Automotivação – fator fundamental em sua carreira

Automotivação Exercite a sua automotivação! Veja as dicas.

Quando se fala em motivação, há quem busque isso em fatores externos. No entanto, existe um tipo específico que está dentro de nós e exercitá-lo constantemente traz inúmeros benefícios. O nome dessa motivação que não depende de terceiros e nem das circunstâncias é automotivação.

Vale dizer que não se trata de meramente acordar diariamente dizendo para si “eu sou incrível”. A automotivação se concretiza por meio de ações reais. Ter um comportamento automotivado é determinante para não perder o foco das suas metas. Consiste em uma forma de procurar pelo seu crescimento pessoal e profissional sem deixar de lado os seus valores.

Quer saber mais sobre esse tema? Então, continue a leitura e descubra o poder da automotivação!

O que é automotivação?

É comum encontrar pessoas que não sabem como se automotivar por acreditar que se trata de algo impossível e imediato. Mas a automotivação é um exercício que precisa ser praticado constantemente. Consiste em ter a capacidade de estimular a si mesmo a alcançar seus objetivos e se manter confiante. É trazer sentido à nossa existência e, através do autoconhecimento, descobrir diariamente quem somos. 

Pessoas motivadas tendem a ter carreiras bem sucedidas, são mais felizes com suas escolhas e realizadas profissionalmente. O autoconhecimento e a autovalorização são fatores importantes para se automotivar. Buscar se conhecer, definir metas, se valorizar no trabalho, tudo isso gera pensamentos positivos e melhores resultados. 

Ressaltamos, ainda, que motivação é um ato contínuo, seja a motivação externa ou a interna. Então, para ser automotivado é crucial que você esteja o tempo todo observando e buscando formas de se direcionar ao sucesso através das qualidades e ferramentas que possui. O autoconhecimento é fator fundamental para se manter em busca de sua própria motivação. 

Em todos os campos da existência humana, a automotivação é importante. No campo profissional não é diferente. Ela é essencial para bons profissionais, pois as suas motivações não se prendem em fatores externos, como: salários e bônus. Eles são conscientes do seu trabalho e sabem o seu valor!

Por que a automotivação profissional é importante?

A automotivação é bastante importante para melhorar as suas relações pessoais, no entanto, é também relevante para sua esfera profissional. Todos nós temos dias bons e dias ruins. É natural que nem sempre tudo dê certo na primeira tentativa e não dá para desistir todas as vezes que houver uma barreira, certo?

A automotivação funciona como um impulsionador, ao se deparar com uma dificuldade você pode buscar nessa ferramenta a força para continuar. Quando se está devidamente motivado é possível deixar para trás os empecilhos e recomeçar sempre que necessário. Por isso, saber se automotivar é tão essencial para ser um profissional em constante crescimento. 

5 Dicas para exercitar a automotivação

Se você chegou aqui consciente de que precisa exercitar a sua automotivação, agora é hora de colocar a mão na massa! Confira aqui 5 dicas para exercitar a sua.

1. Autoconhecimento é fundamental

Como motivar uma pessoa que você não conhece? Você acredita que isso é possível? Nós te dizemos: não é. Por isso, o autoconhecimento é o primeiro passo para que você entenda e saiba mais sobre as suas habilidades, capacidades e até mesmo os pontos de melhoria. 

Se conhecer é importante para saber como e por que é necessária a automotivação em sua vida. Portanto, busque formas de se conectar ao seu eu interior para seguir as próximas dicas.

Uma forma de ampliar o seu autoconhecimento é investir no processo de Coaching. Essa metodologia é aplicada por um Coach (profissional qualificado para aplicar o método) para ajudar o coachee (cliente) a se conhecer melhor e entender como realizar as suas metas. 

2. Planejamento pessoal faz muita diferença

Pode soar até clichê, mas é algo verdadeiro: planejamento pessoal é a chave para a realização e para o sucesso profissional. Por meio dele é possível manter o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, pois desse modo você saberá de onde partir e aonde quer chegar.

Busque ferramentas para fazer os seus planejamentos e estipule qual o melhor período para você. diário, semanal, mensal ou anual. Invista em agenda, bullet journal, planner e demais acessórios voltados para organização e planejamento.

O mais importante é estabelecer um sistema de organização que funcione dentro da dinâmica da sua vida. A melhor opção é aquela que está alinhada com as suas necessidades. A ideia é conseguir fazer tudo o que é necessário, mantendo tempo para oxigenar seus pensamentos com lazer e relaxamento. 

3. Defina metas e objetivos alcançáveis

A definição de metas é muito importante, pois são elas que nos levam a realizar algo. A automotivação surge quando percebemos que tudo está fazendo sentido. Você passa a gostar do que fez, do que faz e já se mantém motivado para o que vai fazer também. Ter metas definidas contribui para que você reconheça suas habilidades e encontre energia para continuar progredindo.

Por isso, é determinante que as metas sejam alcançáveis. Quando estamos buscando o impossível não temos bases palpáveis nas quais nos apoiar para continuar nesse caminho.

A automotivação é resultante da observação de que tudo o que está sendo feito tem a possibilidade de levar ao sucesso. Então, revise as suas metas e objetivos para entender se eles estão alinhados com a realidade. 

4. Desenvolva a inteligência emocional

Esta é uma habilidade de extrema importância para a automotivação. Graças à inteligência emocional é possível identificar e entender com maior precisão as emoções, os sentimentos e o que estes causam em nossa existência.

Vale dizer, também, que ela aponta formas para que cada um possa lidar com as emoções. Identificar, compreender e respeitar as diferenças das pessoas com as quais se relaciona e construir laços agradáveis e flexíveis. 

A satisfação atingida através de relacionamentos positivos, nos motiva. Além da sensação de alegria e bem estar, nos leva a uma convivência harmônica. O indivíduo que investe na sua inteligência emocional se torna um profissional melhor, pois consegue separar o que é pessoal do que é profissional.

Gerir bem as emoções e não se deixar levar por sentimentos negativos, como a raiva, gera uma sensação de plenitude que nos permite focar no que é realmente relevante. 

5. Aprenda a ter pensamento positivo

Aqui entra outro clichê, mas que não pode deixar de ser mencionado, pois ele faz toda a diferença naqueles que buscam exercitar a automotivação: pensamento positivo.

É importante ter constantemente o pensamento voltado para o lado positivo, ele nos move a fazer o melhor e a enfrentar os desafios com mais coragem. Através dessa postura, podemos ter momentos de bom humor e descontração com nossa equipe e colegas de trabalho.

Uma dica é fazer um teste, foque em direcionar seus pensamentos para o lado mais positivo possível e veja o que acontece. E se, ao invés de pensar sempre nas piores coisas e enxergar os cenários mais negativos, você simplesmente olhar para o que é bom?

Sim, acredite, até em situações complicadas é possível encontrar algo bom. Mudar a sua perspectiva te permite ser mais impactado pelo o que há de positivo e, consequentemente, te mantém mais automotivado. 

O Coaching como aliado na automotivação

Se você acredita que precisa de um auxílio para ser uma pessoa mais motivada, saiba que o Coaching pode ser um poderoso aliado em seu processo. As técnicas e ferramentas contribuem de maneira positiva para que você saiba como se automotivar através do desenvolvimento de habilidades importantes, tais como:

Autoconhecimento

O coachee é direcionado para olhar verdadeiramente para dentro de si, entendendo quem é e quem deseja ser. 

Inteligência Emocional

Desenvolvimento de capacidade de gerenciar as suas emoções sem deixar que elas dominem as suas ações. Guiar-se pelo emocional pode prejudicar o seu discernimento e compreensão das coisas. 

Gestão de Tempo

O tempo é o recurso mais valioso que possuímos e saber utilizá-lo com inteligência é essencial para o sucesso. Porém, muitas pessoas têm dificuldades para fazer esse gerenciamento com qualidade. 

Planejamento Estratégico

Ter metas é bastante importante, mas é também essencial conseguir planejar como elas serão alcançadas. Se não existe um caminho previamente traçado pode ser nebuloso entender como realizar todas as etapas envolvidas. Esse planejamento deve ser feito de forma cautelosa, levando em consideração tudo o que deve ser feito e como será feito. 

Comunicação eficaz

A comunicação é uma das bases para o sucesso pessoal e profissional. Dessa forma, tem grande impacto para a automotivação. O processo de Coaching pode te ajudar a se expressar de forma mais clara com as pessoas à sua volta. 

Ouvir na essência

O ato de ouvir na essência significa compreender o que está sendo dito em todas as suas nuances. 

Disciplina

A disciplina é a base para conquistar o sucesso e realizar as suas metas. É essencial entender como adicioná-la a sua vida. 

Foco

Ser focado é crucial para que suas metas possam ser devidamente realizadas. 

Para saber mais sobre as formações em Coaching, entre em contato com a gente! O IBC – Instituto Brasileiro de Coaching é a única escola de Coaching com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia.

E você, se considera uma pessoa motivada? Como pratica a automotivação? Conte aqui um pouco da sua experiência e a sua opinião sobre o assunto no espaço abaixo. Aproveite e espalhe o conhecimento, compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Copyright: 1030421269 – https://www.shutterstock.com/pt/g/everst23

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63