8 Sinais da falta de sinergia da equipe

colegas de trabalho brigando

Confira 8 sinais de falta de sinergia na equipe.

A sinergia entre os colaboradores é a base para qualquer equipe conquistar o sucesso. Quando falta esse entrosamento, os resultados são severamente afetados e a produtividade tende a cair cada vez mais. O atendimento perde qualidade e os profissionais passam a realizar suas tarefas com desmotivação.

Neste artigo iremos apresentar 8 sinais de falta de sinergia na equipe. A partir da identificação deles é possível adotar estratégias que colaborem para aumentar o engajamento da equipe. Mais do que ressaltar os sinais, daremos dicas para controlá-los. 

Por que a sinergia da equipe é importante?

Quando o ambiente de trabalho é harmonioso e existe colaboração entre os membros da equipe é mais fácil alcançar as metas. Os desempenhos individuais se tornam mais satisfatórios assim como as entregas coletivas.

Nos processos seletivos, é interessante considerar, além dos aspectos técnicos, o lado comportamental. Os funcionários da sua empresa passam boa parte dos seus dias com os colegas de trabalho. Se não existe sinergia entre os colaboradores, é natural que o trabalho se torne engessado.

Cada profissional foca somente nas suas atividades e não se constrói resultados com base nas características de todos. Durante algum tempo, essa forma de trabalho se mostrou passível de sucesso, no entanto, não cabe mais em um contexto empresarial que exige inovação. 

Falta de sinergia da equipe: confira 8 sinais de alerta

Você acredita que a sua equipe está sem sinergia? Se está na dúvida, vale a pena conferir os 8 sinais que listamos abaixo e as dicas de como driblá-los. 

1. Os colaboradores não expõem seu ponto de vista

Quando os profissionais de uma equipe não expressam seu ponto de vista, é importante ficar atento a uma possível falta de sinergia. Em uma equipe em harmonia não existe receio de manifestar a forma como cada um se sente. O líder que percebe esse silêncio dos seus liderados deve questionar-se qual é a razão. 

É importante que os funcionários sejam ouvidos em um ambiente saudável e sem medo. Eles precisam sentir que não haverá represálias pelo o que irão dizer. A partir do estabelecimento dessa comunicação positiva é possível entender quais são as questões que estão impedindo a harmonia. 

2. Falta de trabalho em equipe

A equipe só é equipe no nome? Os profissionais não realizam tarefas juntos? Um dos principais sinais de que há falta de sinergia na equipe é cada colaborador realizar suas tarefas individualmente. Conforme o problema vai ganhando maior dimensão, a distância aumenta entre os colaboradores.

Uma forma prática de resolver esse sinal e potencializar a sinergia da equipe é estabelecer que algumas tarefas serão realizadas em duplas, trios ou mais profissionais. O líder precisa delegar funções que devam ser realizadas em conjunto. 

3. Falta de motivação para trabalho em equipe

Se ao aplicar a dica acima o líder perceber que existe desmotivação para as tarefas em grupo, terá claro mais um sinal de falta de energia. Para estimular os colaboradores a trabalhar com mais ânimo juntos é válido apostar em atividades como dinâmicas, por exemplo. Eventos da empresa, confraternizações e até mesmo competições podem ajudar nessa questão. 

4. Muitos conflitos

Sua equipe tem histórico de muitos conflitos? Quando as discussões são constantes é um sinal claro de que existe desarmonia. Esses atritos demonstram profunda falta de sinergia e que está na hora de buscar uma solução. O líder deve tomar uma atitude rápida e efetiva para reduzir a intensidade desses desentendimentos.

Conversar com os envolvidos com o máximo de imparcialidade é essencial para conseguir chegar a um meio termo. A solução deve ser acima de tudo justa e respeitar todos os lados. 

5. Muita fofoca

Se existe abundância de fofoca dentro da equipe, então há grande falta de sinergia. Esses comentários aumentam a distância entre os colaboradores e criam um clima insustentável. O ideal é que a empresa estabeleça e se esforce para manter uma cultura de intolerância à fofoca.

Os colaboradores devem entender claramente que não podem falar sobre os colegas, pois esse comportamento inadequado é passível de punição. Ações efetivas para conter o espalhamento de fofocas é crucial para aumentar a sinergia da equipe. 

6. Ambiente organizacional nocivo

O ambiente organizacional reflete a harmonia dos colaboradores, então se ele é nocivo é um grande sinal de alerta. Se para boa parte dos funcionários ir ao escritório é algo ruim e existe grande desmotivação, é importante investigar o porquê. Fazer parte de uma equipe em que todos tem sua importância é decisivo para se sentir mais feliz. 

As empresas não podem controlar a forma como os seus funcionários irão se comportar, mas podem estabelecer um tom para o ambiente. A cultura organizacional deve se basear no respeito e na construção de relações colaborativas. O ambiente precisa ser positivo. 

7. Comunicação com ruídos

Outro importante sinal de que há falta de sinergia entre a equipe é a comunicação pautada por ruídos. Se os colaboradores não conseguem se entender entre si, é bem possível que estejam com um verdadeiro desencontro de motivações. Para evitar que essa dificuldade de comunicação se torne algo maior, é fundamental combater os ruídos.

Os profissionais devem ser estimulados a falar a respeito das suas dúvidas e desejos. A voz de todos deve ser ouvida na mesma proporção. Potenciais mal-entendidos devem ser resolvidos assim que começarem a surgir. O grande segredo para mais harmonia é não deixar que os problemas adquiram maior proporção. 

8. Desconfiança em relação à gestão

Uma equipe que não confia na gestão da empresa é uma equipe que está à deriva. Quando não se tem uma referência sólida se perde a noção de obrigação, ou seja, a compreensão das suas responsabilidades. Essa desconfiança se manifesta por meio do silêncio da equipe no tocante aos problemas e dificuldades.

A abertura dos gestores ao diálogo com seus colaboradores é decisivo para contornar essa desconfiança. Contudo, lembre-se de que se trata de uma construção, ou seja, essa comunicação irá se estabelecer com o passar do tempo. Os resultados não surgirão imediatamente.

Ao identificar esses sinais de falta de sinergia na sua equipe, busque cultivar a união dos colaboradores.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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