Melhores profissões para pessoas introvertidas

Pessoas Introvertidas Profissões para Pessoas Introvertidas.

 

Você é introvertido(a)? Se não for, conhece alguém próximo com essa característica? É comum encontrar pessoas introvertidas no dia a dia profissional. Porém, nem todos que possuem essa característica podem estar no cargo correto. Quer saber quais são as 12 profissões mais indicadas para quem é introvertido? É só continuar lendo o texto! 

Existem alguns tipos de profissões que são muito indicadas para pessoas extrovertidas, tais como ator/atriz, porta-voz, relações públicas e gerente de comunicação. Isso não quer dizer que pessoas introvertidas não podem se dar bem trabalhando nelas, qualquer um que quiser, tiver condições para estudar e se esforçar, pode ser o que quiser, profissionalmente falando. 

Esse pensamento também vale para as profissões indicadas para quem é introvertido. Vamos mostrar uma lista com elas abaixo, mas isso não quer dizer que os extrovertidos não possam se dar bem. 

Faça parte de um time seleto de pessoas que decidiram mudar de vida!
Acesse gratuitamente meu curso “Introdução ao Coaching” e potencialize-se!

A escolha foi feita baseada no perfil dos introvertidos, que envolve características relacionadas à observação, reflexão e intensidade. Na prática, isso significa que, na maioria dos casos, o introvertido prefere interpretar os fatos antes de agir e não gosta de conversas superficiais. Ainda é interessante lembrar que esse tipo de personalidade não gosta de multidões e prefere reservar algumas das conclusões somente para si próprio. 

Pensando nisso, você vai conferir uma lista com ideias de cargos que exigem atenção, criatividade, menos trabalho em grupo e até solidão. Com isso claro, venha conhecer quais são os 12 tipos de trabalho mais recomendados para quem é introvertido:

  1. Intérprete ou tradutor: para a maior parte das pessoas, o estudo de línguas estrangeiras e o desenvolvimento de um trabalho com elas exige silêncio e atenção. 
  2. Revisor: é comum ver os revisores concentrados no documento que precisam conferir. A maioria deles prefere estar atento ao que está lendo para evitar o erro. 
  3. Bibliotecário: quem trabalha com biblioteconomia está sempre atento aos padrões de organização da informação para que ela fique clara para o público final.  
  4. Contador: os funcionários relacionados à contabilidade devem estar atentos aos números e cruzamentos de dados para fazer as melhores análises. 
  5. Analista de Qualidade: esse tipo de profissional deve se atentar para encontrar possíveis falhas ou pontos fracos em um processo. Caso ele não esteja 100% concentrado, pode deixar passar um ponto importante.
  6. Arquivista: esse tipo de profissional deve ter muita atenção para organizar os dados que é responsável. Somente dessa forma, qualquer outra pessoa pode procurar e encontrar facilmente.
  7. Designer: quem é dedicado ao design gosta de criatividade e, algumas dessas pessoas, prefere a solidão para encontrar as referências corretas e poder aplicá-las da melhor forma possível. 
  8. Programador: os programadores, na maior parte das vezes, estão extremamente concentrados em códigos. Assim, eles conseguem formular pensamentos mais complexos e colocarem as coisas para rodarem. 
  9. Instrumentista: quem trabalha nessa área lida com a instalação e calibração de instrumentos de controle, medição e outros. Portanto, qualquer detalhe errado pode causar um grande estrago. Imagine o nível de atenção que estes profissionais devem ter! 
  10. Massoterapeuta: usando técnicas ocidentais e orientais, esse profissional deve causar a sensação de relaxamento no cliente. Um ponto do corpo pressionado de forma incorreta pode causar uma dor desnecessária. 
  11. Redator, copywriter ou escritor: escrever um bom texto para qualquer que seja o objetivo exige pesquisa e muita atenção. Para muitos, a hora da escrita não é para ficar conversando com ninguém. 
  12. Mergulhador profissional: mergulhar no mar com certeza é um trabalho solitário e que exige atenção. Todo o cuidado é pouco para não machucar algum ser vivo. 

Você já conhecia todas essas profissões? Se você tiver mais alguma ideia é só escrever nos comentários no fim deste artigo. 

Ser introvertido é ser tímido?

A resposta para a pergunta acima é não. Como já falamos, uma pessoa introvertida entende e absorve tudo que está acontecendo em volta, mas não externaliza essa informação rapidamente. Ela tem um tempo para fazer isso. Já aqueles que são tímidos possuem dificuldade de se comunicar em diversos tipos de situação, principalmente as que simbolizam pressão de alguma forma. Existem gente que é tímida e fica vermelha ao falar em público, existem aqueles que gaguejam quando estão em uma situação nova e existem outros que realmente passam mal quando a timidez é ativada.

Se você é tímido(a), pode contar com o coaching para lidar com essa característica de uma forma assertiva sem que isso influencie de forma negativa no seu dia a dia. Um dos principais ensinamentos do método é a inteligência emocional, uma forma de gerenciar os seus sentimentos em cenários de pressão. Assim, no lado profissional, por exemplo, você vai conseguir lidar melhor com as suas emoções na hora que um problema aparecer, focando suas energias em estratégias de resolução.

Faça parte de um time seleto de pessoas que decidiram mudar de vida!
Acesse gratuitamente meu curso “Introdução ao Coaching” e potencialize-se!

Os recrutadores devem estar atentos

Sabendo que existem alguns tipos de profissões mais indicadas para quem é introvertido e que existem diferenças entre os introvertidos e os tímidos, é essencial que a área de recursos humanos (RH) esteja atenta na hora de recrutar novos colaboradores. Do contrário, a empresa pode optar por um perfil que não se encaixa muito bem com a descrição da vaga. Além do RH, é importante que o departamento pessoal (DP) também esteja em sintonia com os tipos de perfis contratados, pois podem trabalhar com ações tendo isso em mente. 

Para os profissionais de RH que trabalham com recrutamento e seleção, é interessante conhecer a formação em coaching chamada Consultor em Análise Comportamental. As técnicas ensinadas são essenciais para quem está buscando direcionamentos certeiros para conhecer melhor os colaboradores da empresa em que trabalha.

No fim das contas, essa definição do perfil de cada colaborador ajuda na percepção de diversos pontos positivos e negativos que podem influenciar no dia a dia dele. Portanto, esse processo ajuda na agilização dos processos de recrutamento e seleção, crescimento da produtividade, sustentação de bons índices de clima organizacional e melhor aderência à cultura organizacional. 

Pergunto novamente você é introvertido(a)? Ou conhece alguém que é? Agora que você já sabe mais sobre as pessoas introvertidas e até conferiu algumas ideias de profissões, pode compartilhar a informação com que considera introvertido ou refletir mais sobre o assunto caso essa caraterística te pertença.

 

Copyright: 1016244154 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010