Qualidades e defeitos: o que nos ensinam?

Qualidades e Defeitos

Qualidades e Defeitos: O que eles podem nos ensinar?

 

É de conhecimento comum que todo ser humano possui qualidades e defeitos. Aliás, atire a primeira pedra aquele que nunca encontrou um defeito em alguém. O mais importante de se ter características consideradas positivas e outras negativas é a possibilidade de aprendizado que elas proporcionam. Para entender mais sobre o assunto é só continuar lendo o texto!

[php_everywhere instance=”2″]

O que as qualidades podem ensinar

Parece que é fácil obter aprendizado com as qualidades, não é mesmo? Só que nada é tão simples assim. Não basta apenas abraçar suas virtudes e esquecer de aumentar o potencial deles um pouco mais todos os dias. Sim, é possível maximizar tudo que é já considerado bom. Imagine que sensacional não apenas ser reconhecida pelas suas características positivas, mas ser um destaque por causa delas.

Por isso, sempre avalie quais são os pontos positivos que você e que os outros consideram em você. Após isso, reflita sobre quais ações você pode tomar para torná-los ainda maiores. Pode ser que seja a hora de fazer uma pós-graduação, um curso complementar, um curso online ou uma formação coaching. Você vai ler mais sobre o coaching nesse artigo. Acompanhe!

O que os defeitos podem ensinar

Muitas pessoas preferem esconder os defeitos do que simplesmente trabalhar para desenvolvê-los de modo que eles se tornem qualidades ou características menos sabotadoras no dia a dia. Faz parte do seu desenvolvimento pessoal usar um pouco do tempo, planejamento e inteligência para entender quais são os pontos negativos que você e que as pessoas a sua volta consideram que possui. É possível que você descubra até novidades nessa reflexão. Nunca se sabe!

Após entender quais são as características que devem ser desenvolvidas, é hora de investir seu esforço para desenvolvê-las. Sua devoção em melhorar a si mesmo será percebido no seu comportamento por você mesmo e por quem convive a sua volta.

Uma das vantagens de conhecer a si mesmo é entender qual será sua reação em determinadas situações. Somente assim, você poderá controlar sua impulsividade ou simplesmente agir de modo diferente. Além de evitar problemas, essas atitudes podem melhorar seu marketing pessoal.

A necessidade do autoconhecimento e do autodesenvolvimento

Saber suas qualidades e defeitos é saber mais sobre si mesmo. Mais do que simplesmente fazer uma lista com esses itens, essa sabedoria significa ter inteligência emocional, capacidade de aprender, habilidade em demonstrar sua sabedoria e ter a mente aberta para evoluir. Isso é autoconhecimento, que deságua no autodesenvolvimento. Basicamente, compreender a si mesmo é também entender como e onde você pode progredir. O progresso deve ser constante. É preciso ter um relacionamento saudável consigo mesmo, acreditando que você é capaz de ser uma pessoa melhor todos os dias.  

A importância do coaching

O coaching apareceu no mundo como uma ferramenta que empodera pessoas. Não é a toa que o método está ficando cada vez mais famoso no mundo, movimentando mais de US$ 2,3 bilhões. São técnicas variadas exploradas em diferentes tipos de formação que contribuem de forma positiva para que o coachee (cliente) evolua tanto na vida pessoal quanto profissional. Faz parte do método ensinar sobre o exercício do autoconhecimento, autodesenvolvimento, inteligência emocional, construção de uma nova perspectiva de mundo, ressignificação e muito mais.

Tamanha grandiosidade de sabedoria pode ser transmitida com êxito pelos profissionais coaches do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) por meio das formações. O curso Professional & Self Coaching (PSC), por exemplo, é o mais completo e moderno do Brasil no tema. Com 180 horas de puro conhecimento, o PSC irá levar você para outro nível, fazendo com que você seja uma pessoa que se destaca tanto fora da empresa, quanto dentro do trabalho como um profissional de alto desempenho.

Após terminar a formação, você terá seis certificados, que são: self coach, life coach, extensão universitária, leader e analista comportamental. Então, com esse aprendizado, também é possível se tornar um coach e ajudar a outras pessoas.

O conteúdo exclusivo varia entre a explicação profunda da história do coaching, processo evolutivo, código de ética, processo de identidade, princípios da psicologia positiva e da programação neurolinguística, autoconhecimento, autodesenvolvimento, patrocínio positivo, feedback 360°, liderança, inteligência emocional, campo relacional, crenças limitadoras entre muitos outros temas!

Outra formação bem interessante é a Leader Coach Training (LCT), ideal para os profissionais que já são líderes de alta performance ou para aqueles que pretendem ser. O LCT irá ensinar sobre os quadrantes da liderança, como desenvolver uma nova filosofia para obtenção de resultados humanizados, como usar o coaching todos os dias, como desenvolver suas habilidades de comunicação e quais ações e discursos ajudam a melhor o índice de satisfação de qualidade de vida no trabalho e a aderência à cultura organizacional. Após o curso, será possível verificar uma evolução na produtividade, comprometimento com as metas, crescimento das avaliações positivas da área e da empresa, retenção de talentos, além do aumento da satisfação pessoal e profissional da equipe.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

A formação Coaching em Vendas também do Instituto Brasileiro de Coaching é perfeita para o colaborador da área comercial ou de vendas que está buscando por maneiras de se tornar um profissional melhor. Com muita transmissão de conhecimento a respeito de persuasão, auto liderança, agilidade para tomar decisões, capacidade de ouvir na essência, construção de uma relação de confiança com o cliente, percepção de visão sistêmica, gestão eficaz do tempo, desenvolvimento de um planejamento estratégico assertivo e muito mais. Após passar por esse curso, o coachee será capaz de enxergar as qualidades em cada membro da equipe para fazer com que elas sejam potencializadas e terá mais habilidades para dar feedback construtivo. A empresa sentirá resultados melhores em menos tempo, diminuição do nível de estresse, desenvolvimento de uma cultura de alta performance, melhora do clima organizacional e crescimento do engajamento do time.

No artigo de hoje você sobre leu sobre a importância de aceitar que todos possuem qualidades e defeitos e que todos devemos nos atentar para desenvolvê-los de forma diferente. Agora você é capaz de dizer quais são seus pontos positivos e negativos e o que você faz com essas informações? Comente abaixo para eu saber!

 

Copyright: 760359730 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stockbroker

[php_everywhere instance=”1″]

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010