
© Depositphotos.com / peshkova Plano e modelo de negócios são dois métodos complementares e que são fundamentais para empreendedores que almejam sucesso.
Plano e modelo de negócios são dois métodos complementares que precisam da atenção dos empreendedores que almejam sucesso. Saiba mais sobre cada um deles a seguir:
Plano de negócios
É um relatório ou arquivo que traz a descrição de todas as áreas do negócio. É um método que explica e determina o que faz a empresa, e envolve uma pesquisa completa e densa sobre mercado. O plano de negócios tem como objetivo provar que a ideia é viável financeiramente. Muitas vezes, esse plano é caro e demorado justamente porque compreende uma pesquisa densa.
Alguns aspectos devem estar descritos com meticulosidade em um plano de negócios. São elas: descrição dos produtos e serviços, análise da concorrência, estratégia de marketing, segmento de clientes, distribuição societária, classificação tributária, estrutura organizacional e projeção financeira e de retorno.
Modelo de negócios
Enquanto o plano de negócios “vende” sua empresa e mostra o quanto de retorno ela pode trazer, o modelo de negócios serve para mostrar aos sócios quais são as expectativas de crescimento e desenvolvimento da empresa. O modelo de negócios é uma apresentação visual que permite a avaliação do negócio como um todo, em uma única folha.
Além de ter uma apresentação mais leve e suave, o modelo de negócios deve contemplar temáticas como: segmento de clientes, oferta de valor, canais, relacionamento, fontes de receita, recursos, atividades, parcerias e estrutura de custo.
O modelo de negócios se encaixa melhor às necessidades de empresas novas, pois não precisa de uma pesquisa tão profunda e específica. Ele parte do princípio que sua empresa detectou uma demanda e um nicho de mercado a ser explorado, mas ainda não consolidou os métodos para resolvê-la.
Gostou do artigo? Deixe seu comentário!

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.