Fusão de empresas – Quais são as vantagens e desvantagens desse procedimento?

Fusão de empresas

Uma fusão acontece quando uma empresa identifica benefícios em unir suas operações com as de outra companhia.

Você provavelmente já deve ter visto um anúncio de fusão de empresas, sejam elas nacionais ou internacionais. Apenas para citar as mais recentes, temos: Magazine Luiza e Netshoes, Raia Drogasil e Onofre, Natura e Avon, entre tantas outras. As fusões acontecem através de um acordo entre as partes ou de uma aquisição, quando uma empresa compra a outra.

Continue lendo para entender melhor o processo de fusão de empresas, além das vantagens e desvantagens desse tipo de transação.

Como uma fusão de empresas é realizada?

Uma fusão acontece quando uma empresa identifica benefícios em unir suas operações com as de outra companhia, geralmente com o objetivo de aumentar o valor para os acionistas. Esse procedimento é, em muitos aspectos, semelhante a uma aquisição, e é por isso que se costuma agrupar os dois termos e dizer: fusão e aquisição.

Na teoria, uma fusão acontece quando duas empresas convertem suas respectivas ações nas da nova empresa que resultou da união. No entanto, na prática, geralmente é feito um acordo para uma comprar ações da outra. Em alguns casos, é feito um pagamento, que pode ser em dinheiro ou de outras formas, para facilitar a transação de capital.

As fusões não costumam ocorrer através de uma troca de ações “elas por elas”, ou seja, uma ação da empresa A é trocada por uma ação da empresa B. O valor de cada ação é definido com base em muitos fatores. Assim, uma única ação da empresa A pode custar 2,5 ações da empresa B, por exemplo. Trata-se de um processo que tem suas particularidades e que costuma ser acompanhado por especialistas.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Fusão de empresas: vantagens e desvantagens

Depois de entender como uma fusão acontece, veja quais são as vantagens e as desvantagens que esse procedimento pode trazer.

Vantagens da fusão de empresas

  1. Redução de custos para manter uma rede: manter uma rede de estabelecimentos por todo o país tem muitos custos. Quando é feita uma fusão, esses custos caem, já que os pontos localizados em várias cidades das duas empresas se tornarão um só. Assim, é possível estar presente em mais regiões sem tantas despesas.
  2. Aumento dos fundos para pesquisa: em alguns segmentos, as empresas precisam investir em pesquisas de inovação e desenvolvimento. Com a união de recursos, há um aumento dos fundos para esse fim, o que permite intensificar os investimentos e, consequentemente, obter melhores resultados.
  3. Economia de escala: além da redução dos custos para manter uma rede, há uma economia de escala em relação a outros aspectos. Marketing, compra de matéria-prima, maquinários, tudo isso pode ter seus custos reduzidos através de uma fusão.
  4. Evitar a duplicação: uma fusão pode fazer sentido em alguns setores para evitar a duplicação. Em uma cidade em que há duas empresas oferecendo serviço de transporte, por exemplo, se elas se juntam é possível oferecer até preços mais baixos para os clientes, já que aumentarão seu fluxo de passageiros.
  5. Impedir que empresas quebrem: existem empresas que, por conta de má administração, chegam à beira da falência. Através de uma fusão elas podem ser recuperadas, evitando uma demissão em massa.

Desvantagens da fusão de empresas

  1. Aumento dos preços: com a redução da concorrência, uma fusão pode dar à nova empresa o poder de monopólio e levar a preços mais altos.
  2. Menos escolhas para o consumidor: quando a oferta de produtos e serviços é grande, o consumidor pode escolher o que mais lhe agradar, utilizando seus próprios critérios para tal. Com a fusão, há uma redução nessas opções, forçando as pessoas a serem menos exigentes.
  3. Perda de empregos: uma fusão de empresas pode levar à perda de empregos. Afinal, ao unir as operações de dois empreendimentos, alguns postos de trabalho podem se tornar desnecessários.
  4. Deseconomia de escala: trata-se de um processo inverso à economia em escala. Ocorre quando o custo com a produção cresce mais do que a produção, isso pode acontecer se uma fusão não for bem planejada.

Exemplos de fusão de empresas

Veja alguns exemplos de fusão de empresas que aconteceram nos últimos anos entre grandes companhias do Brasil e do mundo.

Vodafone e Mannesmann

Ocorrida nos anos 2000 com valor de 180 bilhões de dólares, essa fusão é conhecida como a maior da história. Nessa transação, a Vodafone, operadora de telefonia do Reino Unido, adquiriu a alemã Mannesmann, produtora de tubos de linha de aço de carbono. Com isso, a Vodafone se tornou a maior operadora de telefonia móvel do mundo e investe pesado em pesquisas para a indústria de telecomunicações.

Raia Drogasil e Onofre

Em 2014, a Drogasil e a Droga Raia se fundiram. Cinco anos depois, em 2019, foi a vez da Raia Drogasil se unir à outra rede de farmácias, a Drogaria Onofre. Até então, a Onofre era controlada pelo grupo internacional CVS. A marca Onofre deixou de ser usada nas lojas físicas, ficando mantida apenas no e-commerce. Já as lojas da Raia Drogasil continuam presentes em todos os canais.

Natura e Avon

O mercado de beleza assume uma posição de destaque no Brasil e no mundo há vários anos. Em 2019, a Natura comprou a Avon, tornando-se a quarta maior empresa do setor cosmético do mundo. Apesar de Natura e Avon Brasil terem idades próximas, por volta de 50 anos de existência, a primeira conseguiu manter seu frescor, enquanto a segunda precisava de uma renovação, que foi o que aconteceu através dessa fusão.

Magazine Luiza, Netshoes e Estante de Livros

O Magazine Luiza é uma empresa de grande destaque no setor nacional e que serve como inspiração para várias outras. É uma companhia que tem a inovação como uma de suas marcas, prova disso é sua forte presença online, nos mais diferentes canais. Essa fusão com o Netshoes e a Estante de Livros mostra bem a inciativa da companhia em diversificar seus negócios.

O processo de fusão de empresas envolve muitos detalhes, grandes cifras e podem resultar em excelentes negócios. Tem algum outro caso de fusão que considere emblemático? Conte-nos no espaço para comentários abaixo e aproveite para enviar este conteúdo para os seus amigos que se interessam por esse assunto!

Imagem: Por Fit Ztudio

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010