivo que alguém pode ter na vida é ser sempre alguém melhor.

Dessa forma, olhe para si mesmo no presente para identificar quais são os pontos passíveis de mudança. Com essa identificação feita, pense sobre quais são os passos necessários para alcançar esses objetivos.

Fica a dica de que muitas vezes nossos desejos já estão em nós, mas não conseguimos enxergá-los. Ao fazer isso, você já está planejando a forma como irá conquistar tudo aquilo que vem sonhando. 

4. Faça planos

Reunir-se com as pessoas amadas no Natal amplia os horizontes de futuro e o desejo de realizar mais por si mesmo e por aqueles à sua volta. Sendo assim, aproveite esse momento para traçar planos desde os mais básicos, como organizar melhor suas roupas ou até mudar de carreira.

Mesmo que os planos em questão não possam ser concluídos em apenas um ano, é importante que façam parte da sua lista. Só o fato de incluir algo na sua lista de ambições já contribui para que esse desejo tenha chances reais de sair do papel. Lembre-se de que o Natal é um excelente momento para deixar que o seu melhor floresça.

5. Compartilhe seu amor

O Natal é uma data que desperta o melhor de nós, então aproveite para compartilhar o seu amor com aqueles que te rodeiam. Também é uma oportunidade para se dedicar a somar com o próximo. Lembre-se das pessoas que enfrentam dificuldades nessa época e compartilhe aquilo que puder.

Ajudar quem está em um momento menos próspero que você pode ser extremamente reconfortante. Além disso, se torna uma verdadeira corrente do bem, pois no próximo Natal pode ser que aquele que você ajudou dê a mão para outra pessoa em dificuldade. No aniversário daquele que deu sua vida por nós, é fundamental relembrar seus ensinamentos.

6. Viva a magia

Natal é sinônimo de magia, é uma data muito esperada e que nos faz entender o sentido de muitas coisas. Quando temos a oportunidade de nos sentar à mesa com pessoas queridas, percebemos que, independentemente das dificuldades, conseguimos chegar a esse momento. Só o fato de estar celebrando o Natal já é magia mais do que suficiente.

Então, permita-se sentir e viver esse momento com intensidade e com toda a alegria. Nesta data temos a chance de recarregar as nossas energias positivas para viver um novo ciclo com prosperidade e amor. Aproveite ao máximo o seu Natal e prepare-se para as grandes realizações que o esperam no ano seguinte. 

O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC deseja um Feliz e Maravilhoso Natal repleto de muita paz e harmonia!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds