O que é e-commerce e quais suas vantagens?

O comércio eletrônico é uma modalidade de negócio que oferecem diversas vantagens tanto para empresários como para os consumidores.

Nos dias de hoje a internet ganhou uma proporção gigantesca. São bilhões de pessoas que interagem com esse que se tornou o maior meio de comunicação do mundo. Nela existe um amplo espaço para quem deseja conhecer o mundo, outras pessoas, fazer novos negócios, se divertir e muito mais.

Um prato cheio para empreendedores que desejam vender seus produtos pelo Brasil e mundo. É por intermédio de lojas virtuais que as empresas conseguem comercializar os seus produtos de um modo bastante simples e eficaz, concretizando-se como um dos maiores e melhores canais de distruibuição para os seus produtos.

Essa proposta, apesar de contar com algumas desvantagens, garante às organizações uma grande amplitude de atendimento, afinal de contas, estamos à poucos cliques de concretizar compras que podem ter origem de outros países, inclusive.

Esse novo método de fazer negócios é denominado como “e-commerce” e é sobre ele que eu pretendo me aprofundar neste artigo. Acompanhe-me nesta leitura.

O que é E-commerce

E-commerce é a abreviação de comércio eletrônico e ele diz respeito às transações de compra e venda que ocorrem dentro do âmbito da internet. Trata-se de um modelo onde a estrutura é diferente da habitual que encontramos em varejistas e atacadista, por exemplo.

Nela, ao invés de contarmos com construções destinadas para o comércio com fachadas, produtos, caixas e vendedores, prontos para te atender, nós contamos com sites que servem como uma espécie de mural, apresentando os seus produtos.

E, embora a figura do vendedor não esteja presente para atestar dados como a segurança e qualidade do produto, você conta com uma imensidão de opiniões fornecidas pelos próprios consumidores que já efetuaram a compra de um determinado produto. 

Um feedback que vêm da parte mais importante do processo, o consumidor final. Isso traz uma grande credibilidade para o e-commerce do ponto de vista do cliente, trazendo-lhe mais segurança.

Já para o empreendedor, você irá acompanhar logo abaixo uma série de vantagens que retificam a usabilidade dessa modalidade. Mas antes disso de falarmos dos benefícios é válido ressaltar que existem sim algumas desvantagens como:

  • Ausência de um facilitador, como os vendedores, para auxiliar o cliente nas dúvidas sobre o produto
  • Distanciamento do produto, impossibilitando que o comprador experimente-o, por exemplo
  • Confiabilidade, levando em consideração que nem sempre é possível encontrar feedbacks sobre a empresa
  • Prazos de entrega que podem ser bastante extensos, principalmente quando se trata de compras realizadas em outro país
  • Maior nível de impessoalidade na relação empresa x cliente, percebida mais nitidamente em casos onde é preciso acionar o suporte técnico.

[php_everywhere instance=”2″]

Vantagens do e-commerce

Plataforma dinâmica e acessível

Uma das principais vantagens que os e-commerces oferecem é a facilidade de adquirir qualquer produto ou serviço de forma rápida, acessível e segura, sem precisar sair de casa e se deslocar até uma loja. Você pode comprar o que quiser do conforto da sua casa, basta apenas ter uma boa conexão com a internet.

Alta visibilidade

É muito mais fácil alcançar maior visibilidade na internet. Isso porque, quanto maior o número de acessos e compras realizadas com satisfação, maiores são as chances de um e-commerce ser divulgado e propagado pelas redes sociais.

Alcance de todos os públicos

Outra grande vantagem dos e-commerces está na possibilidade de alcançar qualquer público alvo.

Disponibilidade de horário

Estes sites também oferecem a vantagem de serem acessados a partir de qualquer lugar e a qualquer momento, diferentemente das lojas físicas — que funcionam apenas em horários comerciais.

Facilidade de comparações

Muitos e-commerces brasileiros e estrangeiros permitem que o usuário faça comparações entre produtos, marcas, cores, preços e outras características, sem precisar se deslocar para outros sites ou mesmo para lojas físicas e seus concorrentes.

Preços menores

Os preços encontrados em sites de comércio eletrônico geralmente são mais baixos do que produtos disponíveis em lojas físicas. Em contrapartida, os preços são associados ao valor do frete e ao prazo de entrega.

Custos empresariais baixos

Para os empresários, o e-commerce oferece menor custo de manutenção. Isso porque não é preciso investir em espaço, contratação de vendedores, estoquistas e outros funcionários que seriam imprescindíveis em uma loja física.

Como funciona e o que fazer para se destacar

Para colocar toda essa teoria em prática e aproveitar o máximo que os benefícios têm a oferecer é necessário muito mais do que vontade. Ainda mais por tratar-se de tecnologia é imprescindível que a parte técnica esteja em dia.

Afinal de contas, é muito simples para que o cliente exponha qualquer situação negativa que tenha ao comprar um produto do seu e-commerce. Isso faz com que você precise estar bastante atento para oferecer um serviço de qualidade e com o menor índice de falhas possíveis.

Uma navegabilidade agradável, rápida e segura, aliada a uma boa política de preços e investimento em marketing, irão render a empresa uma maior fidelização de seus clientes, facilitando com que eles realizem novos negócios com a sua loja online.

Além dessas questões, é preciso ficar muito atento a diversos detalhes como:

  • Hospedagem – Avaliando questões de segurança e capacidade de armazenamento
  • Registro de Domínio – Estabelecendo um elo fácil entre a URL de seu site, www.sualoja.com.br, e o nome de sua empresa
  • Layout – Que seja prático, bonito e responsivo
  • Menus interativos – que possam facilitar a usabilidade do usuário
  • SEO – Otimizando o seu e-commerce para que ele seja mais facilmente encontrado pelos mecanismos de busca.
  • Pagamentos – Disponibilizando variedades para que o cliente escolha a que melhor lhe satisfaça
  • Integração com Mídias Sociais – Aumentando o raio de exposição da sua marca e se adequando às novas tendências de marketing.
  • Contato ágil – Aproximando o cliente da sua loja de modo que seja uma ponte rápida para a solução de possíveis dúvidas e  problemas.

Como ficou bem claro não é uma tarefa fácil, não basta apenas disponibilizar um site com produtos e esperar que tudo siga um fluxo natural de sucesso. É preciso investimento e dedicação para que o seu e-commerce possa alcançar bons resultados.

Este artigo foi interessante para você? Então lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais.

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: Maxx-Studio / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010