Conheça o perfil do líder de hoje: líder democrático

Líder Democrático Conheça o perfil de um Líder Democrático

 

O ambiente organizacional, com o passar dos anos, sofreu transformações significativas e com isso passou a exigir de seus profissionais mudanças também em sua postura e na forma de conduzir os processos internos e externos, para que assim fosse possível se adequar aos novos tempos e obter resultados expressivos neste novo cenário.

Neste contexto, uma das figuras que mais vivenciou tais transformações foi a do gestor, que antes tinha uma postura e um comportamento mais autoritário e, conforme as mudanças foram acontecendo, viu a necessidade de assumir um papel mais democrático, prezando mais pela participação de seus  seus colaboradores, enxergando-os como verdadeiros aliados, ao invés de vê-los apenas como meros funcionários.

A partir disso, ou seja, do surgimento deste estilo de liderança, dentro dos mais diversos tipos de empresas, estas puderam ver seus resultados e conquistas aumentarem de forma significativa e passaram a valorizar cada vez mais aqueles profissionais que tinham ações e comportamentos de um verdadeiro líder democrático.

No artigo de hoje aqui do Blog IBC vou te apresentar o perfil do líder democrático e mostrar de que maneira ele pode contribuir para que uma empresa tenha resultados de excelência no mercado acirrado em que estamos inseridos atualmente. Acompanhe-me nesta leitura poderosa e confira!

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

O líder democrático

Um líder democrático, como o próprio nome diz, é aquele que insere os colaboradores nas decisões da empresa, fazendo uma parceria com seus funcionários e dividindo as tarefas e responsabilidades. Ele é semelhante a um líder colaborativo, e tende a ter uma visão mais positiva do seu local de trabalho, retirando dele tudo que há de melhor.

Dentro da empresa o líder democrático costuma se colocar como orientador do grupo, apresentando um perfil de liderança que trabalha em equipe. A principal característica desse tipo de profissional é a sua grande capacidade de administração participativa, partilhando as decisões e sempre apoiando o trabalho em equipe.

Uma das principais vantagens de contar com líderes democráticos é que ele favorece a relação com os colaboradores e a produtividade. Isso porque fazer com que os profissionais participem dos processos de decisão é um grande incentivo para todos que se sentem parte importante do grupo. Trabalhar sob sua direção, portanto, geralmente é prazeroso e muito produtivo.

Por outro lado, neste tipo de liderança, é preciso ter muito cuidado com a delegação das responsabilidades. Isso porque deixar todas as tarefas para os outros pode dar a impressão de que o líder é fraco e não merece respeito. É preciso ter cuidado para se manter no meio termo: nem rígido demais, e nem liberal em excesso.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Principais características do líder democrático

Acima, apresentei a você um rápido perfil da liderança democrática. Agora, vou falar de forma mais aprofundada sobre suas principais características, para que você consiga identificá-lo dentro da empresa que você trabalha. 

Continue a leitura e confira:

Administra de forma participativa

Para identificar o líder democrático dentro da empresa basta observar se ele tem como ponto principal dividir com sua equipe as tarefas relacionadas à liderança. Ele faz isso, pois acredita verdadeiramente que para se chegar cada vez mais longe, é preciso contar com a participação de todos, desde o recebimento da demanda, passando pelo seu planejamento, até a entrega da mesma, com a sua devida solução. 

Trata-se de um líder que, através de suas ações, estimula a participação de seus colaboradores, pois sabe que todos têm potencial e capacidade plena de contribuir para que os bons resultados sejam alcançados nos negócios.

Incentiva constantemente seus colaboradores

Outra característica marcante do líder democrático é que ele é um dos principais incentivadores de cada membro de sua equipe. Além de incentivá-los a investir e crescer em suas carreiras, ele também os incentiva a ser os melhores profissionais que podem ser, tanto dentro, quanto fora da empresa.

É por isso que a pessoa que faz parte da equipe de um líder democrático, é constantemente incentivada a dar a sua opinião, a contribuir com sugestões, ideias, soluções, com sua criatividade e poder de inovação, pois ele acredita nas habilidades e competências dos profissionais com quem trabalha e conta com eles para evoluir, efetivamente e na prática, todos os dias. 

Estimula o trabalho em equipe

O líder democrático sabe que hoje em dia, dificilmente um profissional consegue ir longe e alcançar bons resultados em sua carreira, se não contar com o apoio de seus colegas na organização. É por isso que ele utiliza como estratégia a interdependência entre profissionais, ou seja, ele estimula constantemente o trabalho em equipe, pois entende que é somente através deste mecanismo que indivíduos conseguem ter carreiras de sucesso e empresas conseguem se destacar nos mercados em que atuam.

Neste sentido, este líder busca sempre conversar com os membros que fazem parte da sua equipe, para criar entre eles uma cultura de colaboração mútua, para que assim eles passem a se unir cada vez mais e, por meio desta união, resultados extraordinários surjam no caminho de todos. 

Toma decisões em conjunto

Se você observar bem, dificilmente verá um líder com perfil democrático tomando decisões sozinho. Isso porque ele busca sempre tornar este processo o mais participativo possível, ou seja, ele expõe e compartilha as questões importantes com seus colaboradores, principalmente aquelas que envolvem o futuro e o bem-estar deles, para que assim estas decisões sejam tomadas em conjunto. 

Ele procura fazer isso sempre que possível, pois entende que todos são parte importante dos processos dentro da empresa. Sendo assim, nada mais justo do que saber como cada um vai se sentir afetado, bem como suas opiniões, antes de decidir pelo caminho A, B ou C. 

Ouve feedbacks

Ainda falando sobre ouvir a opinião dos colaboradores, algo que o líder democrático estimula na empresa é a cultura do feedback. Mas isso não quer dizer que somente ele está autorizado a dar feedbacks à sua equipe. Pelo contrário: ele acredita que todos devem ter espaço de fala e que estão plenamente aptos a fazer pontuações positivas e de melhoria sobre o próprio líder e a empresa em geral.

Assim, o que ele faz é periodicamente convidar os profissionais que fazem parte de sua equipe para uma conversa franca e madura, em que, tanto ele, quanto os colaboradores, terão a oportunidade de falar sobre os acertos que cada um vem tendo ao longo do tempo, como estão evoluindo e também sobre os pontos que precisam ser melhorados, para que a performance alcance a excelência de forma efetiva no dia a dia.

Ao investir nisso, o líder faz com que o profissional se sinta altamente valorizado, o que acarreta em uma entrega cada vez maior de resultados. 

Tem uma boa comunicação 

Para alcançar suas metas e objetivos diários, o líder precisa estar sempre em contato e interagindo com a sua equipe. É por isso que aqueles que fazem parte deste estilo de liderança investem no desenvolvimento de uma boa comunicação, para que assim sejam bem compreendidos por seus colaboradores e todos caminhem na mesma direção. 

Diante disso, o líder democrático faz questão de falar de forma clara e objetiva com a sua equipe, e ao mesmo tempo abre um canal de comunicação, em que se estabelece uma via de mão dupla, ou seja, onde todos podem falar sem medo de julgamentos ou represálias. 

Além disso, ele investe também na transparência em sua comunicação, tornando-se, dessa maneira, fonte oficial de informação de seus profissionais, que sabem de tudo o que acontece por meio dele. Com isso, fofocas são evitadas e os processos passam a correr com maior fluidez dentro da organização.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Como ser um líder democrático?

O primeiro passo para se tornar um líder democrático é estar seguro de suas atitudes e capacidades, dosando cuidadosamente suas decisões. Delegue sempre com responsabilidade e busque um meio termo nas decisões tomadas em grupo.

Além destas existem algumas outras dicas que você pode colocar em prática caso tenha gostado do perfil do líder democrático e queira se transformar em um, efetivamente e na prática. Veja abaixo quais são elas:

Comece ouvindo na essência

Ouvir na essência é, não só dar espaço para o outro falar, mas também estar atento àquilo que ele não está falando. O que quero dizer é que é preciso que você preste atenção na maneira como a pessoa que está diante de você se comunica de forma não verbal, já que isso também é um recurso que ela utiliza para se expressar e demonstrar como se sente na equipe, enquanto profissional e com relação à empresa de uma forma geral. 

Assim, é importante que você ouça na essência, dando lugar para que a pessoa sinta-se à vontade diante de você e expresse suas necessidades e reais opiniões sobre os assuntos mais relevantes relacionados ao trabalho como um todo.

Promova encontros regulares 

Como eu disse acima, algo que o gestor democrático incentiva constantemente é a participação ativa de seus colaboradores. Neste sentido, algo que você pode fazer é promover encontros regulares com a sua equipe, como reuniões de brainstorming, por exemplo, pedindo a opinião e sugestão de cada um sobre determinado tema. 

Com o passar do tempo, você perceberá que até mesmo os profissionais mais tímidos estarão participando cada vez mais e sua equipe estará também colaborando para que os processos de trabalho, bem como os resultados sejam melhorados constantemente. 

Dê liberdade e autonomia

Algo que o líder democrático sabe que funciona bem é dar a seus colaboradores liberdade e autonomia de atuação. Assim, quando estiver nos encontros que mencionei no item acima, o que você pode fazer e deixar que eles definam, sob sua supervisão, de que maneira vão agir e quem será responsável pelo o que nos projetos que tiverem que dar andamento. 

Ao fazer isso você mostrará que confia na competência e capacidade de cada um deles, o que lhes dará muito mais segurança e fará com que eles tenham cada vez mais cuidado e preocupação com as demandas, buscando sempre entregá-las no prazo definido e com a qualidade esperada. 

Desenvolva a cultura do feedback

Nos parágrafos acima deste texto eu falei também que uma das desvantagens da liderança democrática é que o líder, por ter o hábito de compartilhar tudo com seus colaboradores, pode acabar deixando de acompanhá-la e de lhe dar o suporte necessário para o desenvolvimento de suas atividades. 

Neste contexto, uma das formas mais eficientes de evitar que isso aconteça é instituir, pelo menos dentro de sua equipe, a cultura do feedback. O que quero dizer é que, você pode e deve dar autonomia a seus colaboradores, entretanto, para não cair na armadilha de parecer desleixado, você deve, além de acompanhar o progresso das atividades e orientá-los, oferecer-lhes feedbacks, indicando os pontos em que houveram acertos e aqueles que precisam ser modificados, para que mais melhorias aconteçam. 

Fazendo isso, você demonstra que se preocupa, que está de olho, acompanhando e que, acima de tudo, quer ver todo mundo evoluindo, para que, dessa maneira, todos tenham a oportunidade de colher bons frutos de suas próprias ações. 

Exemplos de líderes democráticos

Além das dicas acima, compartilho com você também exemplos de líderes democráticos, que podem inspirá-lo, não só a desenvolver esse estilo de liderança, mas também a se tornar o melhor líder e profissional que você pode ser. 

Assim, o primeiro exemplo que posso dar é do empresário Steve Jobs, que foi um grande líder democrático e inspirador. Ele trabalhou na Apple e transformou a companhia em uma empresa bilionária em poucos anos. Mesmo agora, depois de morto, Steve Jobs é aclamado pelos funcionários da empresa, bem como por pessoas de todo o mundo.

Outros exemplos são:

  • George Washington;
  • Thomas Jefferson;
  • Jimmy Carter.

Os líderes democráticos quase sempre deixam um legado. Seus colaboradores os têm como pessoas superimportantes em suas vidas e agregadores de valor.

E você, já conhecia o perfil do líder democrático? Qual o seu estilo de liderança? Acredita que é possível desenvolver as características acima? Deixe nos comentários a sua opinião sobre o assunto e lembre-se de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais, para que seus amigos também agreguem ainda mais conhecimentos ao seu repertório. 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: Ilyafs / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds