Autoliderança – Quais os benefícios e como desenvolver?

Homem colocando peças de xadrez na mesa do escritório.

Confira dicas para desenvolver a autoliderança.

Como o próprio nome sugere, a autoliderança é a capacidade de se gerenciar e saber agir sem a necessidade de esperar instruções de terceiros. Essa é uma habilidade bastante valorizada no mercado atual e tem tudo a ver com proatividade, iniciativa e o desejo de se desenvolver.

Siga a leitura para saber mais a respeito desse importante tipo de liderança, seus principais benefícios e conferir dicas de como desenvolver.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que é autoliderança?

Para entender o que é autoliderança, em primeiro lugar é preciso compreender qual é o papel de um líder perante uma equipe. De forma resumida, podemos dizer que é sua função: definir metas e os caminhos para alcançá-las, motivar o time, prezar pelo desenvolvimento e direcionar a todos, ensinando-os a aprender com as falhas.

Se o líder faz tudo isso com um grupo de pessoas, o autolíder o faz consigo mesmo. Ele identifica os seus objetivos, cria metas e o planejamento para alcançá-las, constrói sua motivação, trabalha pelo seu desenvolvimento e aprende com os erros, fortalecendo-se através deles.

Quais são os benefícios da autoliderança?

Saiba quais são os benefícios que a autoliderança pode oferecer a uma pessoa, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Ser responsável pela própria motivação

Embora estímulos externos possam ajudar a fortalecer a motivação de uma pessoa, o fato de ela conseguir se manter estimulada a buscar um objetivo faz dela muito mais forte. Assim, os estímulos de terceiros servem para agregar, porque ela, por si só, já está motivada.

Agir sem depender de ordens

No início do artigo falamos sobre a relação entre autoliderança e proatividade. E ser proativo é exatamente agir sem precisar receber ordens o tempo todo. Claro que, dentro de uma empresa, é preciso saber acatar os pedidos de um supervisor, mas isso não significa depender dessas instruções para tudo.

Ter disciplina mesmo sem ninguém olhando

Os profissionais medíocres apenas são produtivos quando o chefe está olhando. Como a autoliderança representa a ideia de ser o seu próprio líder, a disciplina está presente sempre, mesmo quando se está sem supervisão. Isso confere ao indivíduo a capacidade de alcançar resultados extraordinários em todo o tipo de atividade.

Identificar oportunidades

Um líder está o tempo todo atento para identificar possíveis oportunidades para si e sua equipe. Assim, uma pessoa que tem a habilidade da autoliderança consegue perceber chances de se desenvolver e alcançar seus objetivos, mesmo que não sejam tão óbvias.

Confiar no próprio potencial

Você já viu um líder que não confia em si e na sua equipe? Se existir alguém assim, certamente não se trata de um verdadeiro líder e sim de um mero chefe, alguém que simplesmente foi colocado em um cargo de supervisão.

Aqueles que possuem a capacidade de autoliderança desenvolvida se conhecem e, portanto, sabem aquilo que fazem bem e os pontos que precisam desenvolver. Com isso, confiam no próprio potencial e dão o seu melhor para alcançar o que almejam.

8 Dicas para desenvolver a autoliderança

Quer desenvolver a autoliderança e se tornar um profissional de iniciativa, automotivado e que reconhece o seu próprio potencial? Confira as dicas e inicie essa jornada!

1. Estabeleça metas para vida pessoal e trabalho

Os líderes costumam definir metas para que a sua equipe alcance, afinal, ter um norte para se guiar é fundamental para se chegar a algum lugar. Em vez de esperar que terceiros definam metas para você, crie as suas próprias. Assim, poderá se organizar para fazer o que é preciso e se manter motivado ao longo do caminho.

2. Tenha iniciativa

Evite depender de terceiros para agir, saiba o que quer, como quer e trabalhe para chegar lá. Claro que, em certas situações, especialmente de hierarquia como uma empresa, é preciso saber esperar instruções dos supervisores, contudo, dá para balancear e evitar ter uma postura passiva demais.

3. Se conheça e reconheça seu potencial

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você se conhece? Você reconhece todo o seu potencial? Saiba que sempre é tempo de refletir a respeito e buscar respostas interiormente. Quanto mais conhecimento tiver sobre si mesmo, mais sua autoconfiança irá se fortalecer.

4. Aprenda com os outros

Os líderes não são seres autossuficientes que apenas ensinam, eles aprendem todos os dias com cada membro da sua equipe. Procure manter essa postura também, aprendendo com todos ao seu redor.

Vale mencionar que o aprendizado independe de formação. Um indivíduo pós-graduado pode ter muito a aprender com um funcionário da produção, por exemplo. A troca pode acontecer de todos os lados, sem distinção.

5. Defina recompensas para si mesmo

Os líderes costumam recompensar a equipe quando atingem metas, seja com bonificações, elogios ou outras formas. Você pode definir recompensas para si mesmo, como forma de se estimular a seguir adiante. Encontre maneiras que façam sentido para você e que agreguem ao seu bem-estar e satisfação.

6. Tenha paixão pelo conhecimento

A paixão por algo faz com que uma pessoa não meça esforços para se dedicar. Afinal, aquilo se torna mais do que um trabalho, transformando-se em algo prazeroso. Se deseja desenvolver a autoliderança, comece a ter paixão pelo conhecimento, isso fará com que entre em um estado de desenvolvimento contínuo. 

7. Tenha coragem de abraçar o novo

Líderes não têm medo do novo, afinal, sabem que se continuarem tendo as mesmas atitudes irão obter os mesmos resultados. Depois de se conhecer e reconhecer o seu potencial, se permita abraçar o novo, experimentar fazer coisas inéditas. Mas, claro, lembre-se sempre de considerar os riscos e agir para minimizá-los.

8. Seja gentil com você

Você já viu um verdadeiro líder sendo rude com sua equipe? Possivelmente não, porque liderança não combina com autoritarismo e sim com autoridade. Portanto, evite se julgar e se tratar de forma que não trataria as pessoas que ama. Seja gentil com você, se acolha e se respeite, isso fará toda a diferença para ter uma postura de autoliderança.

E então, está pronto para ser o seu próprio líder? Coloque as dicas em prática e prepare-se para iniciar uma trajetória de desenvolvimento, autoconhecimento e melhoria contínua!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds