Socialização – É importante se juntar ao seu grupo

A todo instante lidamos com pessoas, em casa, no trabalho, na academia, nos estudos, na fila do banco, da padaria. Em geral, o relacionamento é a nossa base, variando em maior ou menor grau de importância, de acordo com o estreitamento e ligação de nossos laços, mas todos com seu devido impacto em nossa forma de viver.

No decorrer de nossa trajetória, temos a oportunidade de conhecer inúmeras pessoas, cada uma com sua história, personalidade, planos e projetos. É fato que, nos identificaremos mais com algumas do que com outras, e a tendência é manter mais presente em nosso cotidiano aquelas com as quais compartilham da mesma filosofia de vida.

É primordial portanto, saber como se relacionar com suas conexões de maneira construtiva, pois são suas relações que proporcionam as experiências que moldarão sua forma de enxergar o mundo, de pensar e agir. Lembre-se sempre de que, são suas escolhas e decisões que determinam seu destino. Procure observar a qualidade de seus relacionamentos, pois eles são o reflexo de sua qualidade de vida. Viva melhor. Relaciona-se bem!

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O Poder do Pertencimento

Se sentir pertencido é uma das necessidades básicas do ser humano, justifica portanto a importância de se juntar a grupos com os quais se identifique. Quando estamos com pessoas que nos aceitam e compreendem a maneira que somos, fortalecemos ainda mais nossa identidade e personalidade, nos sentimos livres para sermos autênticos e fieis aos nossos verdadeiros valores, princípios e prioridades.

É através dos grupos que adquirimos ao longo da vida que aprendemos na prática a lidar com as diferenças, compreender nossa singularidade e a importância individual que cada um possui para o equilíbrio de um todo. As experiências compartilhadas nos ajudam no processo evolutivo de autoconhecimento, exercitamos nossa humanidade e engrandecemo-nos!

Dicas para cultivar boas relações

Viver em sociedade é uma habilidade nata do indivíduo, ainda assim não deixa de ser desafiador. Confira algumas dicas práticas para conduzir bem seus relacionamentos.

Ouvir na essência

Em dias atuais, onde o ritmo de vida está cada vez mais acelerado, dedicar seu tempo para o outro é um ato nobre. É comum, por exemplo, vermos as pessoas dialogando ao mesmo tempo em que conferem suas notificações em celulares, com isso, perdemos a qualidade das conversas e a intensidade de envolvimento uns com os outros, ficamos mais dispersos.

O ato de ouvir na essência significa estar integralmente presente no aqui e agora, estar verdadeiramente conectado com o outro. Um comportamento simples, mas que promove momentos extraordinários.

O autoconhecimento é essencial para manter um bom nível de satisfação com a vida.
Faça o nosso teste e descubra como está a sua felicidade!

Perguntas poderosas

Compartilhar experiências é um dos fatores principais das boas relações, com o qual nos engrandece substancialmente. Nesse sentido, perguntar é sempre uma excelente e poderosa forma de estimular o outro a dividir seus momentos, mais do que isso, é demonstrar-se interessado. A sutileza de sua atenção depositada em um questionamento pode fazer toda a diferença no dia de alguém.

Reciprocidade

A reciprocidade com certeza mantem as relações em equilíbrio, ou seja, dar e receber na mesma medida, para que ambos cresçam e sejam beneficiados com o contato estabelecido em questão.

Parceria seria uma palavra mais que adequada, pautada no respeito, comprometimento, compreensão, envolvimento e ajuda mútua.  Boas relações requer manutenção contínua e constante.

A coletividade é um fator determinante na realização pessoal e profissional. Cultive seus relacionamentos!

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe as dicas com seus amigos nas redes sociais.

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63