15 Dicas para conquistar a estabilidade financeira

Muitas moedas empilhadas para bloquear a queda de dominó em uma fileira

Veja 15 Dicas de como conquistar a estabilidade financeira.

Muitas pessoas têm dificuldades de manter as contas em dia, economizar parte do que ganham e não se endividar. Embora pareça um verdadeiro jogo de videogame, em que é necessário se esquivar o tempo todo de raios lasers, é possível ter uma vida financeira estável. 

Se você está entre as pessoas que ainda estão buscando por essa tão sonhada estabilidade, veio ao lugar certo. Prossiga na leitura e confira dicas de como se tornar mais disciplinado, melhorando, assim, a sua estabilidade financeira.

Afinal, o que é estabilidade financeira?

Antes de qualquer coisa, é importante conceituar o que é estabilidade financeira. Em linhas gerais, consiste em equilibrar gastos e ganhos. Ou seja, trata-se de viver bem e com conforto, mantendo todas as suas contas pagas em dia, além de ter uma reserva financeira. Isso parece um sonho distante para você? Saiba que não é! 

Para conquistar a estabilidade financeira é determinante promover uma grande mudança de hábitos em sua vida. É fundamental deixar de gastar sem necessidade com itens supérfluos para construir uma vida financeira mais equilibrada. E como fazer isso? Continue a leitura e confira as 15 dicas que listamos!

15 Dicas de como conquistar a estabilidade financeira

Você deseja ter uma vida financeira mais estável? Veja 15 dicas de como transformar esse desejo em realidade!

1. Tenha um orçamento

Quanto você tem disponível para gastar no mês? Ao responder essa pergunta, terá o seu orçamento definido. Para entender quanto se tem para usufruir é interessante fazer uma planilha com papel e caneta ou usar um aplicativo específico para finanças. 

Liste tudo o que recebe e tudo o que gasta, até valores menores. Assim, conhecerá seus hábitos financeiros e poderá entender o que pode ser cortado para reduzir os gastos. O importante é sempre procurar gastar menos do que se ganha.

2. Tenha prioridades

Enquanto estiver trabalhando e/ou revisando seu orçamento, tenha em mente a importância de estabelecer prioridades. Analise de forma crítica os seus hábitos para entender o que deve ser priorizado. Nem todos os gastos que você tem nesse momento são realmente necessários. 

3. Faça comparações

Entre os gastos prioritários, aqueles que precisam ser mantidos, é possível identificar alguns que podem ser reduzidos. O ideal é pesquisar preços e fazer comparações para tentar reduzir o montante mensal. Escolha as opções com melhor custo e benefício. 

4. Evite compras parceladas

Pagar suas compras à vista evita comprometer seu orçamento futuro com parcelamentos. Inclusive, essa é uma forma de refletir sobre as suas compras antes de realizá-las. Quando se está pensando em comprar algo com maior valor agregado, você pode juntar o valor para comprar à vista, evitando o compromisso com as parcelas. 

5. Envolva sua família

Nesse processo de mudança de hábitos financeiros, é essencial envolver os familiares. Afinal, não adianta uma pessoa se comprometer em economizar se as demais não contribuírem. O ideal é que todos sigam regras definidas em conjunto, visando o bem do futuro da família. 

6. Poupe com planejamento

Você tem dificuldade de poupar dinheiro? O problema pode estar no método utilizado. Ao invés de esperar o final do mês para poupar o que sobrar, é interessante fazer o contrário.

Quando receber seu salário, transfira uma parte para a conta em que irá manter a reserva, deixando o suficiente para pagar suas contas e viver com conforto durante o mês. Inclusive, você pode usar o recurso de poupar de forma automática. Alguns bancos permitem programar valores de transferências mensalmente. 

7. Pague todas as contas ao receber

Para te ajudar a evitar o endividamento mantendo sua estabilidade financeira é interessante efetuar o pagamento das suas contas assim que receber. Ainda que signifique pagar as contas antes do vencimento, é uma boa estratégia para não ter imprevistos. 

8. Tenha uma reserva financeira para emergências

Um dos aspectos mais essenciais da conquista da estabilidade financeira diz respeito a ter uma reserva para emergências. Se o seu carro estragar hoje, você terá como pagar o conserto? Caso perca o emprego, conseguirá se manter nos meses seguintes? Se precisar pagar um tratamento de saúde ou fazer uma viagem inesperada, terá dinheiro? 

O ideal é que essa reserva seja o equivalente a seis meses da sua remuneração ou do valor que você precisa para cobrir as suas despesas. Esse montante irá salvaguardar a sua tranquilidade e evitar um possível endividamento em uma situação desafiadora. 

9. Renda extra

Para muitas pessoas é realmente difícil economizar dinheiro com o montante que ganham. Nesse caso, é interessante buscar uma fonte de renda extra. Um aumento salarial ou uma promoção já ajudam.

Caso isso não seja possível, você pode oferecer aulas de algo que tenha profundo conhecimento, serviços de consultoria, vender produtos feitos por você mesmo, entre outras opções. 

10. Controle os gastos 

Uma das grandes dificuldades para conquistar a estabilidade financeira é gastar descontroladamente. A partir do seu orçamento, verifique em quais categorias pode economizar. Por exemplo, se você faz muitas compras online, tente diminuir a frequência de pedidos e pensar antes de adquirir um novo item. 

11. Elimine dívidas 

Tenha como um dos seus focos eliminar suas dívidas como financiamentos, cartão de crédito e empréstimos. Se for necessário, renegocie os valores para quitá-los o quanto antes. Estude a forma mais estratégica de eliminar suas dívidas. 

12. Faça investimentos 

Investimentos são essenciais para se preparar para imprevistos. Quanto antes você começar, mais retorno terá no futuro. Considere as opções disponíveis para encontrar a mais adequada para você e sua família. Tesouro Direto e Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são os tipos mais seguros de investimento. 

13. Tenha metas

Traçar metas é importante para que você tenha uma motivação para economizar. Coloque no papel quais são seus desejos para o futuro e quais são os objetivos que precisa realizar para tornar suas metas realidade. 

14. Tenha uma conta poupança para lazer

Guardar dinheiro para o futuro é essencial, mas também é positivo ter dinheiro para se divertir. Você está planejando uma viagem no final do ano? Então direcione para uma conta separada um valor mensal que será usado especificamente para o seu lazer. Ao fazer isso evita, inclusive, se endividar com o cartão de crédito durante sua viagem. 

15. Aprenda sobre educação financeira

Educação financeira diz respeito ao conhecimento e uso de técnicas para ter uma relação mais saudável com o dinheiro. Estudando sobre o tema você poderá desenvolver hábitos financeiros melhores, de forma que economizar será uma consequência. Você pode acompanhar conteúdos na internet ou ler livros a respeito.

Aplique essas dicas e conquiste a estabilidade financeira! Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63