Emprego no exterior: vantagens e desvantagens

Confira as vantagens e desvantagens do emprego no exterior para a carreira do profissional. / Copyright: Maxx-Studio

A instabilidade econômica do país, o alto nível de desemprego, problemas relativos à segurança, saúde e qualidade de vida ruins, ou simplesmente pela vontade de aprimorar a carreira, são alguns fatores que levam brasileiros a buscar emprego fora do país.

São inúmeros os locais que ofertam vagas para estrangeiros, como é o caso dos Estados Unidos, China, países da América Latina e Europa, mas também existem outras formas de se obter um emprego no exterior, como por exemplo, a possibilidade de trabalho em multinacionais daqui, que transferem brasileiros para filiais em outros países, assim como programas de trainee e estágios que direcionam profissionais recém-formados para tal oportunidade.

De qualquer forma, independente da maneira como o profissional é efetivado para a vaga no exterior, é imprescindível que o mesmo tenha um currículo adequado para a vaga, domínio do idioma em questão e da língua inglesa, visto que a mesma é globalmente conhecida e falada, graduação completa ou em andamento. Para as pessoas que ainda não cumprem tais pré-requisitos, mas vislumbram a oportunidade de crescimento profissional e pessoal fora do seu país de origem, uma boa dica são os trabalhos voluntários e a realização de intercâmbios.

As melhores maneiras de procurar emprego no exterior são através dos sites das próprias empresas, redes sociais de negócio, como o Linkedin, sites de emprego e agências (atualmente existem agências voltadas para esse tipo de serviço).

Conheça a seguir, as vantagens e desvantagens do emprego no exterior:

Vantagens do emprego no exterior

  • O profissional tem a chance de aprimorar o idioma do país em questão, assim como também pode aprender outras línguas.
  • Possibilidade de vivenciar uma nova cultura.
  • Aprimoramento do currículo.
  • Vantagem competitiva em relação aos outros profissionais, visto que o emprego em outro país aperfeiçoa a carreira.
  • Amadurecimento pessoal, pois o fato da pessoa morar e trabalhar no exterior acarreta na mudança da rotina, novas amizades e hábitos diferentes.
  • O profissional tem a oportunidade de lidar com diferenças quanto ao modo de trabalhar dos outros colaboradores.
  • Possibilidade de networking.
  • Desenvolvimento da autoconfiança.
  • Chance de salário maior.
  • O trabalho no exterior pode resultar em novas possibilidades profissionais posteriormente.
  • O emprego em outro país pode ajudar o colaborador a desenvolver suas competências.

Desvantagens do emprego no exterior

Trabalhar no exterior não requer apenas preparação profissional, existem outras questões que podem influenciar o emprego fora do Brasil e algumas delas podem pesar negativamente na performance, são elas:

  • Até mesmo no Brasil existem diferenças culturais de um estado para o outro. Sendo assim, é evidente que o profissional, ao viver em outro país, se deparará com uma cultura totalmente diferente da sua e isso pode gerar conflitos e atrapalhar seu desempenho.
  • O colaborador que opta pelo emprego no exterior se depara além de uma nova cultura, também com uma nova rotina, nova moradia, novos colegas de trabalho e novas atividades dentro da empresa, isso pode resultar em dificuldade na adaptação do profissional.
  • Cada país possui um estilo de gestão, consequentemente, existe a possibilidade do colaborador ter dificuldade em se acostumar com as diretrizes da empresa.
  • Muitos profissionais encaram o desafio de trabalhar em outro país, sem o acompanhamento da família. A saudade das pessoas que ficaram no Brasil pode ser um fator prejudicial na carreira do colaborador.
  • Ao voltarem para o país, não são todas as multinacionais que dão suporte quanto ao reajuste do profissional.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

O mercado de trabalho atual é extremamente competitivo, as empresas visam profissionais de alta performance para compor seu quadro de colaboradores, o emprego no exterior é uma ótima oportunidade de crescimento profissional e pessoal e pode fazer a diferença no currículo de quem se dispõe a viver essa aventura.

Como tudo na vida, optar por tal decisão tem suas vantagens e desvantagens, sendo assim, cabe ao profissional ponderar se trabalhar em outro país resultará, de fato, no aprimoramento da sua carreira. O Coaching é uma metodologia com ferramentas capazes de identificar as potencialidades e os pontos de melhoria do colaborador, alinhar suas competências e acelerar seus resultados, assim, ele terá total embasamento para decidir se deve ou não buscar um emprego no exterior.

E você, já pensou em trabalhar fora do país? Conhece alguém que buscou emprego no exterior? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010