Aprenda um novo idioma e potencialize sua carreira

Homem de negócios com dificuldade em entender um colega falando outros idiomas

Saiba quais são os benefícios de aprender um novo idioma para o desenvolvimento da sua vida profissional.

Aprender um novo idioma propicia o surgimento de novos horizontes de atuação profissional, o aprimoramento das competências e a obtenção de benefícios pessoais. A compreensão de outro idioma permite que seu cérebro se aperfeiçoe, tendo melhores resultados em outras atividades também. 

O indivíduo que aprende outro idioma também se torna mais autoconfiante e tem a oportunidade de fazer intercâmbios e até mesmo viagens de férias. Ser fluente em outra língua abre um amplo leque de perspectivas que podem ser transformadoras para a sua vida. Continue lendo e entenda mais como aprender outra língua pode potencializar a sua carreira e crescimento pessoal

Novo idioma e novas oportunidades

As tecnologias de comunicação permitem que empresas do mundo inteiro se conectem e realizem negócios. Ao assimilar uma língua estrangeira, o indivíduo pode se destacar e ser o diferencial em uma negociação importante para a organização.

As oportunidades vão desde intérprete em viagem dos gestores a uma promoção para se tornar gerente de uma filial no exterior ou de um segmento de negócios internacionais.

As possibilidades de crescimento ultrapassam os limites territoriais de seu país com um novo idioma. Dominar uma nova língua significa expressar-se bem, comunicar-se.

Ao se comunicar, o indivíduo constrói seu networking internacional. Dessa forma, está habilitado para ser contratado por uma empresa no exterior. Trabalhar em outro país propicia a assimilação de novas culturas, novas visões de mundo, além de aprimoramento do currículo. 

O conhecimento de outro ou outros idiomas amplia e muito as oportunidades que um profissional terá na sua carreira. Para quem deseja aumentar os desafios da sua trajetória é imprescindível ter o conhecimento de outro idioma. É uma ferramenta de grande serventia para ampliar sua capacidade de realização e apresentação de todo o seu potencial. 

Muito além do inglês

Existem diversos idiomas que podem te ajudar a impulsionar a carreira. Muitos acreditam que o inglês já é o suficiente para abrir as portas das grandes empresas. Essa opinião não está completamente equivocada, mas atualmente a língua inglesa já está sendo vista como requisito básico, e não mais como um diferencial. 

As empresas estão buscando pessoas que possibilitem a expansão de seus negócios. Assim, outras línguas podem ser estrategicamente mais importantes para elas. Idiomas como o espanhol, o mandarim, o francês, o italiano, entre outros, são muito-vindos ao currículo. Ser poliglota pode significar a possibilidade de escolher como quer se posicionar no mercado de trabalho

Independência

Conhecer outro idioma faz de você uma pessoa mais independente, pois numa viagem pode se deslocar sozinho. Compreender as placas urbanas e conseguir pedir informações para os locais permite ter mais confiança para circular numa cidade diferente da sua. 

Não é bem mais interessante assistir a uma série sem precisar ler legendas? Além disso, você não precisa mais do uso de tradutores online, afinal eles nem sempre são precisos, não é mesmo?

Conseguir ler uma informação em outro idioma e compreendê-la te ajuda a tornar seu trabalho mais simples e prático. Essa independência permite que você se destaque diante dos olhos dos gestores. Mais uma vez ressaltamos o quanto conhecer outros idiomas, além do inglês, é importante para a sua qualificação. 

Benefícios pessoais de aprender um novo idioma

Além do aperfeiçoamento profissional e da busca por novas oportunidades, aprender um novo idioma proporciona ganhos pessoais que vão auxiliar a evoluir na carreira. Esses benefícios incluem: 

– Melhoria da memória;

– Incremento do potencial cognitivo e na capacidade de se expressar;

– Melhora da sua capacidade de relacionamento interpessoal;

– Ganho de autoconfiança; 

– Conhecimento de novas culturas. 

Aprender um novo idioma: uma ginástica para seu cérebro

A revista Annals of Neurology realizou uma pesquisa com falantes nativos de inglês no decorrer de alguns anos. Algumas dessas pessoas aprenderam um novo idioma ao longo do tempo e outras permaneceram falando apenas inglês. Foi feita a comparação entre os dois grupos e os resultados demonstraram que pessoas bilíngues tiveram um melhor resultado nas atividades cognitivas. 

Entrar em contato com novas informações estimula áreas do cérebro, como a memória, a imaginação e o raciocínio. Isso acontece porque, quando o cérebro recebe informações, aumenta a velocidade com que faz as conexões entre os neurônios. O conhecimento é construído tal qual uma rede que pode ser sempre ampliada. 

As habilidades são ampliadas a partir daquilo que aprendemos. Ao se dedicar a aprender um novo idioma você está aumentando a sua rede de conhecimento e, consequentemente, aumenta sua capacidade cognitiva.

Dessa forma, aprender outro idioma pode significar se tornar mais habilidoso e com um raciocínio mais rápido nas atividades do dia a dia. Certamente para o âmbito profissional é um grande ganho. 

Estudar é fundamental 

O aprendizado implica o estudo. Estudando, se evolui em diversos âmbitos da vida e se potencializa as competências. Estudar leva o indivíduo a um patamar de qualificação que o diferencia dos demais, tornando-se indispensável para que as organizações alcancem seus objetivos.

Atualmente, é possível encontrar boas opções de cursos de idiomas online, de maneira que você pode estudar no seu tempo vago. Inclusive, há cursos com salas virtuais para que os alunos treinem sua habilidade de conversação. Vale a pena fazer uma boa pesquisa para encontrar uma boa alternativa para dar início aos seus estudos.

Em busca da fluência

Para que o conhecimento de outros idiomas se torne realmente impulsionador para a sua carreira é fundamental investir na busca da fluência. Ser fluente significa que você consegue se comunicar pela fala e pela escrita em outro idioma. Para atingir esse nível de conhecimento em outro idioma costuma ser necessário alguns anos de dedicação.

Quando você gosta de aprender outro idioma esse tempo passa rapidamente. O segredo para tornar o aprendizado uma experiência mais satisfatória é buscar conhecer mais sobre a cultura dos locais que falam essa mesma língua. O seu conhecimento pode te levar muito mais longe no mercado e pode significar a ponte que levará a lugares muito mais impressionantes. 

Este artigo te motivou a iniciar os estudos de um novo idioma? Deixe seus comentários a respeito!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds