Como o Reconhecimento Profissional é Importante para Motivação dos Colaboradores

Reconhecimento Profissional Reconhecimento Profissional e a motivação dos colaboradores

 

É de conhecimento geral que um funcionário motivado se torna muito mais produtivo, criativo, capaz de solucionar problemas, criar novas ferramentas para a empresa, motivar seus outros colegas, enfim, um colaborador motivado é feliz em seu trabalho.

O reconhecimento é uma das medidas motivacionais mais eficazes na vida de um colaborador. Ajuda a promover conquistas pessoais, profissionais e financeiras. Além de levar diversos benefícios à empresa, como maior produtividade, funcionários que buscam resultados e que mantêm maior foco para o sucesso da organização na qual trabalham.

É muito comum que os colaboradores esperem um elogio ou feedback por parte de seus superiores, seja positivo ou negativo. Afinal de contas, é a partir daí que eles vão conseguir entender o que estão fazendo de certo ou de errado, e como podem melhorar seu desempenho em determinada função ou, até mesmo, projetos específicos.

Torne um líder extraordinário você também!
Meu livro “Leader Coach” vai te mostrar o caminho de uma metodologia de sucesso.

Infelizmente, existem muitos [muitos mesmo!] líderes que nem sequer se dão ao trabalho de dar uma devolutiva aos colaboradores. O que acaba gerando problemas internos, descontentamento e tantas outras situações.

Por isso, é preciso analisar ambos os lados. O reconhecimento é um resultado do alinhamento de valores da empresa e de seus colaboradores. Dessa forma, na função de gestão, é preciso que você analise o que pode ser sugerido como reconhecimento e, ao mesmo tempo, gerar bons resultados para sua organização.

Existem muitas alternativas que podem motivar um colaborador, sendo o reconhecimento profissional uma das mais importantes e eficazes. No ambiente de trabalho ele contribui positivamente com a produtividade assim como com o clima organizacional.

Posso usar aqui como exemplo dois sentimentos que os funcionários tendem a ter em situações como essa: quando ele acredita que “vale mais” e, por isso, gostaria de ser reconhecido por seus superiores e ter um aumento de salário; e, por outro lado, o superior, que até sabe que seus funcionários poderiam ser melhor reconhecidos financeiramente, mas por conta dos altos impostos, muitas vezes se torna inviável.

Saiba que reconhecer um funcionário financeiramente não é tudo. Claro, o dinheiro é algo muito importante. Mas é algo que está se tornando “à parte” no quesito reconhecimento, especialmente entre as gerações mais novas. Como é o caso das Gerações Y (nascidos depois dos anos 1980) e da Geração Z (nascidos na década de 90), que não buscam apenas o dinheiro, mas, também, o reconhecimento profissional, das suas habilidades e conquistas.

Mas, porque o reconhecimento profissional é tão importante para as organizações? É o que te conto agora, querida pessoa!

Por que o reconhecimento profissional é tão importante?

Você sabia que 89% das pessoas afirmam que sofrem de estresse por não serem reconhecidas no trabalho? Outros números que posso citar aqui são: 78% dos trabalhadores sofrem de estresse porque sentem falta de tempo causada pelas longas jornadas de trabalho; e 69% se sentem estressados por causa dos relacionamentos interpessoais com os colegas de trabalho.

Precisamos refletir sobre esses números. Eles são realmente e verdadeiramente assustadores! É possível perceber que o desequilíbrio entre esforço e reconhecimento do trabalho é grande. Mas os fatores como falta de tempo e problemas de relacionamento também são fundamentais na hora de motivar ou afetar o desempenho de uma equipe.

Na função de líder, você já parou para pensar quais são as situações cotidianas mais desmotivantes para um funcionário? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios: 55,61% dos profissionais sentem falta de reconhecimento no trabalho; 14,5% se sente assim por ser contratado para uma tarefa e atuar em outra; já 12,42% por fazer as mesmas atividades que um colega mas com salário menor; 8,79% por acumular funções de outra pessoa; e 7,67% por realizar atividades diferentes da profissão.

Uma pessoa bem sucedida ama seu trabalho e se expressa plenamente. O sucesso depende de um ideal mais alto que a mera acumulação de riquezas. “O homem de sucesso é aquele que possui grande conhecimento psicológico e espiritual.” – Joseph Murphy

Para começar a entender porque o reconhecimento profissional é tão importante, basta você se colocar em qualquer uma dessas situações. E, é claro, todo mundo quer ser reconhecido. E esse sentimento não se trata de uma questão de ego ou exibicionismo.

Você se sente bem quando é valorizado? Pois é, todos nós nos sentimos assim quando temos o incentivo e a admiração de outras pessoas. É algo inerente ao ser humano. Quantas pessoas você conhece que não gostam de ser elogiadas ou que não se importam com isso?

Essa é uma parte essencial na vida de todo ser humano, principalmente no âmbito profissional. Ao obter reconhecimento pelo trabalho executado e pelos resultados obtidos, a tendência é que seu colaborador se sinta mais motivado e proativo, provocando assim o seu crescimento na empresa.

Existem estudos científicos que mostram que há uma parte do cérebro dedicada à recompensa e motivação. Quando esse sistema é ativado, automaticamente, o organismo da pessoa em questão libera elementos químicos que fazem com que ela se torne mais comprometida, proativa e focada em seus objetivos.

Feedback como ferramenta de reconhecimento profissional

No âmbito empresarial, o feedback quer dizer dar um parecer sobre determinado trabalho de um colaborador ou equipe. De forma a identificar o que está sendo feito de maneira assertiva e o que precisa ser melhorado e corrigido.

Nem todos os funcionários de uma empresa possuem maturidade e autocrítica para entender onde precisam melhorar. Por isso, pode ser um tanto quanto difícil para um profissional entender, sozinho, o que está fazendo de errado em seu trabalho. E é aqui que entra essa ferramenta.

Tanto para reconhecer seus sucessos quanto para apresentar maneiras de melhorar suas técnicas de trabalho, emocionais e comportamentais, para que o trabalhador tenha informações e meios de obter resultados maiores e mais positivos.

Não apenas, os funcionários que recebem feedback de seus superiores têm a chance de obter um retorno da empresa no que diz respeito ao seu desempenho. Por isso, é preciso alinhar a comunicação, trabalhar a motivação da equipe e colaborar para o crescimento coletivo e individual de seus membros.

É por meio dessa técnica que os líderes conseguem deixar os colaboradores mais motivados, produtivos, proativos e comprometidos com a instituição. Quando realizado da forma correta, o feedback tem um efeito muito forte e positivo na postura dos funcionários, que passam a se dedicarem mais por sentirem-se parte fundamental para o sucesso da empresa.

Essa ferramenta é basicamente uma avaliação individual de cada membro da equipe. No
feedback, não deve constar apenas os pontos de melhoria do colaborador, mas, principalmente, o reconhecimento dos esforços, acertos e contribuições para que a empresa possa atingir as metas estipuladas.

As pessoas que o seguem também desejam um toque pessoal. Querem saber que outros se preocupam com elas. A maioria, sobretudo, ficaria satisfeita em saber que o chefe tem uma preocupação genuína com elas e as valoriza como seres humanos, não apenas como funcionários com responsabilidades para com eles ou na organização. – John C. Maxwell

O que posso fazer para mostrar reconhecimento aos meus colaboradores?

Jornadas de trabalho flexíveis

Além dos feedbacks positivos, existem diversas outras maneiras de mostrar ao seu colaborador que a sua empresa reconhece o trabalho e desempenho dele sem, necessariamente, proporcionar um aumento salarial. Uma boa “sacada” é ser flexível com horários. Apesar de ser um caso a ser adequado à realidade da empresa, caso a sua empresa já tenha essa abertura, talvez seja hora de ser um tema utilizado em prática para reconhecimento profissional dos colaboradores.

Por exemplo, se você, na função de líder, percebe que o profissional é comprometido e gera bons resultados, independente de começar a jornada de trabalho às 8h ou às 10h da manhã, qual o problema em deixá-lo produzir no horário mais adequado para ele? Lembrando que, já existem ferramentas que te ajudam a manter o controle de horários de trabalho mesmo para as empresas que adotam flexibilidade em sua jornada.

Dessa maneira, você consegue demonstrar que há uma relação de confiança mútua entre a organização e o colaborador. Se for implantada de maneira organizada e bem planejada, considerando – inclusive – o perfil comportamental de cada funcionário, flexibilizar a jornada de trabalho pode render bons frutos!

Invista em seu crescimento

Outra opção é mostrar ao funcionário que a empresa se importa com seu crescimento profissional. O que isso quer dizer? Bom, algumas empresas contribuem financeiramente para a evolução profissional de seus funcionários. E essa tática pode ser realizada das mais diversas maneiras, como em ajudas com a mensalidade de cursos ou pós-graduações, até mesmo com o pagamento integral de alguma formação.

Claro, essa alternativa precisa ser viável para a sua empresa. Caso não seja, você junto a outros líderes da organização, podem indicar livros, sites e outros tipos de suporte que podem ajudar os colaboradores. Faça com que seus funcionários percebam que você está interessado no crescimento profissional e pessoal deles, que a organização se importa e está disposta a ajudar da forma que puder.

Programa de reconhecimento profissional

Criar um programa de reconhecimento profissional. Meio óbvio? Nem tanto. Essa ideia está ligada às estratégias que podem contribuir para demonstrar o reconhecimento e a valorização dos seus colaboradores. A exemplo de competições saudáveis entre eles. Inserir metas e proporcionar recompensas para quem cumprir as metas também é uma forma de incentivo e que pode gerar bons resultados.

Mas essa é uma estratégia que precisa ser tomada com cautela. Caso contrário, poderá criar rivalidade entre os colaboradores. E a ideia não é essa! No caso das metas, é preciso estabelecer critérios de avaliação e explicar muito bem explicado para que todos os funcionários compreendam e haja total transparência. Também é importante pensar em premiações que façam com que o profissional se dedique para ganhar. Viagens e bonificações são ótimos exemplos.

Você também pode criar uma maneira de divulgar o sucesso das equipes e dos colaboradores para os outros setores. Isso faz com que, além de demonstrar que a empresa se preocupa com o profissional, o reconhecimento profissional seja ampliado. Aproveite, também, exemplos dos próprios profissionais. Dicas de boas práticas funcionam muito bem como estratégia. Isso porque o funcionário se sentirá estimulado e contemplado ao ver que suas atitudes estão servindo de exemplo para outros.

Medidas como essas ajudam a fazer com que o profissional se alinhe cada vez mais aos valores da companhia e mostra que eles podem estender esses valores para além do ambiente de trabalho.

Acompanhe de perto o trabalho de seus funcionários

Não apenas os resultados, mas principalmente o processo que o levou até a finalização das tarefas. Com isso, você poderá entender como que ele produz, as evoluções que teve e onde tem dificuldades. Demonstrar preocupação e dar um acompanhamento mostra para o colaborador que você está interessado em seu progresso.

Comunique-se com eles

Quando sentir que seu colaborador tem problemas na realização de alguma tarefa ou que ele aparenta estar desmotivado, procure conversar com ele para entender o que está acontecendo e, juntos, encontrar uma solução que irá beneficiar os dois lados.

Implemente programas de incentivo

Ao estabelecer metas em sua empresa, procure criar programas de incentivo, como uma bonificação salarial, um dia off ou premiações. Tendo uma recompensa em vista, seus funcionários ficarão motivados e procurarão atingir seus objetivos de uma maneira mais enérgica.

Elogie

Quando notar que seu colaborador fez um bom trabalho, não deixa de pontuar. Elogie também quando os prazos forem cumpridos, quando soluções criativas forem sugeridas e, principalmente, quando notar que houve um aumento de produção ou mais eficácia durante a produção de atividades. Dessa maneira, sua equipe se sentirá motivada a manter bons resultados e terão a sensação de liberdade e criatividade dentro da corporação.

Torne um líder extraordinário você também!
Meu livro “Leader Coach” vai te mostrar o caminho de uma metodologia de sucesso.

Exemplos de Mensagem de Reconhecimento

  • “O reconhecimento é o melhor combustível para energizar sua equipe.” – Fernando Fernandes
  • “Reconhecer os valores pessoais de seus liderados é importante, mas agradecê-los pelo profissionalismo exercido trará um ambiente favorável a vitórias.” – Jardel Melo
  • “A gratidão é uma forma singular de reconhecimento, e o reconhecimento é uma forma sincera de gratidão.” – Alan Vaszatte
  • “Necessariamente o homem inteligente não faz questão de elogios, mas de reconhecimento.” – Eanes
  • “A realização pessoal é a maior conquista de um profissional, mas o reconhecimento dos demais é o que faz esse acontecimento ser tão especial.” – Estéfane Farias Ferreira

Copyright: 313876235 – https://www.shutterstock.com/pt/g/yuri+marchenko

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010