Carta de agradecimento ao cliente – Confira 6 exemplos de sucesso

Profissional redigindo a mão uma carta de agradecimento

Uma das estratégias de um bom pós-venda envolve o envio de uma carta de agradecimento ao cliente.

As empresas que estão alinhadas com as tendências mais atuais já sabem o quanto o pós-venda é importante para fidelizar clientes. Afinal, a intenção é que eles realizem novas compras e indiquem o produto ou serviço aos amigos. Por isso, é importante mostrar que a companhia está realmente interessada em oferecer o melhor atendimento.

Uma das estratégias de um bom pós-venda envolve o envio de uma carta de agradecimento ao cliente. Na realidade, hoje, essa carta pode ser um e-mail ou uma mensagem. O meio a enviar depende do público a ser alcançado e suas características.

Continue acompanhando para saber mais a respeito da carta de agradecimento, quando enviá-la e conferir exemplos de sucesso.

Por que enviar uma carta de agradecimento ao cliente?

Se alguma vez você já se perguntou por que deveria enviar uma carta de agradecimento aos clientes, saiba que esse gesto simples pode trazer excelentes resultados. As pessoas gostam de se sentir especiais e tendem a retornar em empresas que fazem isso por elas. Nesse sentido, qualquer atitude que contribua para isso é válida.

Pense bem, uma compra é, acima de tudo, uma demonstração de confiança, afinal, o consumidor investe seu dinheiro para efetuá-la. Assim, demonstrar que ele realmente pode confiar na empresa é importante para que se sinta seguro e retorne. Ações como o envio da carta mostram que a companhia se importa e deseja que ele esteja fazendo bom uso do produto ou serviço adquirido.

Benefícios da carta de agradecimento

Para que fique mais clara a relevância da estratégia da carta de agradecimento, confira alguns dos principais benefícios que ela pode oferecer.

Proporcionar uma experiência diferenciada ao cliente – Não é toda empresa que tem esse cuidado no pós-venda. Assim, enviar essa mensagem pode fazer com que ele se surpreenda positivamente.

Ter um processo definido de pós-venda – A carta pode ser incluída como parte do processo de pós-venda. Assim, todos os vendedores saberão que após x dias de uma venda devem enviá-la ao cliente.

Aumentar as chances de fidelização – O cliente sente que a empresa não queria apenas vender e pronto e sim realmente agregar à vida dele. Isso faz com que as chances de fidelização aumentem.

É uma estratégia de baixo custo – Enviar uma carta, e-mail ou mensagem ao cliente tem um custo baixo ou nulo. Se formos pensar que conquistar novos clientes demanda investimentos maiores, podemos concluir que vale a pena aderir a carta de agradecimento.

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Exemplos de carta de agradecimento ao cliente

Se deseja começar a enviar cartas de agradecimento aos seus clientes, mas não sabe exatamente o que escrever, confira alguns exemplos a seguir. São modelos parar serem usados em diferentes situações, dependendo do relacionamento com cada consumidor.

1. Exemplo de carta de agradecimento para enviar após a venda

“Olá, (nome do cliente)!

Nós da (nome da empresa) temos a imensa alegria de termos você como nosso cliente. Esperamos que esteja satisfeito com a sua compra (citar detalhes do produto ou serviço adquirido para tornar a carta mais pessoal). Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou solicitação, entre em contato que teremos o maior prazer em lhe atender.

Um grande abraço,

(nome do vendedor que realizou o atendimento).”

2. Exemplo de carta de agradecimento após um problema

“Prezado (a) (nome do cliente),

Lamentamos muito pelo ocorrido com a sua compra e esperamos que agora esteja tudo certo. Caso ocorra qualquer outro problema, não hesite em entrar em contato novamente. Em caso de alguma dúvida, sugestão ou solicitação, nos envie uma mensagem ou ligue no XXXX-XXXX em horário comercial.

Estamos liberando para você um bônus no valor de X reais em compras em nossa loja como forma de pedirmos desculpas pelo transtorno.

Respeitosamente,

(nome da empresa ou do profissional que resolveu o problema).”

3. Exemplo de carta de agradecimento para aniversário do cliente

“Olá, nome do cliente!

Hoje é um dia muito especial e gostaríamos de lhe parabenizar pelo seu aniversário! Desejamos a você muita saúde, paz, felicidades e bons momentos com o (citar o nome do produto ou serviço adquirido, fazendo uma contextualização).

Venha comemorar esta data especial conosco! Estamos lhe esperando com um cupom de X% de desconto para aproveitar em nossa loja!

Um grande abraço,

(nome da empresa ou de um vendedor que seja o preferido do cliente).”

4. Exemplo de carta de agradecimento pela preferência

“Olá, nome do cliente!

Gostaríamos de agradecer a preferência e por ser nosso cliente há X anos. É sempre uma alegria receber um pedido seu e poder lhe oferecer nossos produtos ou serviços. Esperamos continuar atendendo suas expectativas, mas caso tenha alguma sugestão ou solicitação, não hesite em entrar em contato. Nosso maior objetivo é a sua satisfação!

Aguardamos sua visita para conhecer a nova coleção de (citar os produtos ou serviços).

Um grande abraço,

(nome da empresa ou de um vendedor que seja o preferido do cliente).”

5. Exemplo de carta de agradecimento pela participação em um evento da empresa

“Olá, (nome do cliente)!

Ficamos muito felizes em poder contar com a sua presença no nosso evento (pode ser tanto um evento presencial quanto online). Esperamos que tenha gostado (citar algo que contextualize o evento). Em breve teremos novidades!

Aceite nosso cupom de desconto de desconto de X% em produtos como forma de agradecimento.

Um grande abraço,

(nome da empresa).

6. Exemplo de carta de agradecimento pela sugestão enviada

“Olá, (nome do cliente)!

Gostaríamos de agradecer pela sugestão que nos enviou. Mensagens como a sua nos ajudam a pensar e desenvolver soluções para tornar os nossos produtos ou serviços cada vez melhores. Em caso de qualquer outra dúvida ou solicitação, não hesite em entrar em contato, pois estamos sempre a postos para lhe atender.

Um grande abraço,

(nome da empresa).

Viu só como uma carta simples e objetiva pode fazer com que os seus clientes se sintam especiais? Adote essa estratégia e veja como ela é capaz de fortalecer a fidelização e a confiança do consumidor em relação à sua empresa.

Tem mais alguma sugestão de exemplo de carta de agradecimento ao cliente para acrescentar? Deixe sua contribuição no espaço para comentários abaixo e aproveite para enviar este conteúdo para seus amigos que também são empreendedores para passar o conhecimento adiante!

Imagem: Por Antonio Guillem

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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