5 Dicas de como ser uma pessoa melhor com os outros

homem com capa de super herói

Como ser uma pessoa melhor com os outros no trabalho.

Quando se fala sobre ambiente de trabalho e sobre carreira profissional, muitas vezes se destaca a importância de desenvolver habilidades que possam contribuir positivamente com a ascensão e sucesso de colaboradores, líderes e gestores.

Tal preocupação é importante, mas é necessário também pensar em habilidades que melhorem as relações interpessoais com os colegas de trabalho e também com todos que lhe ao seu redor.

Muito se engana quem deixa as relações interpessoais de escanteio quando se trata da própria carreira. Ser uma pessoa que inspira os demais profissionais tem a ver com simpatia, empatia e outras qualidades importantes.

Se você deseja ser uma pessoa melhor no trabalho, confira algumas dicas poderosas que podem te ajudar neste processo!

Atitudes para ser uma pessoa melhor

Ser uma pessoa melhor para aqueles com quem trabalhamos e convivemos diariamente é essencial para receber o melhor de quem nos cerca. Confira 5 dicas que vão ajudar você a ser alguém cada vez melhor, tanto em seu ambiente de trabalho, quanto no âmbito pessoal.

1.   Coloque alegria em suas tarefas

Além do talento e do comprometimento, a alegria é de extrema importância na hora de executar suas tarefas. Um profissional que executa suas atividades com alegria mostra que gosta do que faz e gosta de estar onde está.

Além de todos os benefícios que isso pode gerar, ações como estas aproximam as pessoas. Afinal, quando você vê uma pessoa alegre dá vontade de conhecê-la mais, não é mesmo?

Por isso, seja alguém que faz questão de espalhar bom humor e alegria por onde quer que tenha a oportunidade de circular. E talvez, você esteja pensando “mas, eu não consigo ser feliz o tempo todo” e está certo. No entanto, não se trata, necessariamente, de estar feliz 100% do tempo e sim de oferecer sua melhor face para aqueles que estão à sua volta.

Todos os dias surgem desafios que podem nos tirar do eixo, porém, não podemos deixar que essas situações afetem a forma como nos portamos. Ainda que seja difícil, é válido olhar para as coisas boas e entender que se afetar, ficando triste ou bravo com algo, não ajudará a resolver.

Então, ao invés de ficar irritado com os problemas, busque alternativas para resolvê-los. Se não encontrar solução, saiba que de alguma forma vai se resolver. 

2. Compartilhe conhecimento

Uma reportagem interessante, uma dica de livro, um vídeo que pode contribuir com as pessoas ao seu redor, ou até mesmo uma palestra que acontecerá em sua cidade. Existem várias formas de compartilhar conhecimento com os colegas. 

Sempre que puder, compartilhe algo que possa contribuir positivamente com o crescimento de quem te cerca e com o desempenho das atividades dentro da organização.

Quando você compartilha o que sabe sem parecer arrogante, você demonstra que se importa com todos ao seu redor. Demonstra que deseja contribuir para o seu desenvolvimento e não tem problemas em compartilhar. 

Ao perceber que um colega precisa de ajuda com alguma atividade que você domina, não hesite em auxiliá-lo. Tudo o que você faz em prol dos outros volta de maneira positiva para você mesmo.

Quantas vezes você desejou ajudar alguém simplesmente porque essa pessoa te ajudou? Então, fica a dica de que a forma como você se porta com aqueles à sua volta se transforma na maneira como eles irão te tratar. 

3. Comemore as conquistas dos colegas

Mesmo que não tenha correlação com o trabalho, é importante celebrar as conquistas dos colegas. Quando alguém te conta algo que conquistou, sinta-se honrado e feliz, pois esta pessoa o considera importante e quer compartilhar algo bom com você.

Aproveite a ocasião, celebre o momento de forma sincera e feliz. Isso fará bem, não só à pessoa que está compartilhando uma alegria com você, mas também a você mesmo. Experimente!

Lembre-se, também, de que o momento de comemoração deve ser exclusivo da pessoa. Sendo assim, evite comentar sobre suas conquistas enquanto o outro relata como se sente com aquilo que conquistou.

Quando aprendemos a sentir alegria genuína pelas conquistas alheias, nos tornamos pessoas muito melhores. É fundamental compreender que nem tudo é sobre nós e que o outro também é muito relevante.

Também é preciso valorizar aquilo que o outro conquistou de forma tão árdua. Não deixe de enaltecer, externa e internamente, a vitória do outro. Ressaltamos que as dicas dadas aqui são válidas para se tornar uma pessoa melhor em sua essência e que isso se refletirá para aqueles à sua volta. 

4. Ouça na essência

Quando direcionamos toda a nossa atenção para ouvir o outro, ouvimos na essência. Isso facilita a criação de um ambiente em que a partilha de experiências é bem-vinda.

Outro fator importante: ouvir na essência promove um verdadeiro bem-estar naquele que está sendo ouvido, pois ele sente que está sendo criada uma conexão verdadeira entre vocês e passa a confiar ainda mais em você.

Desenvolva essa habilidade, pois isso lhe ajudará a ser a sua melhor versão, aquela que você mesmo busca e que as pessoas ao seu redor necessitam. Enquanto alguém te conta algo, ouça com o máximo de atenção e mesmo que tenha algo para comentar aguarde. O momento de tecer comentários chegará e você poderá colocar seus posicionamentos. Ouvir de verdade é extremamente importante para ser um bom colega de trabalho e um bom amigo.

Inclusive, ouvir na essência contribui para potencializar os seus resultados de trabalho. Quando você realmente ouve o que os outros te dizem, consegue entender com mais facilidade quais são as tarefas que precisa realizar.

Isso evita retrabalho e ainda te ajuda a ser um colega melhor para quem está realizando projetos com você. Se tem dificuldade de focar no que os outros falam, faça exercícios de escuta ativa. Comprometa-se a apenas ouvir e absorver o que está sendo dito. 

5. Tire um tempo para tranquilizar a sua mente

Sempre que você estiver com algum cansaço, aflito ou com alguma inquietude, pare uns instantes para relaxar e deixar a sua mente mais quieta. Isso te ajudará a manter a serenidade e lidar melhor com eventuais desafios que possam surgir no cotidiano da empresa e da sua vida como um todo. Além disso, quando reserva um tempo para si, você consegue recarregar suas energias para ser uma pessoa melhor consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.

Esse tempo de mergulho silencioso em si mesmo é fundamental para ampliar seu autoconhecimento e inteligência emocional. Quando você compreende como se sente diante de diferentes situações do dia a dia consegue ter reações melhores. Isso se reflete no fortalecimento do relacionamento com as pessoas à sua volta. Todo mundo sai ganhando quando uma pessoa aprende a ouvir e conversar consigo mesmo.

O silêncio interno é um mar de tranquilidade em que você aprende a gerir de forma mais estratégica e inteligente suas emoções. Isso te permitirá se concentrar mais nas suas reações, evitando gerar conflitos com aqueles que te cercam. Algo fundamental para ser uma pessoa melhor para aqueles que o cercam. 

O maior beneficiado desse esforço é você!

Neste processo de mudanças de comportamento, atitudes, e até mesmo de formas de pensar, precisamos entender que os maiores beneficiados seremos nós mesmos. É claro que as pessoas ao nosso redor também sentirão os bons efeitos de tudo isso. Afinal, parte desta missão de ser verdadeiramente alguém melhor a cada dia, tem a ver com a nossa contribuição para que todos cresçam, se desenvolvam e sejam também indivíduos melhores.

Ao fazermos esse movimento, com o passar do tempo, nos sentiremos melhor e bastante orgulhosos de nós mesmos. Ajudar as pessoas ao nosso redor traz uma grande sensação de bem-estar, alegria e satisfação. Sendo assim, talvez esse seja um dos principais motivos para investirmos nessa mudança de mindset, nos tornando, com isso, indivíduos cada vez melhores em nossa jornada evolutiva.

Ser uma pessoa melhor para aqueles que nos cercam significa ser alguém melhor para nós mesmos. Também significa receber dos outros o seu melhor, afinal, de maneira geral, as pessoas agem como espelhos refletindo o que recebem de nós. Se formos o nosso melhor, receberemos o melhor dos outros também. E ainda nos sentiremos felizes com nosso comportamento. 

Esperamos que essas dicas te ajudem a ser uma alguém melhor no trabalho. Mas lembre-se sempre que todas elas podem ser também aplicadas em sua vida pessoal, ou seja, com seus familiares, amigos, em seus relacionamentos amorosos, enfim, por onde quer que você tenha a oportunidade de passar, ok?

Agora que já estamos quase no final, convidamos você a usar o espaço abaixo para compartilhar alguma dica poderosa que tem para ser uma pessoa melhor. E se este conteúdo te ajudou de forma positiva e acredita que poderá ajudar outras pessoas também, compartilhe-o em suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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