A diferença entre plano e modelo de negócio

homem com notebook e plano de negócios

© Depositphotos.com / peshkova Plano e modelo de negócios são dois métodos complementares e que são fundamentais para empreendedores que almejam sucesso.

Plano e modelo de negócios são dois métodos complementares que precisam da atenção dos empreendedores que almejam sucesso. Saiba mais sobre cada um deles a seguir:

Plano de negócios

É um relatório ou arquivo que traz a descrição de todas as áreas do negócio. É um método que explica e determina o que faz a empresa, e envolve uma pesquisa completa e densa sobre mercado. O plano de negócios tem como objetivo provar que a ideia é viável financeiramente. Muitas vezes, esse plano é caro e demorado justamente porque compreende uma pesquisa densa.

Alguns aspectos devem estar descritos com meticulosidade em um plano de negócios. São elas: descrição dos produtos e serviços, análise da concorrência, estratégia de marketing, segmento de clientes, distribuição societária, classificação tributária, estrutura organizacional e projeção financeira e de retorno.

Modelo de negócios

Enquanto o plano de negócios “vende” sua empresa e mostra o quanto de retorno ela pode trazer, o modelo de negócios serve para mostrar aos sócios quais são as expectativas de crescimento e desenvolvimento da empresa. O modelo de negócios é uma apresentação visual que permite a avaliação do negócio como um todo, em uma única folha.

Além de ter uma apresentação mais leve e suave, o modelo de negócios deve contemplar temáticas como: segmento de clientes, oferta de valor, canais, relacionamento, fontes de receita, recursos, atividades, parcerias e estrutura de custo.

O modelo de negócios se encaixa melhor às necessidades de empresas novas, pois não precisa de uma pesquisa tão profunda e específica. Ele parte do princípio que sua empresa detectou uma demanda e um nicho de mercado a ser explorado, mas ainda não consolidou os métodos para resolvê-la.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010