O que é confiança organizacional?

A confiança organizacional consiste na criação de um relacionamento entre o colaborador e os regulamentos da empresa.

Todos os relacionamentos são baseados em confiança, e isso também vale para a relação entre empresas e consumidores. A confiança organizacional consiste justamente na relação estabelecida com o sistema formal, baseado em leis e regulamentos que mantêm a organização funcionando.

É por meio da confiança que a adaptação das pessoas às organizações acontece, mas tudo isso ocorre de forma sutil. É como um relacionamento de amizade: você não confia inteiramente na pessoa à primeira vista, e é necessário tempo e experiência para que exista reciprocidade e respeito na relação.

A confiança organizacional dentro de uma empresa consiste em adaptar as pessoas àquele ambiente, conseguindo aproximar os colaboradores e fazer com que eles se dediquem ao trabalho de maneira sincera e comprometida. Tudo isso auxilia no crescimento da empresa e contribui para um ambiente positivo e benéfico para todos os envolvidos no trabalho.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Resultados da confiança organizacional

Com confiança organizacional, se comunicar fica muito mais fácil, assim como trocar ideias e informações sobre o trabalho. Um dos pontos positivos em tê-la dentro da empresa é conseguir “plantar a sementinha do esforço extra” nos colaboradores, que dá aquele empurrãozinho extra para que os funcionários alcançarem os objetivos que a empresa tanto almeja.

Em geral, a confiança organizacional possui dois modelos básicos. São eles:

  • Confiança disposicional: está ligado a fatores culturais, sendo caracterizada por apresentar uma personalidade mais ou menos estável;
  • Confiança baseada no histórico: esse modelo de confiança acumula informações como as motivações, as intenções e disposições de acordo com o histórico que existe entre elas.

Benefícios da confiança organizacional

  • Aumento do desempenho e comprometimento dos funcionários;
  • Maior cooperação entre os colaboradores;
  • Possibilidade de crescimento dos processos de criatividade e inovação por parte da equipe para a empresa.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho motivacional da equipe!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

A confiança organizacional deve ser conquistada por meio da soma dos esforços da empresa (líderes, empresários, gestores) e dos colaboradores. Para isso, ela deve ser sentida pelos funcionários por meio das atitudes e ações que são lançadas pelos cargos da alta hierarquia da empresa.

Qual sua opinião sobre a confiança organizacional? Deixe seu comentário no espaço abaixo. Gostou desse conteúdo? Curta e compartilhe nas redes sociais, propague conhecimento.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: UNIKYLUCKK / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010