Pessoas honestas – Quais são suas principais características?

Conheça quais são as principais características das pessoas Honestas

Quando você ouve que determinada pessoa é honesta, o que vem à sua mente? Falar a verdade, agir de forma correta, ser leal aos outros? Qual é o significado que considera mais marcante? Saiba que ser honesto envolve tudo isso e, especialmente, a honestidade consigo mesmo, de viver de acordo com o que acredita.

Siga a leitura para entender a honestidade de forma mais abrangente e aproveitar para fazer uma autoanálise sobre quais pontos já estão bem desenvolvidos e quais pode melhorar.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

10 Características das pessoas honestas

Veja, a seguir, quais são as características das pessoas honestas, aspectos que determinam seus pensamentos, escolhas e ações. Leia cada uma delas com atenção e reflita em que nível as possui, mas, claro, sem julgamentos, pois a intenção é utilizar essas informações para evoluir e não para se colocar para baixo.

1 – Se conhecem muito bem

Falei anteriormente que a honestidade não se refere apenas à relação com os outros, mas consigo mesmo, porque essa é a base para o comportamento dos honestos, o autoconhecimento. Eles se conhecem muito bem, sabem identificar suas emoções, as origens delas e tudo isso possibilita que se relacionem com os outros de forma mais verdadeira, sem máscaras e aparências.

2 – Sabem o que desejam e o que não desejam

Saber o que se quer é muito importante, entretanto, é preciso, também, ter consciência a respeito daquilo que não deseja para a sua vida em todos os âmbitos: família, amizades, relacionamento amoroso, trabalho. Essa clareza é fundamental para evitar fazer escolhas que não representam a sua verdadeira essência e, consequentemente, manter-se longe da frustração e da insatisfação.

3 – São totalmente avessas a mentiras

As pessoas honestas sabem que não existem mentiras mais ou menos graves, pois sempre serão palavras que vão contra a verdade, nada irá mudar isso. Dessa maneira, além de não tolerarem que mintam para elas, também evitam fazer isso com os outros. Por conta de seu forte compromisso com a verdade, elas podem se mostrar especialmente desapontadas quando percebem que foram enganadas.

4 – Se expressam calmamente

Como têm a consciência de que estão falando a verdade, as pessoas honestas não sentem a necessidade de se exaltarem para provar seu ponto, assim, conseguem se expressar calmamente, sem precisar recorrer a outros recursos. Isso facilita o entendimento e gera conexão, aproximando os interlocutores em vez de afastar, mesmo quando possuem visões diferentes.

5 – Não têm medo de serem rejeitadas por falarem a verdade

Muitos fingem concordar com certas coisas pelo medo de se expressarem e serem rejeitados pelos demais. As pessoas honestas não têm essa insegurança porque sabem que aqueles que não respeitarem suas convicções não merecem sua consideração. Quem tem a honestidade como um valor pessoal se torna mais confiante e seguro em relação a si e aos outros, o que proporciona mais liberdade para ser quem se é.

6 – Entendem que não precisam dar opinião sobre tudo

Algumas pessoas confundem honestidade com expressar o que pensam a todo o instante, mesmo quando o assunto em questão não lhe diz respeito e a verdade é que as coisas não devem ser assim. É preciso saber dosar a honestidade com outro elemento de grande valor, o bom senso, através dele fica mais simples identificar quando deve opinar ou simplesmente seguir adiante.

7 – Dão conselhos verdadeiros em vez de falar o que o outro quer ouvir

Toda a confiança que a honestidade proporciona faz com que as pessoas tenham coragem de dar conselhos verdadeiros aos seus entes queridos em vez de simplesmente falar aquilo que eles desejam ouvir. Afinal de contas, desejamos o melhor para aqueles que amamos e, em certas situações, precisamos abrir os olhos deles para que enxerguem coisas que não estão conseguindo ver. Mas, claro, sempre com muito respeito e escolhendo as palavras certas.

8 – Recebem bem críticas construtivas

Exatamente por serem verdadeiras com as outras pessoas e entenderem que fazem isso para o bem delas, conseguem receber positivamente as chamadas críticas construtivas, que são aquelas que vêm como um incentivo para a melhoria. Isso é ótimo porque torna os relacionamentos mais próximos e positivos, além de trazer benefícios para o trabalho, já que o feedback é uma prática bastante comum nas empresas.

9 – Não mantêm relacionamentos que não estão indo bem

Antes de serem verdadeiras com os outros, as pessoas honestas são sinceras consigo mesmas. Por isso, não costumam manter relacionamentos que não estão indo bem apenas por comodismo ou para manter as aparências. Elas entendem que, por mais que um rompimento seja doloroso, a melhor escolha é sempre seguir pelo caminho da verdade, mesmo que seja mais desafiador.

10 – Guardam os segredos que lhe confiaram

Por fim, além de falarem a verdade, as pessoas honestas sabem quando é hora de permanecerem caladas, pois honram as promessas de guardar os segredos que lhe confiaram. Se você identificou as características desta lista em um amigo, é sinal de que se trata de alguém totalmente digno da sua confiança para se abrir e compartilhar o que achar necessário.

Citações sobre pessoas honestas

Para finalizar, fique com algumas citações sobre pessoas honestas para continuar a reflexão e se inspirar a seguir sempre por esse caminho.

“A honestidade é o primeiro capítulo do livro da sabedoria.” – Thomas Jefferson.

“Cada mentira, na realidade, equivale a duas mentiras: aquela que contamos aos outros e a que contamos a nós mesmos para justificá-la.” – Robert Brault.

“Honestidade é mais do que simplesmente não mentir.  É dizer a verdade, falar a verdade, viver a verdade e amar a verdade.” – James E Faust.

“Nenhum legado é tão valioso quanto a honestidade.”  – William Shakespeare.

“Pessoas honestas não escondem seus atos.” – Emily Brontë.

“Não importa o que você faça, lute por quem você é e seja honesto.” – Bryant McGill.

“Ser honesto pode não lhe render muitos amigos, mas sempre lhe trará os amigos certos.”  – John Lennon

Se este conteúdo fez sentido para você, deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar em suas redes sociais para levar a reflexão sobre honestidade adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63