Conheça o conceito de Employer Branding para atrair os melhores talentos do mercado

Conceito de Employer Branding

Employer Branding é uma ação que se baseia em promover a imagem das empresas para atrair e manter grandes profissionais motivados a vestir a camisa da organização.

Employer Branding é uma estratégia que consiste em promover a imagem das empresas para atrair e manter grandes profissionais interessados e motivados a trabalhar nelas. Trata-se de uma ação muito importante, uma vez que manter os melhores profissionais pode ser um grande desafio para as organizações.

Essa dificuldade aumenta em momentos de crise. Para isso, é determinante cultivar uma imagem positiva que ajude a reter talentos. Continue lendo para entender mais sobre o tema. 

Fatores que dificultam a retenção de talentos

Antes de falar especificamente sobre o conceito de Employer Branding, é interessante pontuar os fatores que dificultam a retenção de profissionais. Dentre esses fatores ganham destaque a insatisfação com o trabalho, falta de investimentos em capacitação e salários pouco competitivos. 

Um ou mais desses elementos são motivos relevantes para que os profissionais desejem sair do emprego. Os profissionais com potencial estão sempre em busca de oportunidades melhores, esse é um movimento natural. Porém, é sempre possível fazer com que eles mudem de ideia por meio da resolução dos problemas apontados pelos colaboradores.

O que é Employer Branding?

A tradução livre do termo Employer Branding é “marca do empregador”. Consiste em um conjunto de técnicas e ferramentas utilizados para criar uma percepção positiva da marca enquanto local de trabalho.

O mercado corporativo está cada vez mais competitivo, pois há mais condições para o surgimento de um número significativo de empresas. Dessa forma, é determinante que as companhias consigam conquistar e reter os principais talentos do mercado.

O capital humano é o principal bem que uma organização possui e deve ser entendido como um recurso único. Quanto mais talentos se têm em seus quadros, mais diferenciais são criados diante do seu segmento. 

Trata-se de uma estratégia de branding, cuja finalidade é reforçar o quanto é positivo trabalhar em determinada companhia. Com esse fortalecimento da imagem, mais profissionais ambicionam trabalhar na organização. Colaboradores mais talentosos são atraídos para o quadro profissional. 

Se a estratégia de Employer Branding é bem realizada, a companhia passa a ser vista como uma excelente opção para a carreira. Mais do que um bom ambiente organizacional, o empreendimento é entendido como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento.

Os candidatos que disputam as vagas das empresas com Employer Branding tendem a ser mais bem qualificados e talentosos. Assim se torna possível construir equipes de alta performance. 

Employer Branding: impactos relevantes

Dentre os impactos positivos que a estratégia de Employer Branding gera estão: 

– Retenção de talentos e maior segurança dos quadros de colaboradores;

– Redução de custos de recrutamento

Reter talentos e ser uma empresa que atrai os profissionais reduz consideravelmente os custos de recrutamento e seleção. Segundo um levantamento do LinkedIn, as companhias que tem marca empregadora forte reduzem em 43% o custo médio por candidato contratado. 

– Divulgação espontânea da marca e reconhecimento

Uma marca empregadora forte contribui para que a organização seja reconhecida e tenha maior capacidade de reter talentos. Como já mencionamos, os melhores profissionais passam a procurar a empresa e não o contrário. 

Dicas para implementar o Employer Branding na sua empresa

Confira a seguir dicas de como implementar a estratégia de Employer Branding na sua empresa. 

1. Defina objetivos claros e tenha uma estratégia

Para iniciar a implementação da estratégia de Employer Branding é importante definir quais são os objetivos. Dentre esses objetivos podem estar:

– Atrair melhores candidatos para as vagas;

– Criar um ambiente organizacional mais salutar;

– Definir uma estrutura organizacional bem pensada. 

Encontrando a resposta para quais são os objetivos chega o momento de definir qual será a equipe que atuará no projeto. Ter uma liderança forte é determinante para o sucesso. Todos os participantes devem ter seus papéis bem definidos. A estratégia deve ser muito bem pensada e delineada. 

2. Defina uma mensagem clara

Também é crucial definir a mensagem que será passada para o público que se deseja impactar. O canal e a abordagem da comunicação devem ser pensados para impactar o seu grupo de colaboradores e profissionais de interesse. O discurso deve ser claro e estar alinhado com a busca por uma interação agradável.

3. Analise o quadro atual de colaboradores

Para encontrar uma solução pertinente é importante fazer um diagnóstico correto. Dê início realizando um levantamento dos colaboradores que estão empregados na empresa no momento.

Para entender verdadeiramente a situação é determinante se certificar de que os principais talentos, especialmente os mais críticos, estão sendo ouvidos. Dentre os pontos que devem ser considerados estão:

Fatores mensuráveis (investimento financeiro)

Nessa categoria estão pacote de benefícios (além dos obrigatórios), remuneração entre outros. 

Fatores não mensuráveis (cultura organizacional)

Nesta categoria entram fatores, como flexibilidade, estilo de liderança, oportunidades de desenvolvimento da carreira, entre outros. 

Nessa análise elabore uma lista com todos esses fatores e a frequência com que aparecem. Os resultados obtidos ajudarão a ter base para tomar decisões essenciais para construir uma marca empregadora forte. 

Os resultados servem de base para todos os outros passos que você pretende dar para tornar sua empresa uma referência de bom lugar para trabalhar. O que pode ser melhorado para que sua empresa retenha mais talentos? 

Employer Branding: empresas de sucesso que utilizam a estratégia

Existem muitas empresas no Brasil e no mundo que estão conseguindo não só reter funcionários como ganhar novos talentos todos os dias. Muitos profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI), por exemplo, adorariam trabalhar no Google. Ao longo dos anos, a empresa construiu uma forte estratégia de Employer Branding.

A L’Oreal é outra companhia que se destaca nesse segmento, uma vez que muitos de seus funcionários afirmam que a empresa é muito consistente. A marca tem grande popularidade entre os seus colaboradores. 

A famosa cafeteria Starbucks e a brasileira Gerdau são outras que se destacam por promover a satisfação dos colaboradores. Ambas as marcas investem na construção de uma imagem positiva para aqueles que trabalham nelas. Quando os colaboradores têm uma boa imagem da companhia, ajudam a propagar os seus benefícios. 

A estratégia de Employer Branding é essencial para conquistar e manter grandes talentos!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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