Soft skills: Entenda o que é e como desenvolver para alcançar melhores resultados

Entenda o que são Soft Skills e qual a importância que elas possuem.

Este conteúdo foi escrito pela Sólides, empresa que oferece plataforma completa de gestão de talentos com people analytics e gestão comportamental.

Cada vez mais, as empresas deixam de enxergar seus colaboradores apenas como mão de obra qualificada facilmente substituível. Atualmente, gestores e líderes que procuram entender e se adaptar às tendências do mercado de trabalho têm em mente que o fator humano é o que diferencia uma organização de sucesso das demais. Nesse âmbito, as soft skills são competências fundamentais que os colaboradores precisam ter para auxiliar a empresa a alcançar seus principais objetivos e obter o sucesso do negócio.

Da mesma forma, o trabalho de coaching com foco no desenvolvimento das soft skills é uma peça-chave na organização. Isso porque, elas não são tão fáceis de se adquirir como as hard skills. As competências comportamentais estão ligadas à personalidade, ou seja, nascem com o indivíduo e também podem e devem ser desenvolvidas ao longo do tempo. 

Como não existe um livro com fórmulas exatas para se tornar um profissional mais orientado para resultados ou com espírito de liderança, por exemplo, contar com o auxílio de um coach é fundamental na descoberta e no desenvolvimento das soft skills.

Mas, você, como profissional de coaching, sabe exatamente o que são as soft skills e como usar do seu conhecimento profissional para desenvolver essas competências nos colaboradores da empresa, fazendo com que eles se tornem profissionais de alta performance, certo? Caso sua resposta seja “não”, continue a leitura e entenda melhor sobre o assunto.

O que são soft skills?

Trata-se das habilidades voltadas para o comportamento, como a capacidade de interação social e inteligência emocional, ligadas diretamente à personalidade e à experiência de vida de um indivíduo. 

Mesmo que essas características já acompanhem a pessoa desde seu nascimento, é muito comum que, muitas vezes, elas nem sequer sejam percebidas pelo indivíduo que as apresenta. Ainda assim, elas impactam diretamente na forma em que se relacionam com os outros ao seu redor.

Diferença entre soft skills e hard skills

Diferente das competências comportamentais, as hard skills se referem às habilidades técnicas de uma pessoa, ou seja, todo aprendizado que ela adquire na vida escolar, além de cursos, treinamentos, dentre outras especializações.

Assim, nada mais são que aquelas aptidões que o profissional coloca em seu currículo ou no perfil do LinkedIn, com o objetivo de se destacar no mercado de trabalho e conquistar a vaga tão almejada.

as soft skills, como já citamos, são aptidões mais difíceis de serem identificadas e desenvolvidas, como o pensamento crítico e a capacidade de tomada de decisão.

Nesse contexto, para um profissional de RH, apenas a análise do currículo pode não ser o suficiente durante o processo de recrutamento e seleção para saber se o candidato dá “match” com a vaga na empresa.

Logo, é fundamental também a análise comportamental para determinar se um profissional está ou não alinhado com a cultura da organização. Isso porque, mesmo indiretamente, as soft skills também são altamente responsáveis por um ambiente organizacional mais eficiente e dinâmico.

Quais são as Soft skills mais valorizadas

Atualmente, dentre as soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho estão:

  • capacidade analítica na solução de problemas;
  • pensamento crítico: ter discernimento para avaliar ações e consequências;
  • empatia: colocar-se no lugar do outro;
  • resiliência: capacidade de lidar com adversidades cotidianas ou sob pressão sem se abater;
  • inteligência emocional: fazer uma boa gestão das emoções, facilitando o relacionamento interpessoal;
  • criatividade: encontrar soluções inovadoras para os desafios do dia a dia organizacional;
  • colaboração: saber trabalhar em equipe;
  • flexibilidade cognitiva: saber “pensar fora da caixa” adaptando seus conhecimentos a ambientes de constantes mudanças, como o organizacional.

Esses são alguns exemplos dentre as várias soft skills que fazem toda a diferença em um ambiente organizacional. 

Praticamente, todas estão ligadas a um profundo autoconhecimento por parte do indivíduo e sua busca por um desenvolvimento pessoal e profissional contínuo — pontos que fazem parte do dia a dia do trabalho de um coach.

Nesse sentido, esse profissional consegue trabalhar em estratégias e ações assertivas,  focando em pontos que a pessoa precisa evoluir para melhorar sua performance e se tornar mais completa, alcançando o seu potencial máximo.

Como desenvolver soft skills?

Compreender as emoções, atitudes e comportamentos é fundamental na jornada do desenvolvimento das soft skills de um indivíduo. Além disso, uma forma altamente relevante de estimular o autoconhecimento é gerando uma mudança comportamental e apostando na metodologia coaching.

A ideia é que esse método trabalhe em prol do profissional, ajudando-o a entender todo o potencial guardado dentro de si e também no direcionamento de como desenvolvê-lo.

Por meio das técnicas de coaching, com perguntas que instiguem o colaborador, é possível auxiliá-lo a sair do seu estado atual e alcançar o estado pessoal e profissional desejado. Para que o treinamento seja bem-sucedido, serão necessários encontros periódicos, ou seja, semanais, de preferência, para que ocorra uma avaliação atualizada dos resultados. 

Além disso, é papel do coach identificar as falhas e os obstáculos comportamentais  para o sucesso da organização e, assim, trabalhar em ações que estimulem o desenvolvimento das soft skills dos colaboradores. 

Dessa forma, o coach, por meio do processo de coaching, pode auxiliar em uma redução considerável dos níveis de desmotivação dentro do ambiente organizacional, proporcionando o desenvolvimento pessoal e profissional do time, contribuindo para uma vantagem competitiva da empresa no mercado. 

Por fim, contar com a ajuda de uma ferramenta de gestão comportamental é fundamental para traçar o perfil dos candidatos a cargos na sua empresa e também conhecer melhor sobre as soft skills dos colaboradores que já fazem parte do time. 

Assim, o RH, juntamente com gestores e líderes, pode ser mais assertivo na escolha de ações para o desenvolvimento de carreira dos profissionais e também de treinamentos específicos de acordo com os perfis comportamentais, aumentando a motivação e o engajamento do time.  

Além disso, o mapeamento de perfil comportamental também proporciona o autoconhecimento necessário para que cada colaborador se sinta motivado a desenvolver suas soft skills internamente.

Um bom profissional de coaching sabe que não é possível automatizar as competências comportamentais, e sim os demais processos de gestão. Logo, esse é o momento de mostrar que seu papel como coach de pessoas é fundamental dentro das organizações. Por isso, não deixe de se especializar ainda mais realizando o curso de soft e hard skills da Sólides.

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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