Você conhece a "Andragogia"? Entenda o conceito e como é aplicado nas empresas

Pessoa dando aula

Entenda o que é Andragogia.

Por trás do nome um pouco estranho, está uma ciência encantadora e voltada para adultos que desejam aprender. A andragogia é a arte de ensinar adultos, criada pelo educador estadunidense Malcom Knowles. O termo tem origem na língua grega e literalmente significa “ensinar para adultos”. Mas, o que a difere de outras técnicas e ciências de ensino?

Diferentemente das crianças, os adultos são alunos que já possuem experiência de vida. Portanto, procuram adquirir conhecimento que possa contribuir positivamente em suas vidas. Conhecimento esse que fará a diferença no cotidiano, que tenha aplicabilidade em suas rotinas. Neste sentido, a andragogia busca ensinar os adultos respeitando sua independência e autogestão em um ambiente próprio para recebê-los. 

A relação com o professor também é diferente. Aluno e professor são indivíduos na mesma faixa etária e, provavelmente, com a mesma experiência de vida. O professor se torna um facilitador no processo de aprendizagem do aluno. Além disso, a andragogia permite uma troca maior de experiência entre aluno e professor, fazendo do aprendizado uma via de mão dupla.

O que é andragogia?

Hoje em dia, estamos o tempo todo disputando a atenção das pessoas à nossa volta com os smartphones. Tornou-se necessário para os profissionais de educação encontrar formas de captar e manter a atenção dos alunos nos ensinamentos dentro da sala de aula.

No caso de alunos crianças e adolescentes, as técnicas e metodologias utilizadas fazem parte da Pedagogia. Já os professores que trabalham ensinando adultos, se valem dos recursos oferecidos pela andragogia.

Como explicamos no início do artigo, a andragogia é a vertente educacional focada no ensino de adultos. Esse conjunto de ferramentas educacionais pode ser usado nos âmbitos pessoal, social, político e empresarial. Os focos dessa área estão na motivação, autoconhecimento e valorização da experiência dos alunos. O trabalho aproveita os acontecimentos do dia a dia para a difusão dos conteúdos.

O aprendizado voltado para alunos adultos pode e deve ter caráter mais consciente, sendo disseminado de forma mais madura. O ensino se torna mais efetivo quando aproveita o que o aluno tem para oferecer. O desenvolvedor desse conceito foi o educador norte-americano Malcolm Shepherd Knowles.

Na década de 1970, Knowles definiu esse conceito como sendo a arte ou ciência da orientação dos adultos para a aprendizagem. Contudo, o responsável pela criação do termo foi o professor alemão Alexander Kapp, que usou essa palavra pela primeira vez em 1833. Porém, a alcunha de “Pai da andragogia” é atribuída a Knowles até os dias atuais. 

Pilares da andragogia

Anteriormente, explicamos o conceito e as suas características mais relevantes. Para entender mais a respeito desse termo, é essencial conhecer também os seus pilares. Malcom Knowles, ao criar a andragogia, estabeleceu seis importantes premissas. São elas:

1. Porque conhecer, porque aprender

Para que o adulto aprenda de verdade, é preciso que ele entenda e saiba qual a real necessidade deste processo. Os benefícios e vantagens do processo de aprendizagem precisam estar claros. Os alunos adultos tendem a se mostrar resistentes a aprender algo em que não identificam uma aplicação prática. 

Para crianças e adolescentes, aprender algo novo pode ser estimulante, ainda que não entendam exatamente o porquê. Knowles reforça que é necessário que o professor de alunos adultos foque também na apresentação da relevância e uso dos conhecimentos que serão apresentados. 

2. Autonomia do aluno

Um aluno adulto tem total ciência da autonomia que tem sobre a sua vida. Portanto, é importante respeitar a autonomia do aluno, bem como a sua capacidade de tomar decisões e autogestão.

É importante que o educador de alunos adultos se atente para a diferença entre eles e os alunos de outras faixas etárias. Crianças e adolescentes não estão no comando de suas vidas e não vivenciam experiências do mundo adulto. 

3. A experiência é importante

Técnicas de educação que somente transmitem conhecimento não são aplicáveis para indivíduos autônomos e com experiência de vida. Por isso, é preciso aliar o conhecimento aos desafios do cotidiano.

Estudos de casos e exercícios de simulação são bem vindos também. Uma estratégia interessante para conquistar a atenção dos alunos adultos é trazer para dentro da sala de aula as suas experiências cotidianas. 

4. Engajamento na aprendizagem

A partir do instante em que o aluno tem consciência da contribuição do aprendizado em seu cotidiano, ele se engaja com maior afinco nos estudos. É preciso compreender como os conteúdos se encaixam na realidade vivenciada pelo aluno. 

5. Foco na vida real

Por serem alunos com experiência de vida, adultos têm seu olhar voltado para aquilo que remete ao seu cotidiano e que possa contribuir para torná-lo melhor. Para os alunos adultos é preciso enxergar claramente como o conhecimento que lhes é oferecido traz benefícios para a sua rotina. 

6. Motivação para aprender

Por ter esse olhar voltado para a sua realidade, o adulto busca motivações que vão além da aprendizagem em si. Promoções de trabalho, reajustes salariais, aumento da autoestima são fatores que os motivam a buscar novos conhecimentos.

Como o conceito de andragogia é aplicado nas empresas? 

Com base nessas premissas, é possível perceber que a andragogia tem muito a contribuir para o ensino em empresas. Trata-se de uma forma eficaz de treinar os colaboradores de maneira direcionada, eficaz e objetiva. Portanto, na hora de promover treinamentos, cursos e demais formações, utilize as premissas acima citadas e garanta uma aprendizagem eficiente.

O preparo dos profissionais deve levar em consideração a sua experiência pessoal para ser benéfico para os colaboradores e para a organização. Além de ser um conceito potencialmente aplicado aos treinamentos, pode ser considerado como um norte para o estabelecimento de relacionamentos entre as equipes. 

O líder deve se colocar em uma posição de educador em alguns momentos e não pode se esquecer jamais que seus liderados já são adultos. Sua metodologia de trabalho deve buscar a aproximação e a captação da atenção dos seus colaboradores. Os membros da equipe devem compreender por que precisam realizar as tarefas que lhes foram incumbidas.

O processo de trabalho se tornará muito mais leve e produtivo se a liderança aplicar no dia a dia as premissas da andragogia. Os profissionais da sua equipe podem oferecer contribuições bastante ricas e relevantes para o crescimento da companhia. 

E você, o que pensa a respeito da andragogia? Acredita que é uma técnica eficiente? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, compartilhe em suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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