Família: Pilar Fundamental para o Sucesso Profissional

Família feliz no parque

Atingir o sucesso só faz sentido se puder ser divido com as pessoas mais importantes em sua vida, a família.

Ter um futuro profissional de sucesso é um desejo de muitas pessoas. Nessa busca, esses indivíduos se esforçam diariamente, semana após semana, ano após ano para se tornarem autoridades em sua área. Com o passar do tempo, recompensas como salários elevados e status surgem, assim como podem surgir questionamentos sobre o uso do tempo. 

A questão é que um dos pilares das necessidades básicas do ser humano é sentir-se útil, reconhecido e saber que faz a diferença. Nessa busca constante, existe uma parcela significativa de profissionais que acaba se perdendo. Essas pessoas têm um impacto negativo em suas vidas que prejudica o equilíbrio entre as diferentes partes do seu universo. 

O foco exclusivo de energia no desenvolvimento da carreira pode levar à desestruturação familiar. O patrimônio mais precioso do indivíduo é a sua família, ela é o principal motivo para ser um bom profissional e construir uma carreira de sucesso. Portanto, tomar os devidos cuidados para mantê-la plena e unida, é, sem dúvida, a principal prioridade. Uma missão mais do que desafiadora!

Dicas para manter sua família fortalecida

Aqueles que descuidam da vida familiar tendem a se sentir menos satisfeitos com seu sucesso profissional. Embora se dedicar às atividades corporativas seja bastante importante, não pode se sobrepor ao seu sentimento de responsabilidade afetiva. Quem entende a família e o trabalho como concorrentes está enxergando sob o viés errado.

Na verdade, a construção de um bom convívio familiar é essencial para ter um bom desempenho profissional. Quem está feliz com as pessoas que ama à sua volta tem muito mais capacidade de concentração e energia para realizar projetos.

O desejo de ascender na carreira se torna mais latente quando há pessoas amadas que se beneficiarão com você. Confira abaixo algumas dicas para desenvolver hábitos que auxiliarão no equilíbrio familiar.

1. Estabeleça relações de qualidade

Quando o assunto é família, a regra é se entregar inteiramente. Permita-se ser o melhor que você pode ser. Conecte-se verdadeiramente com cada integrante que compõe o seu lar, seja na condição de pai, mãe, filho(a), irmão(a) ou cônjuge. Não deixe o cansaço da jornada de trabalho te vencer. 

Convide-os para fazer uma programação diferente, conhecer um novo ponto da cidade, ou mesmo combine uma sessão de cinema em casa. Durante a semana pode ser mais difícil sair com seus familiares, mas tente pelo menos conservar o jantar com todos à mesa. O momento das refeições deve ser harmonioso e aproveitado para realizar trocas sinceras. 

Nos finais de semana e feriados, é interessante investir em passeios como os já mencionados. Evite que a rotina da família caia na monotonia. Aproveite cada momento para expressar seu amor pelas pessoas do seu núcleo familiar. A vida deve ser aproveitada em seus mínimos detalhes. 

2. Crie um ambiente seguro

Reforce através de suas atitudes que o lar é o ambiente mais seguro de seus amados. Chateações e erros acontecem em toda família, pois cada indivíduo é único e possui sua própria forma de interagir com as situações.

Pratique ser mais flexível, compreenda a forma de pensar, comunicar e agir do outro. Promova um ambiente agradável e confortável para que todos possam ser autênticos, aceitos e amados como são de fato.

Ao longo do tempo, especialmente quem tem filhos, perceberá que pode ser mais desafiador do que parece. Boa parte das pessoas tende a achar que sua forma de entender a vida é a mais certa. Conseguir despir-se dessa visão e colocar-se no lugar do outro é o que permite ter um diálogo verdadeiro com a sua família.

A convivência familiar demanda o desenvolvimento da empatia e o entendimento de que o outro tem todo direito de pensar diferente. Para construir uma base sólida para a sua família crie um ambiente seguro em que ninguém se sinta desencorajado a dividir suas dores e alegrias. 

3. Faça perguntas poderosas

As perguntas poderosas são uma das mais potentes ferramentas do Coaching, e sem dúvida um dos principais segredos para manter as boas relações. Esses questionamentos podem ser grandes aliados para desenvolver relações pessoais e profissionais de mais qualidade.

Perguntar é o ato nobre de se colocar à disposição para ouvir o outro. Quando pergunta, você dedica alguns minutos do seu dia para saber o que o outro tem a dizer. Em plena era da competitividade, onde empresas e pessoas disputam atenção incessantemente, podemos nos tornar um tanto autocentrados.

Compreender que nem sempre nós somos o foco e as opiniões dos outros também tem valor é crucial para boas relações. Longe da competição corporativa, no entanto, ficar em silêncio é a forma mais efetiva de estabelecer conexões significativas. Não o tempo todo, mas o tempo suficiente para que o outro também possa fazer suas colaborações. 

Perguntar é mostrar interesse no outro, é uma maneira indireta de dizer que o outro é importante para você. Para as famílias que estão enfrentando dificuldades de relacionamento pode ser interessante considerar passar por um processo de Coaching.

4. Gerencie melhor o seu tempo

Para desenvolver uma relação de qualidade com seus familiares é crucial ter tempo para dedicar a eles. O crescimento na carreira, por sua vez, vem de um bom rendimento. Embora, algumas pessoas acreditem que esses dois elementos são conflitantes, devemos dizer que podem ser mantidos em pleno equilíbrio.

O segredo está em saber gerenciar o seu tempo e se dedicar somente ao que é relevante. Em um momento em que somos bombardeados por atualizações de redes sociais o tempo todo, precisamos qualificar o que é importante ou não. Para que você vai dedicar o seu tempo? O ideal é estabelecer um plano relativo ao cumprimento das suas tarefas profissionais.

Com seus horários organizados, você consegue encontrar brechas, ou seja, tempo livre para ficar mais próximo da família. Quando você tem um sistema organizado, se dá conta de que pode fazer muito mais com o tempo disponível.

Elimine da sua rotina atividades de procrastinação. Lembre-se de que cada momento que você perde numa tarefa desnecessária deixa de ter tempo para se dedicar ao que realmente importa.

A família é uma das bases para uma vida plena, mantenha a sua bem cuidada!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63