Saiba quais são os 7 tipos de franquia existentes

franquias

O sucesso de uma franquia está diretamente ligado ao seu tipo de negócio e, por isso, é importante conhecer os diferentes tipos de franquia.

O modelo de negócio de franquias baseia-se na licença de uso de determinada marca. Para isso, o franqueado conta com todo o know-how, infraestrutura, processos e produtos/serviços desenvolvidos por um franqueador — que geralmente é uma marca já consolidada no mercado. Esse modelo é indicado para quem deseja iniciar um negócio já estruturado, com atividades testadas e que já possua reconhecimento dos stakeholders.

O franqueado pode optar por diferentes tipos de franquia e, para escolher o mais viável para o seu negócio, ele deve levar em consideração aspectos como: estratégias, local de atuação, possibilidade de expansão, entre outros fatores relevantes. Neste artigo, você vai conhecer melhor os tipos de franquia existentes e os benefícios que esse modelo de negócios oferece. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

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7 tipos de franquia

Conheça os 7 principais tipos de franquia existentes e as características que os diferenciam.

1. Franquia individual

Nesse tipo de franquia, não existe a possibilidade de divisão de espaço para outras franquias, ou seja, o franqueado deve ser exclusivo de apenas uma marca. O ponto comercial é escolhido a partir de especificações capazes de receber o negócio em questão, de acordo com as características do negócio. É importante lembrar que as unidades de uma franquia devem ser padronizadas, a fim de manter a unidade de toda a cadeia de estabelecimentos.

2. Franquia unitária

Em um local preestabelecido, o franqueado tem exclusividade de atuação. Nesse caso, dependendo dos recursos financeiros, do desempenho e da atuação, é possível adquirir outras franquias unitárias. Trata-se de um modelo bastante comum nos centros comerciais e shoppings centers, por exemplo.

3. Franquia shop in shop

Caracterizada por um ponto comercial cujo proprietário deseja dividir o espaço com uma franquia de ramo diferente. Em outras palavras, a franquia funciona em um estabelecimento já existente. O objetivo desse tipo de franquia é alavancar um negócio existente e possibilitar que o empresário tenha uma segunda fonte de renda. Assim, o franqueado incorpora ao seu estabelecimento uma marca de outro segmento, no mesmo espaço comercial.

4. Franquia master

A franquia master representa a possibilidade de terceirização ou implementação de outras unidades de franquia em uma região específica. Para tanto, o franqueado recebe uma parte do valor dos royalties e da taxa de franquia. Nesse sentido, o empresário recebe pela operação da franquia e pelo retorno proporcionado pelas comissões das franquias comercializadas na região.

5. Franquia mista

É a franquia que comercializa produtos e serviços simultaneamente. O franqueado, nesse caso, é um fornecedor e o franqueador é responsável pela distribuição dos produtos e serviços.

6. Franquia de distribuição

Nesse modelo, não são cobrados royalties e taxa inicial de franquia, pois o franqueado remunera a franqueadora pela venda dos produtos/serviços. Em outras palavras, ele é apenas um distribuidor dos itens comercializados.

7. Microfranquia

A microfranquia está entre os modelos mais procurados por quem deseja ingressar na vida de empreendedor, mas não sabe como fazê-lo. Nesse sistema, são considerados microfranquias os negócios cujo investimento inicial não ultrapassa a marca de R$ 80 mil. O custo de operação desse tipo de franquia também tende a ser mais barato, podendo ocorrer na própria residência do franqueado. É um modelo atrativo por não demandar um alto capital inicial.

Áreas de franquia que estão em alta

Ao escolher o tipo de franquia, o empresário deve analisar o produto/serviço que está oferecendo, quem é o seu público alvo, qual é o perfil dos seus colaboradores, qual é a localização geográfica da empresa e como são os seus processos. Desse modo, ele poderá identificar qual é o modelo mais adequado para que o seu negócio seja um sucesso. É uma decisão complexa a ser tomada, justamente por tantos fatores que devem ser levados em consideração.

Hoje em dia, existem franquias em basicamente qualquer área de negócios. No entanto, há algumas delas que estão em alta agora, ou que já são bastante populares no mercado brasileiros. Alguns exemplos são: escolas de idiomas, assessórios pessoais, calçados, hotelaria e turismo, alimentação, cosméticos, livrarias e vestuário.

Benefícios dos sistemas de franquias

São diversos os motivos que levam as pessoas a recorrem às franquias como modelos de negócios, especialmente quando estão no seu primeiro empreendimento. Confira os principais benefícios desse sistema:

  • Sistema de negócios já testado, sem a necessidade de experimentações e com poucos riscos mercadológicos;
  • Plano de negócios pronto e estruturado;
  • Elevado índice estatístico de sucesso, em comparação com negócios próprios;
  • Suporte, auxílio e orientações gerais prestadas pelos franqueadores aos franqueados — sobretudo em marketing, vendas e finanças;
  • Auxílio para encontrar um bom ponto comercial;
  • Rentabilidade escalável, com boas possibilidades de expansão;
  • Credibilidade já existente em marcas conhecidas do público, sem a necessidade de construir uma marca própria do zero;
  • Rede de fornecedores já existente, evitando a necessidade de pesquisas de mercado e proporcionando confiança e ótima relação custo-benefício;
  • Plano de marketing e comunicação já pronto e definido, permitindo que o franqueado se dedique ao negócio em si, e não à sua divulgação;
  • Processo ágil e padronizado em todas as etapas até a inauguração: compra do ponto comercial, regularização da documentação, instalação da infraestrutura, contratação e treinamento de funcionários etc.

Conclusão

Para concluir, podemos compreender que há diferentes modelos de franquia, que variam de acordo com o porte, modelo de negócios, segmento de atuação, pagamento de royalties, entre outros aspectos. O importante é conhecer bem as características de cada modelo existente e de cada segmento de atuação, de modo que você possa tomar uma decisão estratégica. Com planejamento e responsabilidade financeira, certamente será possível usufruir de todos os benefícios que as franquias oferecem.

E você, ser de luz, está pensando em abrir uma franquia? Já analisou qual modelo é o mais viável para o seu negócio? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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