7 Dicas para construir uma Marca de Confiança e Credibilidade

fila de clientes

Confira 7 dicas que vão te ajudar a conquistar confiança e credibilidade junto aos seus clientes.

Grande parte dos empresários e empreendedores sabe que, para alcançarem o sucesso que tanto almejam, é fundamental contarem sempre com o apoio de seus clientes. Isso porque são exatamente os consumidores de uma empresa que depositam nela a sua confiança, quando escolhem adquirir produtos e serviços oferecidos por suas marcas. 

Porém, mesmo sabendo que o segredo para o sucesso está no ato de entregarem confiança e credibilidade para seus clientes, muitos destes mesmos empresários e empreendedores acabam se perdendo no meio do caminho e não conseguem alcançar, efetivamente e na prática este objetivo. 

Sabendo que isso acontece com uma frequência maior do que imaginamos, no artigo de hoje vamos compartilhar dicas eficientes, para que você consiga construir uma marca de credibilidade e confiança para seus clientes. Continue conosco nessa leitura e confira:

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Construindo uma marca de confiança e credibilidade na prática

Antes de compartilhar as dicas, é importante enfatizar que fazer com que o consumidor passe a confiar cada vez mais na sua marca, não é um processo que acontece da noite para o dia. É preciso muito trabalho, esforço, dedicação e, principalmente, resiliência e perseverança, para não desistir diante dos obstáculos e do tempo que leva para que isso verdadeiramente aconteça. 

Agora que esclarecemos este ponto, confira, a seguir, as dicas que preparamos e que vão te ajudar a entregar confiança e credibilidade a seus clientes, no mercado em que você atua. 

1 – Trabalhe para tornar-se autoridade

O primeiro passo para construir uma marca de confiança e credibilidade é trabalhar para se tornar autoridade no mercado em que a sua empresa atua. Para isso, o que você deve fazer é entregar conteúdo de valor e relevância, que farão com que o seu público-alvo entenda que você e sua equipe são realmente experts nos assuntos que envolvem a sua marca. 

Com isso, conforme o tempo for passando, estes consumidores vão se sentindo cada vez mais seguros e passarão a confiar na mensagem que você está lhes transmitindo. 

2 – Mostre disponibilidade em ajudar

Seja em um projeto de maior importância, ou respondendo a dúvidas que chegam nas redes sociais da sua empresa, algo que você deve sempre fazer é adotar uma postura de total disponibilidade em atender e ajudar seus clientes da melhor maneira possível. 
Ao demonstrar que as demandas de seu cliente tem total relevância para você e sua equipe, você faz com que ele se sinta importante e confie na sua empresa, a cada novo contato que estabelece com a sua marca. 

3 – Interaja sempre com seu público

Na era digital as pessoas anseiam por retorno rápido às suas solicitações. Diante disso, é primordial que você conte com uma equipe verdadeiramente preparada para responder comentários, mensagens enviadas por e-mail ou direct nas redes sociais, entre diversos outros contatos que o consumidor faça com a sua marca. 

Esta interação constante mostrará que a sua marca é presente e que o cliente pode confiar sem medo ou insegurança. 

4 – Preze por um atendimento de extrema qualidade

Em muitos casos, um dos primeiros contatos que uma pessoa estabelece com determinada marca é através do atendimento que ela recebe, seja em uma loja, por telefone, ou por seus canais digitais. Diante disso, é essencial que toda a equipe de atendimento esteja preparada para oferecer agilidade, educação e eficiência, porque isso fará com que o consumidor sinta-se seguro e confie na marca, na hora de escolher os produtos e serviços que ela oferece. 

5 – Apresente soluções criativas e assertivas

Se tem uma prática que muitas empresas ainda adotam, e que acaba com a confiança do consumidor, é a de empurrar produtos e serviços que não vão atender às necessidades deste. Por esta razão, é importante compreender o que realmente o cliente deseja, para que, dessa forma, seja possível oferecer-lhe exatamente aquilo que vai solucionar seus problemas e facilitar a sua vida no dia a dia. 

Assim, é fundamental prestar atenção no que ele diz e também no que não diz, para apresentar-lhe as soluções mais criativas e assertivas para os seus problemas diários. 

6 – Se prometer, entregue

Outra coisa que acaba com a confiança de qualquer pessoa em uma marca é a empresa não cumprir com o que promete. Este é um erro grave e que precisa ser imediatamente reparado, caso aconteça dentro de sua organização. 

Sendo assim, todas as vezes que prometer algo a seus clientes, sejam coisas simples, como um retorno telefônico, ou maiores, como a troca de um produto, faça de tudo para cumprir o que está prometendo, caso contrário, toda a confiança e credibilidade que eles depositam em sua marca, pode ficar totalmente abalada. 

7 – Peça feedbacks de seus clientes

Por fim, o que você deve fazer sempre é pedir feedbacks a seus clientes. Esta prática tem fundamental importância para todas as empresas, porque é uma grande oportunidade de entender se o caminho que está sendo tomado pela marca é o correto, ou se ajustes serão necessários, para não perder confiança e credibilidade no mercado. 

Assim, elabore a melhor forma e ouça o que o seu cliente tem a dizer sobre a experiência com a sua marca. 

Com essas dicas você já tem a orientação necessária para começar a construir a marca de confiança e credibilidade que tanto almeja em seu mercado de atuação. 

Agora, conte-nos: o que você já faz para colocar em prática este processo? Deixe nos comentários suas ações e continue acompanhando nossos conteúdos diários, para potencializar ainda mais os resultados dos seus negócios. 

Imagem: Por GoodStudio

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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