Investidor Anjo – Quem é e qual a sua importância?

Investidor Anjo

O investidor anjo é uma figura que pode contribuir muito para o desenvolvimento de uma empresa.

Se você ouviu falar sobre investidor anjo e ficou sem saber o que isso significa, neste artigo irá tirar todas as suas dúvidas. Para adiantar o assunto, saiba que se trata de uma pessoa que possui um patrimônio considerável e que investe em pequenas empresas, chamadas startups, em troca de uma participação no negócio. Siga a leitura e saiba mais.

Entenda o que é um Investidor Anjo

Quando uma empresa está começando, ela precisa de capital para ser investido em sua estruturação, em tecnologias, melhorias no produto, entre outros aspectos. Há quem recorra a empréstimos em bancos, que devem ser pagos da mesma forma como ocorre com outros tipos de financiamentos, com parcelas mensais, e outros empreendedores que entram em um acordo com um investidor anjo.

Como mencionado no início, um investidor anjo costuma ser uma pessoa já bem sucedida, que pode assumir certos riscos financeiros e decide apostar em negócios que acredite que possam dar certo e se tornar muito lucrativos. Geralmente, não são pessoas envolvidas com capital de risco e sim que têm alguma outra profissão ou um negócio próprio e desejam contribuir financeiramente e compartilhando sua experiência.

O termo anjo foi emprestado da indústria do entretenimento, pois era a forma como os patrocinadores dos shows da Broadway costumavam ser chamados. Como muitos artistas nem sempre possuíam recursos para realizarem seus shows, o dinheiro ofertado por esses patrocinadores era como caído do céu. Daí veio essa ideia de uma ajuda divina, o que também se aplica aos negócios iniciantes.

Apesar do nome, é importante deixar claro que a ajuda dos anjos não é meramente uma doação e sim um investimento. Afinal de contas, eles tornam-se sócios da empresa e, com isso, passam a ter direito a uma participação nos lucros. Eles aportam seu capital em negócios que acreditam que possam ser promissores, porém, caso as expectativas não sejam confirmadas, a perda não os leva à falência.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Principais características que um Investidor Anjo deve ter

Se você deseja se tornar um investidor anjo ou quer encontrar algum para se tornar parte do seu negócio, veja a seguir quais são as características que deve ter.

Confiável

O investidor anjo é alguém que se torna parte de uma empresa, ou seja, parte do sonho e do empenho de uma pessoa. Sendo assim, é fundamental que seja um indivíduo altamente confiável. Essa relação de confiança é muito importante porque o anjo passará a fazer parte das decisões do negócio. Então, é fundamental que seja alguém que realmente acredite na ideia e não esteja apenas em busca de se beneficiar.

Assumir os riscos envolvidos

Por melhor e mais promissora que seja uma ideia, não há como garantir que um negócio dará certo. Por isso, o investidor anjo deve ser alguém que está disposto a assumir riscos e a trabalhar com empreendedores iniciantes. É claro que, com o suporte de alguém experiente, as chances de sucesso se tornam muito maiores, contudo, é preciso que haja a disponibilidade de fazer parte desse cenário.

Paciente

Assim como não há garantia de que o negócio dará certo, também não existe um prazo para que os resultados aconteçam. Dessa maneira, o investidor anjo precisa ser alguém paciente e não que esteja em busca de retornos rápidos, para esse tipo de objetivo existem outros tipos de investimento mais adequados.

Apoiar os empreendedores iniciantes

Como geralmente os investidores anjo são empresários que já alcançaram o sucesso, uma característica importante é ter esse desejo de apoiar empreendedores iniciantes. É claro que não se trata de uma caridade, pois há o desejo de obter bons resultados, contudo, esse prazer em ajudar também deve estar presente.

Saber trabalhar em equipe

Ao mesmo tempo em que tem mais experiência, o anjo precisa compreender que a empresa já existe e que há pessoas que a criaram. Sendo assim, ele não deve nem chegar querendo dominar tudo e nem se isentar de participar das decisões. O ideal é que o trabalho seja feito em equipe, unindo expertises, experiências e inovação, essa é a essência do processo.

Gostar de ser um empreendedor anjo

Por fim, outra característica importante é gostar de ser um empreendedor anjo. Parece óbvio dizer isso, mas é que se trata de um ponto que deve ser destacado. É preciso mais do que desejar investir em um negócio promissor. Mais do que contribuir financeiramente é fundamental desejar contribuir com ideias, experiências e percepções, ter o prazer de ver o plano se desenvolver e dar certo.

Investidor anjo: vantagens e desvantagens

Se você tem uma empresa e pensa em buscar um investidor anjo, é preciso considerar as vantagens e desvantagens envolvidas. As vantagens são óbvias e foram apresentadas ao longo de todo o artigo, incluem o aporte financeiro, que é muito importante para um negócio iniciante, e a participação de alguém experiente que certamente tem muito a contribuir.

Em se tratando das desvantagens, podemos destacar:

  • Abrir mão de parte da sua empresa, já que o investidor anjo se tornará seu sócio;
  • Não ter mais total autonomia para tomar decisões e precisar da concordância do novo sócio;
  • É comum que os investidores entrem com uma visão diferente dos fundadores do negócio, o que pode gerar divergências;
  • Não é uma opção válida se deseja administrar o seu negócio durante muito tempo sem abrir mão do controle;
  • Por mais que seja uma transação que envolve riscos, os investidores anjo farão o possível para minimizá-los ativamente. Eles não irão apenas fazer o aporte e acompanhar e sim participar.

Quando se trata de vantagens e desvantagens, é válido lembrar que cada um deve analisar sua situação e, assim, verificar qual lado pesa mais. Se concluir que realmente será interessante contar com o suporte de um investidor anjo, siga em frente. Se, por outro lado, achar que não, existem outras maneiras de conseguir o aporte que precisa para dar segmento ao seu projeto.

Você já teve alguma experiência em relação ao assunto, seja recebendo um investimento ou atuando como um investidor anjo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo com seus amigos empreendedores!

Imagem: Por Alexander Supertramp

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.





*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010