Power Skills: o que são e como desenvolvê-las?

Cubos de madeira com o ícones de Power Skills

Conheça as Power Skills.

Certamente você já ouviu falar a respeito de soft skills e hard skills, habilidades comportamentais e técnicas que combinadas tornam o profissional mais preparado. No entanto, conhece o conceito de power skills? Continue lendo para saber o que são essas habilidades, qual é a sua relevância e como desenvolvê-las. 

Quer saber mais sobre a metodologia do coaching?

Vamos liberar o acesso para você só hoje!

O que são Power Skills?

As hard skills, que citamos acima, consistem em conhecimentos técnicos que demandam uma análise aprofundada para a verificação da competência do profissional. Já as soft skills são habilidades mais subjetivas que dizem respeito à forma como o indivíduo se relaciona com os demais. 

Em um contexto em que o mercado está cada vez mais competitivo, é essencial contar com profissionais que combinem as hard e as soft skills. Logo, o profissional visto como ideal é aquele que possui excelente conhecimento técnico aliado a uma boa comunicação e boa capacidade de relacionamento. É aquele colaborador que agrega à equipe tanto no que diz respeito à produção quanto à integração entre os membros. 

O profissional que é procurado pelo mercado sabe como interpretar os mais diversos cenários de crise, chegando a soluções inovadoras. É alguém que consegue trabalhar bem com a pressão do dia a dia sem deixar que isso o abale. Trata-se de alguém que tem profundo conhecimento técnico somado à inteligência emocional bem desenvolvida. 

Então, as chamadas power skills nada mais são do que a soma entre hard skills e soft skills. Em suma, trata-se de alguém que consegue combinar seus conhecimentos técnicos com boa capacidade de relacionamento interpessoal. Essas habilidades são poderosas para as companhias que desejam se diferenciar em seus segmentos.

As power skills formam um conjunto de habilidades que conferem ao indivíduo grande talento. Quem desenvolve essas capacidades consegue se colocar de forma muito mais segura diante dos mais variados desafios. Fica a dica de que é possível desenvolver essas ferramentas para se tornar um profissional ainda mais relevante para o mercado.

Conheça as Power Skills

As chamadas power skills são constituídas por sete diferentes habilidades complementares entre si. Confira a seguir quais são essas competências que têm grande potencial para transformar a equipe de colaboradores. 

1. Habilidade de energia: solucionar problemas 

Também chamada de proatividade, essa habilidade consiste em visualizar um problema como uma oportunidade. Quando algo difícil surge, essa pessoa percebe que pode aprender e se desenvolver durante a jornada de solução da questão, ela não se esquiva e nem adia o que precisa fazer.

2. Habilidade de poder: tomada de decisões inteligentes

Caracteriza-se por ser a capacidade do indivíduo de projetar cenários futuros, tomando por base análises completas. A partir dessa projeção, o indivíduo consegue tomar decisões mais inteligentes que reduzem os impactos negativos e problemas. Trata-se de um colaborador ágil para atender as demandas dos gestores. Desenvolver essa habilidade ajuda a desenvolver o instinto que o conduzirá na direção certa.

3. Habilidade de poder: julgar com base em critérios corretos

Essa habilidade complementa a anterior. O indivíduo que consegue entender quais são os critérios corretos para julgar, tem mais facilidade para tomar decisões corretas. 

4. Habilidade de poder: boa comunicação

Quem tem facilidade para se comunicar tem grandes chances de conquistar uma posição de destaque dentro das empresas. Isso acontece porque essas pessoas são mais procuradas para ajudar na solução das mais variadas questões. Uma boa comunicação contribui, ainda, para a compreensão de como lidar com diferentes perfis de pessoas. 

5. Habilidade de energia: realizar autogestão

A capacidade de autogestão é um traço bem desenvolvido em pessoas que têm a inteligência emocional bem desenvolvida. Basicamente, é a habilidade de conseguir lidar bem com situações adversas, impedindo que elas saiam do controle. Geralmente, quem faz essa autogestão consegue chegar a respostas satisfatórias para problemas sozinho e com certa facilidade. 

6. Habilidade de poder: saber colaborar

Trabalhar bem em equipe é crucial para a construção de uma relação satisfatória com os colegas e gestores. Aquele que têm essa capacidade consegue identificar em si e nos demais os pontos fortes e fracos que podem ser melhorados. Assim contribuem efetivamente para o engajamento da equipe.

7. Habilidade de poder: visão abrangente

Finalizando a lista de power skills temos a habilidade de visão abrangente. Significa basicamente conseguir enxergar além do que está sendo apresentado. É uma habilidade mais voltada para o campo das soft skills. No entanto, pode ser desenvolvida por meio de mentoria e treinamentos. 

Ter uma perspectiva ampla não se restringe apenas a enxergar tudo o que está acontecendo na empresa. Também diz respeito a enxergar o que está fora dos muros da empresa, chegando ao contexto de inserção da marca. Esse indivíduo consegue entender como a companhia está impactando e sendo impactada pelo cenário econômico e demais fatores externos. 

Como desenvolver as Power Skills?

O desenvolvimento das power skills pode e deve ser incentivado pelas empresas. Entende-se que a busca pelo desenvolvimento de habilidades deve ser de responsabilidade do colaborador, mas todos podem sair ganhando. Então, é válido que a companhia se prontifique a desenvolver oportunidades para esse desenvolvimento. 

O RH pode investir em medidas de caráter prática para o desenvolvimento das power skills dos seus profissionais. Entre essas medidas estão a realização de cursos e treinamentos corporativos. Quando os gestores tomam a iniciativa, estão investindo na melhoria dos quadros de profissionais da sua organização. 

Desenvolva as suas Power Skills!

Se você trabalha em uma empresa que não tem essa preocupação, saiba que pode buscar espontaneamente pelo desenvolvimento de suas power skills. Comece analisando quais das habilidades que apresentamos acima você já possui. É importante considerar qual é o grau de desenvolvimento de cada uma das habilidades, quais são melhor desenvolvidas em relação às demais.

Com essa análise você compreenderá no que precisa focar para ampliar os seus bons resultados. As habilidades pouco ou não desenvolvidas precisam começar a ser estimuladas para que você alcance os resultados esperados.

Entre as formas de estímulo está fazer cursos, assistir palestras e trocar experiências com outros profissionais que possam ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Gostou de conhecer mais sobre as power skills? Comente abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63