Coaching para aprimorar o desempenho – Como ele atua nessa área de nossa vida

Coaching Coaching para Aprimorar o Desempenho – saiba mais

 

O processo de Coaching objetiva ajudar os coachees (clientes) a desenvolver com mais assertividade suas habilidades pessoais e profissionais. Muitas pessoas têm problema para encontrar o equilíbrio em suas vidas porque não aprimoram os conhecimentos que já possuem. Ter mais inteligência emocional e foco para suas ações contribui para uma vida com mais realizações. E o Coaching pode oferecer uma boa base para o seu crescimento como pessoa e profissional, acompanhe!

Entenda como o Coaching pode aprimorar o desempenho

De maneira geral, quem procura pelo processo de Coaching está tentando aprimorar seu desempenho em diferentes áreas da vida. Ter maior autoconhecimento e saber como fazer as perguntas certas a si mesmo, contribui para se tornar alguém com mais certezas diante dos desafios de relacionamento e de realização que surgem cotidianamente.

Os coachees passam a ter um novo ponto de vista, de maneira que têm uma compreensão mais extensa do que está diante de si. Os problemas se tornam menores e menos significativos diante de um conhecimento mais profundo daquilo que se tem dentro de si e que se deseja colocar para fora.

O processo de Coaching permite que o indivíduo acesse questões que estavam profundamente guardadas em seu íntimo, questionando, assim, as suas metas de curto e longo prazo. Em determinados momentos da vida, é crucial fazer perguntas a si mesmo, tentar entender quem se é naquele instante e como se deve ser para alcançar seus objetivos.

Ter uma visão clara de suas certezas, dúvidas, erros e acertos permite fazer uma avaliação mais verdadeira do quadro daquele momento em particular. Assim, fica mais simples tomar decisões com maiores chances de sucesso. A melhora de desempenho acontece exatamente quando se compreende o que não está indo bem e o que precisa ser melhorado.

Atendimento RapidoLigamos pra você!

Concordo com a Politica de Privacidade
Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber contatos via mensagem pelo WhatsApp, e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching e informativos de palestras e cursos do IBC.

Desenvolvendo uma nova estratégia para a vida

Pessoas que vivem o processo de Coaching passam a enxergar a si mesmas com mais clareza e, como reflexo disso, desenvolvem novas estratégias para a vida. É diferente fazer planos pessoais e de carreira tendo uma visão embaçada de quem você é e de quais são seus desejos de realização. Com o real conhecimento do seu interior e dos seus sonhos, fica bem mais simples desenhar uma estratégia baseada em fatos. O coach guia o coachee para uma viagem ao seu íntimo com o entendimento do que significa cada ponto de parada.

Uma pessoa que sabe o que quer de verdade, consegue ter uma linha de raciocínio mais bem fundamentada para alcançar o pleno desenvolvimento. É exatamente por isso que o Coaching permite um aprimoramento de desempenho, pois através das técnicas aplicadas, o indivíduo tem acesso a mais ferramentas para trabalhar a si mesmo.

Como o Coaching ajuda a aprimorar o desempenho

A seguir, você poderá entender na prática como o Coaching pode contribuir para o aprimoramento do seu desempenho tanto no âmbito pessoal quanto profissional. O processo de Coaching é uma forma poderosa de te ajudar a saltar um estágio inicial para os estágios seguintes.

1 – Determinação de metas

O coach desenvolve seu trabalho com base em uma série de perguntas que ele faz para o seu coachee. Essas questões objetivam ajudar esse cliente a entender qual é a sua situação atual, aonde ele quer chegar e quais são as ações necessárias para sair do ponto A e chegar ao ponto B. A partir desse entendimento, se torna mais simples elaborar uma lista de metas, considerando aquelas de curto e longo prazo.

A ideia é estabelecer uma lista de etapas que precisam ser cumpridas para chegar ao resultado final desejado. As metas definidas durante o processo de coaching levam em consideração as mudanças que a pessoa deseja promover em sua vida. É um processo de mudança que possui embasamento em pontos concretos conhecidos através de perguntas que visam fugir de respostas evasivas, pois sempre é possível emendar um “e o que mais?”.

2 – Desenvolvimento de autoconhecimento

Uma das melhores consequências do processo de Coaching na vida dos coachees é o desenvolvimento de um autoconhecimento elevado. Como as pessoas não têm o hábito de questionar a si mesmas, dificilmente conseguem entender sozinhas quais são seus sentimentos mais entranhados. O coach contribui para tirar a barreira que envolve os pontos mais sensíveis de mudança, permitindo que o indivíduo enxergue a si como realmente é.

O autoconhecimento promovido pelo processo de Coaching se destaca por, mais do que levar o indivíduo a se ver como realmente é, ajudar a entender quais são os empecilhos que estão comprometendo o seu crescimento. É bem mais fácil contornar problemas que você sabe que existem, não é mesmo?

3 – Gerenciamento das emoções

O aprimoramento de desempenho de uma pessoa, em qualquer área, depende de aprender a gerenciar emoções com assertividade. O ritmo de vida atual tornou o estresse um companheiro cotidiano para muitos. Conseguir manter seu controle emocional, mesmo diante das situações de maior preocupação, é essencial para ter um desempenho positivo. Tensões podem desviar o foco do que é realmente importante.

Uma técnica que costuma ser utilizada pelo coach na tentativa de ajudar o coachee a ter mais controle sobre suas emoções negativas é a chamada ancoragem. Basicamente, o profissional propõe ao cliente um exercício de imaginação em que ele deve ser transportado para um momento positivo de sua vida. Chegando a esse momento, o coachee então deve vivenciar as sensações de felicidade e tranquilidade.

Quando o coach percebe que o coachee chegou ao estágio máximo de relaxamento, encerra o processo com um gesto simples, como um sinal feito com as mãos, por exemplo. Esse gesto objetiva ancorar aquela sensação e fixá-la como parte um recurso que pode ser utilizado em momentos de tristezas e incertezas.

4 – Busca por desafios

O Coaching contribui significativamente para o aprimoramento de desempenho ao ajudar pessoas a estabelecerem e buscarem desafios em suas vidas. Quem se sente continuamente estimulado tende a ter mais facilidade para se tornar mais eficiente na realização de objetivos maiores e com mais impacto em seu cotidiano. O indivíduo precisa ter desafios para guiar as suas realizações.

Durante o desenvolvimento da lista de metas, é possível para o coach trabalhar com foco na observação de quais são os desejos mais profundos de seus coachees. Direcionar essa busca para um cenário mais desafiador é uma forma de fazer com que a pessoa continue motivada para investir em mudanças reais. Inclusive, é possível ao coach implementar o uso da técnica de patrocínio positivo, em que as conquistas são recompensadas com um elogio ou outra forma de reconhecimento.

5 – Superação da timidez

Uma forma efetiva de aprimorar o desempenho pessoal e profissional dos coachees é ajudá-los a superar barreiras, como a da timidez. Para algumas pessoas, a falta de confiança em si mesmas impede que elas cresçam em suas carreiras ou desenvolvam relacionamentos interpessoais mais profundos. A timidez é um fator limitante de grande impacto para a vida de muitos.

Uma técnica que os coaches podem utilizar para fazer com que seus coachees deixem essa amarra no passado é o ensaio mental. Trata-se de uma técnica em que o indivíduo é convidado a falar a respeito de uma situação que ele gostaria de mudar e como acredita que poderia fazer isso. O coach instiga o cliente a criar um verdadeiro filme mental de como alcançar essa mudança.

A partir do momento em que o coachee se imagina em uma situação perfeitamente ideal, ele conseguirá implementar em sua vida as mudanças necessárias. A pessoa que se vê em uma situação positiva, tende a se sentir mais motivada a superar aquilo que a está impedindo de realizar esse objetivo.

Atendimento RapidoLigamos pra você!

Concordo com a Politica de Privacidade
Ao concordar com a política de privacidade você aceita receber contatos via mensagem pelo WhatsApp, e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching e informativos de palestras e cursos do IBC.

6 – Mudança de pensamento

É fundamental sempre deixar claro que o processo de Coaching não visa dar sugestões de mudanças de vida para os coachees, mas sim ajudá-los a encontrar o caminho mais efetivo para realizar essa transformação. O coach trabalha com o que se chama de escuta ativa com seus clientes, de maneira a entender com detalhes quais são as suas preocupações e aspirações.

Cabe ao coach levar seu coachee para a descoberta da resposta mais relevante para a sua vida. É o próprio indivíduo quem descobre qual é o problema e qual a potencial solução para a questão. É por essa razão que os coaches costumam falar em apenas cerca de 20% apenas do tempo, deixando os outros 80% para que o cliente se manifeste.

7 – Troca de sentimentos negativos por sentimentos positivos

Pessoas que conseguem ter uma visão mais positiva, até mesmo daquilo que lhes causa mais medo, aprimoram seu desenvolvimento porque estão prontas para agir com clareza nos momentos mais diversos. Essa, aliás, é uma das técnicas mais empregadas por coaches, o profissional faz com que seu cliente deixe de associar uma determinada situação com algo ruim.

Por exemplo, algumas pessoas acreditam que apresentar um projeto em uma reunião da empresa é um momento ruim, porque estarão expostas e indefesas diante dos colegas. A melhor maneira de agir em uma situação como essa é atribuir um novo significado para a fala diante dos colegas, fazer o coachee entender esse momento como uma oportunidade, ou seja, algo bom. As pessoas precisam desse momento de mudança de pensamento para que se compreendam melhor e alcancem o seu equilíbrio.

Gostou de saber mais sobre como o Coaching pode ajudar a aprimorar o desempenho? Aproveite para deixar o seu comentário abaixo e compartilhar o artigo em suas redes sociais!

 

Fontes

https://www.institutomarcostito.com.br/coach-conheca-7-tecnicas-de-coaching-para-melhorar-resultados/

http://nmentors.com.br/blog/coaching-como-ferramenta-para-melhorar-o-desempenho-profissional/

 

 Copyright: 1184389591 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

 



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010