Os professores têm uma tarefa bastante complexa para realizar no seu dia a dia: ensinar e motivar os seus alunos a se manterem na busca por ser alguém melhor. Nesse sentido, manter-se inspirador para aqueles a quem se está ensinando demanda uma renovação com o comprometimento íntimo de fazer mais e melhor todos os dias.
É por isso que as dinâmicas para professores podem contribuir tanto para construir essa motivação como para melhorar as suas metodologias de ensino. Confira neste artigo 13 exemplos incríveis!
O que são dinâmicas para professores?
As atividades conhecidas como dinâmicas têm como objetivo fomentar a construção de vínculos entre os professores, bem como o desenvolvimento de novas ideias para tornar o processo de ensino mais prático. Participar de dinâmicas pode ajudar a melhorar o autoconhecimento e aumentar a quantidade de ferramentas disponíveis para resolver as intrincadas situações do cotidiano.
O mais interessante é que as dinâmicas podem ser realizadas em diferentes momentos do ano — como no começo, para familiarizar os novos professores; no retorno das férias do meio do ano, para recuperar o ritmo; e durante a realização de uma semana pedagógica. Quando uma escola enfrenta problemas com o corpo docente, pode se valer dessas dinâmicas para tornar o ambiente mais tranquilo e produtivo.
[php_everywhere instance=”2″]
A importância de realizar dinâmicas para professores
Conforme os professores adquirem mais anos de experiência, podem deixar de ver com clareza a sua relevância para transformar o dia a dia dos alunos. As dinâmicas apresentam um poder bastante significativo no que diz respeito a manter essa visão do seu papel fundamental para a construção de personalidades cheias de força e caráter para mover o futuro.
A motivação dos professores em realizar o seu trabalho com ainda mais vontade e paixão é crucial para ter como resultado alunos mais preparados para enfrentar os principais desafios impostos pela vida. Além disso, as dinâmicas podem funcionar como uma renovação de metodologias empregadas em sala de aula.
Confira 13 dinâmicas para professoress
professores, vai gostar de conferir as 13 sugestões abaixo. As dinâmicas dessa lista são simples de realizar e não demandam muitos recursos, podendo ser feitas em diferentes momentos do ano letivo. A integração e o respeito entre os integrantes do corpo docente é a base para uma escola ainda mais forte e preparada.
Dinâmica 1 – Papel amassado
Objetivo
Fazer com que os professores reflitam sobre como cada pequena atitude do dia a dia pode deixar marcas profundas, para o bem e para o mal. É uma atividade feita com pouquíssimos recursos.
Materiais necessários
- Folhas de papel (pode ser até mesmo papéis já usados que iriam para o lixo).
Como fazer?
- Corte as folhas de papel em pedaços iguais, garantindo que haja um papel para cada participante.
- Dê a cada professor um pedaço de papel e então solicite que todos amassem o máximo que puderem as suas folhas, chegando ao resultado de uma bolinha.
- Quando todos tiverem terminado de amassar, peça para que desdobrem os pedaços de papel, observando quantas marcas surgiram nesse processo.
- O encerramento dessa dinâmica deve ser feito com um discurso pertinente de como todas as atitudes tomadas na vida se tornam uma marca que, mesmo desamassada, se mantém visível. Os professores precisam prestar muita atenção à maneira como se portam em sala de aula, assim como em relação à atenção dada aos seus alunos. Assim, é possível criar marcas positivas e bons exemplos que os acompanharão para sempre.
Dinâmica 2 – Qual é a minha profissão?
Objetivo
Em uma atividade descontraída, fazer com que os professores entendam que são formadores de profissionais de inúmeras áreas, o que significa uma grande responsabilidade, mas também é algo muito bonito.
Materiais necessários
- Papéis com nomes de profissões, como autor de novelas, engenheiro de aviões, astronauta, músico entre outros.
Como fazer?
- Os papéis com os nomes das profissões devem ser colocados dentro de um recipiente.
- Cada um dos participantes deve retirar um papel de dentro do recipiente, ler e não dizer para ninguém qual é a profissão que está escrita.
- Os professores devem sentar-se em um semicírculo e, um a um, fazer mímicas para que os demais tentem adivinhar a sua profissão. Não vale usar palavras para explicar do que se trata.
- O aplicador da dinâmica pode, inclusive, dizer que os participantes podem usar técnicas de ensino em sala de aula para explicar aos demais a profissão sorteada. O grupo tem 3 minutos para adivinhar. Caso isso não aconteça, o mímico deve dizer qual é a profissão e dar a vez para o participante seguinte.
- Quando todo mundo tiver feito a sua apresentação, o gestor do processo deve perguntar para o grupo o que todas as profissões mencionadas têm em comum. Aguarde as reflexões do grupo e, por fim, encerre explicando que todas as profissões demandam a existência de professores, desde aqueles do ensino primário até os universitários. A ideia é fazer com que os participantes entendam como têm relevância no futuro dos seus alunos.
Dinâmica 3 – O espelho
Objetivo
Aumentar a autoestima dos professores por meio da reflexão acerca das suas qualidades e da sua relevância para os alunos a quem ensinam coisas valiosas todos os dias.
Materiais necessários
- Caixas de papelão
- Espelhos
Como fazer?
- Tenha uma caixa de papelão para cada professor e cole no fundo de cada uma delas um espelho. Feche a caixa de maneira que os participantes não consigam ver o que há dentro dela.
- O aplicador da dinâmica deve iniciar com um discurso falando sobre a importância da pessoa retratada dentro da caixa. Nessa fala, é essencial ressaltar o quanto esse indivíduo de dentro da caixa é fundamental para os alunos e para a escola. Faça com que os participantes fiquem curiosos sobre quem está dentro da caixa e instigue, perguntando se alguém tem alguma ideia de quem se trata.
- Peça que os participantes se sentem em um círculo e, ao mesmo tempo, abram as caixas para se deparar com o espelho.
- Peça que cada participante, sentado no círculo, fale algumas palavras sobre a pessoa que viu no fundo da caixa (si mesma). Conduza a dinâmica de tal maneira que os professores falem sobre as suas qualidades e os desafios que superam todos os dias para se manter cumprindo a sua árdua tarefa de ensinar e preparar a geração do futuro.
Dica: se não for possível colar espelhos no fundo da caixa, você pode colar um papel com a inscrição “VOCÊ” no fundo, explicando que dentro dela está o nome de alguém muito relevante para a escola e para os alunos.
Dinâmica 4 – Apresentando os colegas
Objetivo
Contribuir para quebrar o gelo entre os professores que estão chegando à escola e aqueles que já estão no grupo há mais tempo. É ideal para o início do ano letivo, quando são feitas muitas contratações.
Materiais necessários
- Etiquetas adesivas que possam ser coladas nas roupas. Escreva o nome de cada professor em uma etiqueta.
Como fazer?
- Peça que os professores formem duplas com pessoas que conhecem pouco ou que ainda não conhecem. Dê 5 minutos para que as duplas conversem entre si, falando sobre as suas experiências em outras escolas, o que desejam para o ano letivo, as suas expectativas e apreensões. Reforce que é muito importante que cada um preste muita atenção à história do colega.
- Ao terminar o tempo de conversa, peça para que as duplas troquem as etiquetas de nomes entre si. Com as etiquetas devidamente trocadas, explique que cada participante deverá se apresentar ao restante do grupo como se fosse a outra pessoa. A ideia é pontuar os tópicos mais relevantes sobre o outro para os colegas.
- Ao final de cada apresentação, solicite que a dupla do apresentador reforce algum ponto que não ficou claro ou adicione algo à fala do colega. Esse é um exercício interessante para perceber quais são as pessoas com maior capacidade de atenção a questões relevantes para os outros.
Dinâmica 5 – Anunciando nos classificados
Objetivo
Reforçar os laços de colaboração entre indivíduos que já trabalham juntos — uma maneira de fazer com que as pessoas descubram o quanto sabem umas das outras.
Materiais necessários
- Pedaços de papel
- Canetas
Como fazer?
- Distribua um papel e uma caneta para cada participante e peça para cada um escrever um anúncio publicitário sobre si mesmo, sem citar o seu nome ou dar pistas de quem é. A ideia é apresentar nesse anúncio as suas principais qualidades profissionais, a maneira como a pessoa se vê e acredita que os colegas a veem.
- Fixe todos os anúncios na parede ou na lousa e dê 20 minutos para que os participantes leiam, tentando descobrir quem é o dono de cada anúncio.
- Pergunte a respeito de um anúncio de cada vez, quem os participantes acham que é o autor. Conforme for havendo erros e acertos, fale sobre como, às vezes, as pessoas não deixam transparecer as suas características mais marcantes no dia a dia. O aplicador da dinâmica deve deixar claro que é fundamental manter um bom diálogo entre os professores para que, juntos, possam fazer mais.
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: 1145576060 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jacoblund
Dinâmica 6 — O poema
Objetivo
Estimular nos professores uma reflexão sobre a sua própria profissão e sobre o dia a dia escolar, de forma criativa. Sensibilizá-los sobre a importância de tranquilizar os alunos quando estiverem apresentando algo.
Materiais necessários
- Papéis
- Lápis e canetas
Como fazer?
- Forme um círculo com os professores participantes, que podem se sentar no chão ou em carteiras escolares.
- Distribua os papéis e canetas e peça que cada professor escreva um pequeno poema sobre algum assunto relacionado à profissão ou ao dia a dia escolar.
- Depois de 15 minutos, peça que cada um apresente o seu poema, convidando os demais participantes a darem a sua opinião sobre a obra declamada.
- Pergunte como os professores se sentiram ao participar dessa dinâmica e peça para que eles apontem meios de tornar os seus próprios alunos mais tranquilos nesses momentos de apresentação de trabalhos — individuais ou em grupo.
Dinâmica 7 — Troca de papéis
Objetivo
Possibilitar que todos experimentem os diferentes papéis profissionais existentes nas escolas, incentivando a valorização de cada colaborador e o reconhecimento da importância de cada um deles para o crescimento da educação.
Materiais necessários
- Pedaços de papel com os nomes de profissões associadas ao universo escolar, mas que não sejam os professores: diretor, coordenador, profissional da limpeza, profissional de marketing, secretário, recepcionista, analista financeiro/contabilidade, assistente pedagógico, estagiário, enfermeiro, inspetor, segurança, técnico de informática, bibliotecário etc.
Como fazer?
- Reúna todos os participantes em uma sala e distribua pedaços de papel com profissões do ambiente escolar.
- Individualmente, cada participante deverá falar dicas sobre a profissão escolhida, enquanto os demais tentam adivinhar. Quem estiver falando deverá usar a criatividade e a capacidade descritiva para evidenciar os colegas de outras áreas escolares.
- Ao final da dinâmica, pergunte aos participantes sobre a importância de cada uma das profissões citadas e sobre como é possível valorizar ainda mais os profissionais de fora da sala dos professores.
Dinâmica 8 — O barco
Objetivo
Refletir sobre a importância da colaboração e sobre a necessidade da comunicação eficaz no ambiente de trabalho. Trazer à tona a valorização da responsabilidade compartilhada em uma instituição de ensino.
Materiais necessários
- Papel para dobradura
- Cronômetro/relógio
- Materiais decorativos: tesoura, cola, lápis de cor, giz de cera etc.
Como fazer?
- Dividir os participantes em grupos de no mínimo 4 pessoas, sendo que cada grupo deve escolher um líder. Distribuir os papéis e solicitar que todos façam barquinhos com eles.
- A atividade tem duração de 10 minutos, cronometrados. Nos primeiros 3 minutos, a comunicação dentro dos grupos deve ser feita apenas por meio de mímicas.
- Nos 3 minutos seguintes, o líder da equipe pode falar, mas os outros só podem ouvir e continuar fazendo mímicas.
- Nos 4 últimos minutos da dinâmica, todos podem conversar.
- Após a execução da dinâmica, os grupos devem apresentar os seus trabalhos. Em seguida, todos podem falar sobre as dificuldades e os principais aprendizados da dinâmica: liderança, comunicação multidirecional, instruções, colaboração etc.
Dinâmica 9 — Telefone sem fio
Objetivo
Evidenciar aos participantes a importância de uma comunicação clara, coesa e coerente, a fim de evitar problemas e informações desencontradas. A dinâmica também mostra aos professores a importância de controlar as conversas paralelas na sala de aula, pois elas geram distrações que prejudicam o aprendizado dos estudantes.
Materiais necessários
- Nenhum
Como fazer?
- Coloque os professores participantes em um círculo e oriente-os a conversarem o mais alto que puderem.
- Em seguida, compartilhe com apenas um dos professores participantes algum conteúdo escolar complexo. Pode ser de literatura, matemática, biologia etc.
- Peça para que o professor que recebeu a mensagem passe-a a quem estiver ao seu lado, e assim sucessivamente, até que a mensagem retorne ao seu ponto de origem.
- Muito provavelmente, a mensagem voltará até você diferente de quando você a emitiu.
- Compare as duas mensagens e converse com o seu corpo de professores sobre como a conversa paralela atrapalha as aulas e até o dia a dia da escola. Pensem em como isso prejudica o aprendizado e o rendimento dos alunos.
Dinâmica 10 — Ninguém está só
Objetivo
Perceber como a ajuda mútua é importante nos momentos de adversidade, o que envolve todos os professores da escola e os profissionais dos demais setores. A integração, a participação e a confiança são essenciais no desenvolvimento das atividades acadêmicas.
Materiais necessários
- Tecidos para vendar os olhos
Como fazer?
- Vende os olhos dos participantes e conduza-os a diferentes salas de aula da escola. Não fale a ninguém que há mais participantes vendados na mesma sala.
- Peça que todos os participantes voltem à sala inicial. Quando os participantes começarem a falar, perceberão que não estão sozinhos, o que os estimulará à cooperação para alcançar o objetivo.
- Ao fim da dinâmica, promova uma conversa sobre cooperação e ajuda mútua. Pergunte aos professores participantes sobre como podemos aplicar esses princípios no dia a dia escolar.
Dinâmica 11 — Ligue os pontinhos
Objetivo
Fazer com que os professores percebam as suas principais qualidades e identifiquem que colocá-las em prática no dia a dia pode beneficiar as pessoas ao redor, em todos os desafios típicos da vida de um professor.
Materiais necessários
- Folhas de papel
- Canetas
Como fazer?
- Reúna os participantes da dinâmica em um círculo e distribua uma folha de papel e uma caneta para cada um.
- Peça para que os participantes dividam a folha em duas colunas. Na primeira, eles devem listar as suas qualidades profissionais. Ex: atencioso, prestativo, estudioso, paciente, planejador etc.
- Na segunda coluna, os participantes devem listar as dificuldades que enfrentam no dia a dia escolar.
- Em seguida, todos devem entregar a sua folha para o participante que estiver ao lado direito. Cada professor deverá ligar os pontos (as qualidades que combatem as dificuldades) da folha que recebeu do colega.
- Ao término da dinâmica, as folhas voltam aos seus donos, e todos discutem sobre os aprendizados extraídos da dinâmica. Em conjunto, todos podem perceber as principais dificuldades do dia a dia do professor e as qualidades necessárias para enfrentar e/ou prevenir essas adversidades.
Dinâmica 12 — Fuga
Objetivo
Quebrar o gelo antes de uma reunião mais formal, fortalecer os vínculos entre os participantes, estimular o pensamento estratégico e reforçar a importância do trabalho em conjunto.
Materiais necessários
- Nenhum
Como fazer?
- Reúna os participantes em um ambiente seguro: uma sala de grandes dimensões. Explique que a atividade envolverá algum contato físico, o que demanda cuidado e responsabilidade de todos.
- Forme um grande círculo com todos. Peça que um dos participantes assuma o papel do professor que deverá fugir dos demais.
- Os outros participantes da dinâmica serão os “guardas” da escola, que têm a função de não deixar o professor fugir, ou seja, sair do centro do círculo.
- Reflita em conjunto com todos sobre os aprendizados da dinâmica: cooperação, pensamento estratégico, força de vontade etc.
Dinâmica 13 — Lado positivo
Objetivo
Encontrar e valorizar os pontos positivos de cada experiência vivida no ambiente escolar, mesmo as mais difíceis. Enaltecer também a capacidade de superação de cada um e a ideia de que nenhum problema dura para sempre.
Materiais necessários
- Nenhum
Como fazer?
- Os participantes devem compartilhar histórias de momentos difíceis que viveram nas suas vidas profissionais.
- Quem estiver ouvindo pode, ao término da história, comentar se já passou por alguma situação parecida e como lidou com ela.
- A ideia é que o time de participantes da dinâmica seja capaz de encontrar um lado positivo para cada história apresentada.
As dinâmicas para professores, como você pode notar, são atividades práticas que estimulam a interação, a conexão entre os profissionais, a troca de experiências e a reflexão acerca dessa tão nobre profissão. Realizá-las nos encontros do corpo docente é um meio de desenvolver a equipe, melhorando não apenas o desempenho profissional, como também o próprio clima organizacional da instituição de ensino.
Gostou dessas dicas de dinâmicas para professores? Qual é a sua preferida? Conhece alguma outra opção de atividade para sugerir? Deixe a sua contribuição nos comentários. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.