Como ser produtivo no trabalho?

Multitarefas

Produtividade não é fazer tudo ao mesmo tempo e sozinho. / Copyright: Sentavio

Quantas vezes você já ouviu de alguém que para ser produtivo é preciso fazer várias coisas ao mesmo tempo? Com certeza não foi uma ou duas vezes, mas sim, diversas vezes. Contudo, antes de absorver esse tipo de “informação”, lembre-se de que na maioria das vezes as pessoas falam coisas das quais elas não entendem. 

Por isso, procure se informar com outras pessoas, pesquise e encontre fontes seguras para resolver o seu desafio de ser ainda mais produtivo. Ou seja, não dê ouvidos a quem não sabe o que diz. Afinal, será que realizar várias tarefas ao mesmo tempo é realmente a forma de ser mais produtivo? 

No artigo a seguir vamos refletir sobre o quanto ser multitarefas pode ou não ser positivo para a produtividade no trabalho. Além disso, também apresentaremos dicas práticas para quem deseja potencializar a sua capacidade de produzir e entregar resultados. 

Multitarefas

Normalmente, as pessoas possuem o hábito de querer resultados rápidos. Com isso, acabam resolvendo tudo ao mesmo tempo, gerando impaciência e nervosismo, deixando de lado o que realmente serviria para realizar um trabalho de excelência. Isso impede o indivíduo de alcançar um resultado extraordinário, reflexo da calma e tranquilidade.

Agindo dessa forma, com pressa e ansiedade para concluir um trabalho, é imaginável que os resultados não serão tão bons quanto se espera. Entenda que não é humanamente possível fazer muitas coisas ao mesmo tempo e conseguir perfeição em todas elas.

Alguma coisa sairá dos trilhos e aquilo que era chamado de produtividade já não existe mais. Outra possibilidade que essa “moda” de multitarefas pode proporcionar é justamente a não realização do que precisa ser feito. 

Ou seja, você possui tantos afazeres em seu poder, que no final de tudo não alcança nada de concreto. Consegue entender que isso não pode ser produtivo? Dificilmente você fará tudo ao mesmo tempo com o máximo de qualidade que cada tarefa demanda. 

Ser multitarefa pode reduzir sua eficiência

Em um contexto onde as pessoas estão cada vez mais focadas em serem multitarefas é interessante os resultados de pesquisas a respeito do tema. Universidades como as de Stanford, Sussex e London chegaram à conclusão de que pessoas que realizam apenas uma tarefa por vez são mais produtivas do que as multitarefas.

A seguir listamos os quatro pontos de conclusão das pesquisas dessas universidades que apontam que ser multitarefas não é positivo para a produtividade:

  • Redução de eficiência e performance – De acordo com a Universidade de Stanford, essa redução ocorre no modo multitarefa porque o cérebro humano só consegue focar em uma tarefa por vez. 
  • Queda do QI – O estudo da London University identificou que realizar diferentes tarefas cognitivas ao mesmo tempo pode reduzir o QI. O efeito é parecido com aquele gerado pela maconha. 
  • Menos empatia – Segundo o estudo da Universidade de Sussex, pessoas que são multitarefas apresentam menor densidade em uma região do cérebro responsável pela empatia e controle das emoções. Contudo, é necessário fazer mais pesquisas para determinar o efeito físico de ser multitarefas no cérebro.
  • Inteligência emocional menos desenvolvida – Um estudo realizado pela TalentSmart identificou que pessoas que apresentam melhor performance em suas atividades tendem a ter a inteligência emocional mais bem desenvolvida. A alta performance é mais comum em quem realiza uma atividade de cada vez. 

Outros fatores prejudiciais de ser multitarefas 

Além desses pontos identificados pelas pesquisas das universidades é interessante apontar que as pessoas multitarefas tendem a se sentir muito cansadas e frustradas. O fato de não focar em apenas uma tarefa faz com que sua cabeça fique trabalhando continuamente.

Tentar fazer mais de uma atividade relevante ao mesmo tempo compromete os resultados alcançados. Com o passar do tempo é normal que o indivíduo multitarefa comece a pensar que está trabalhando muito e realizando pouco. Para se manter motivado é importante ter resultados palpáveis. 

O que fazer para ser mais produtivo?

Existem algumas ações interessantes que podem auxiliar na busca de uma produtividade mais aflorada para você realizar o seu trabalho. É válido lembrar que esse tipo de esforço deve vir de dentro de você.

O máximo que pode acontecer para que se tenha ajuda externa, é se apoiar na motivação das demais pessoas que estão ao seu redor, um líder, um gestor, os colegas de trabalho, amigos e família, por exemplo.

E se você percebeu que o método que tem usado para ser mais produtivo não tem trazido tanta eficiência, confira as dicas e tente usá-las daqui para frente.

  • Dê seriedade ao que verdadeiramente é importante. Acredite, nem tudo é para agora ou para hoje. Reveja as reais necessidades e priorize;
  • Após selecionar o que é mais importante, opte pelas coisas mais fáceis, assim você terá mais tempo para se ocupar com as tarefas mais desafiadoras;
  • Comece a pensar que o seu tempo é dinheiro. Temos mais facilidade de preservar o que assimilamos com valores financeiros. Assim, as coisas fluirão;
  • Anote suas ideias e organize-as de forma que você possa usar aquilo sempre que for preciso. Em outras palavras, evite retrabalho, até mesmo a sua mente deve ser trabalhada e mapeada;
  • Organize o seu ambiente de trabalho, em meio ao caos e desorganização dificilmente você conseguirá que sua mente foque em apenas uma tarefa por vez; 
  • Pare de tomar café ou energético. Isso não será a solução para os seus problemas. Uma alimentação balanceada, uma boa noite de sono e exercícios físicos dará a energia que você precisa para lidar com as tarefas;
  • Defina uma rotina diária e siga o planejado. Organização é um fator extraordinário para o sucesso de uma pessoa produtiva;
  • Controle a ansiedade, escute algumas músicas enquanto realiza o seu trabalho, mantenha-se bem alimentado e beba muito líquido;
  • Faça pausas ao longo do dia de trabalho para respirar, beber água e colocar os pensamentos no lugar. Porém, evite que essas pausas se tornem “passeios” pelas redes sociais. Certamente você perderá a noção do tempo e a concentração; 
  • Aprenda a usar atalhos no teclado do seu computador. Eles servem para otimizar o tempo, aproveite e use-os a seu favor;
  • Tenha o hábito de ter um momento para cuidar de si, pode ser aquela pausa para caminhar (nem que seja no jardim) ou para lavar o rosto. Esses momentos promovem uma reconexão com você mesmo e ajudam a potencializar o seu bem-estar; 
  • Seja decidido. Ficar mudando de ideia só atrasa o seu trabalho. Por isso, tenha em mente o resultado que você pretende alcançar com aquele trabalho e faça acontecer;
  • Não diga ‘sim’ para todos os momentos. Evite horas extras agindo conforme a Lei de Pareto, onde 20% do esforço produz 80% dos resultados, ao invés de conseguir 20% de resultado com um esforço de 80%.

Reflexão sobre como ser produtivo no trabalho

Como estímulo, fique com uma mensagem de Warren Buffett:

“A diferença entre as pessoas bem-sucedidas das pessoas muito bem-sucedidas é que as pessoas muito bem-sucedidas dizem não a quase tudo”.

A questão é que você deve valorizar o seu tempo, não há necessidade de ser legal e “gentil” com todos a todo o momento. Muitas vezes, você deixa de fazer algo que é importante para o seu desempenho, para fazer uma tarefa de outra pessoa. Esse é o momento de parar e refletir: você está sendo justo com você mesmo?

A partir do momento que você decidir se organizar, priorizar suas tarefas e se valorizar, as demais ações vão acontecendo. Com o tempo, aquela pessoa que estava sempre “atolada” de coisas e julgava ser produtiva, deu espaço a uma pessoa verdadeiramente eficaz, produtiva, organizada e com tempo para solucionar qualquer desafio que chegue.

O que você achou das nossas dicas para se tornar verdadeiramente produtivo no trabalho? Deixe um comentário no espaço abaixo com suas experiências e opiniões. Aproveite para compartilhar o conhecimento com os seus amigos nas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010