Como se dar bem em um emprego de meio período

Emprego de Meio Período

Veja as dicas de como se sair bem em emprego de meio período

 

Quantas horas por semana você trabalha? É comum encontrar pessoas que trabalham por 40 ou 44 horas semanais. Porém, além dessas opções, existem muitas outras de período. Existem pessoas que trabalham por 36 horas, tem gente que faz atividades por conta própria e tem outras pessoas que exercem suas tarefas em meio período.

Quem trabalha por meio período tem a possibilidade de ter um segundo emprego, estudar, cuidar dos filhos em casa ou descansar mais. O que importa é conseguir alinhar tudo que é preciso fazer dentro do tempo disponível. Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar lendo o texto!

Organização dentro do ambiente profissional

Caso você trabalhe por meio período é preciso ter muita organização na hora de realizar as tarefas solicitadas. Em primeiro lugar é essencial que quem trabalhe menos tenha um montante de tarefas menor do que aqueles que trabalham pelo período todo. Independentemente disso, é essencial que o dia a dia seja bem dividido para que tudo possa ser feito com qualidade e dentro do prazo.

Para conseguir chegar a um bom nível de produtividade, é interessante fazer um calendário mensal com todas as atividades que devem ser feitas e entregues. Após isso, faça um cronograma detalhado com a duração prevista de cada item. Dessa forma, será mais fácil analisar quais são os pontos que podem ser resolvidos com mais rapidez e quais irão exigir mais tempo. Só não se esqueça de considerar que a qualidade é primordial. De nada adianta fazer algo com rapidez, mas sem estar correto.

Já no cotidiano, faça listas diárias do que deve ser feito naquela data. Esse é o famoso “to do”. Realize primeiro o que é mais fácil, depois o que tiver grau de dificuldade mediano e só após tudo isso vá para o mais difícil. No fim do expediente, faça um risco em tudo que conseguiu realizar e comemore. Afinal, é importante celebrar das pequenas às grandes vitórias. Caso tenha ficado algo por fazer, reflita sobre o motivo. Pode ser que seja falta de tempo, falta de material ou mesmo falta de concentração. É sempre bom fazer essa auto reflexão.

Organização fora do trabalho

A organização não se faz necessária somente dentro do trabalho. É preciso exercitar essa característica em todos os setores da vida. Veja alguns casos:

  • Se você sai do seu emprego de meio período para outro, é importante que você saiba o tempo de locomoção e tenha o tempo cronometrado de almoço. Outro ponto interessante para não se esquecer de é a necessidade das horas de descanso, diversão e sono. Basicamente, nenhum ser humano consegue trabalhar tanto que não tem tempo para se distrair com a família e amigos ou dormir um mínimo de horas. Com certeza, não é um cotidiano fácil, mas com planejamento, não é impossível. Aqui o calendário que foi comentado acima também é essencial.
  • Agora, se você sai do seu trabalho de meio período para estudar é importante reforçar a correta divisão do tempo. Suas leituras, exercícios, aulas obrigatórias e complementares e os grupos de estudo devem ocupar um papel de destaque no seu cotidiano. Do contrário, você estará gastando tempo a toa.
  • Se você sai do seu emprego de meio período para cuidar dos filhos é mais do que essencial que tenha todas as horas do dia planejadas. Afinal, tem horário para buscar na escola, dar a comida, tomar banho e dormir. Mais do que isso, você como responsável, deve ter disposição o suficiente para dar atenção para o seu trabalho e para as crianças.
  • Por fim, caso você saía do seu trabalho e vá para casa, não pense que a vida está ganha. Quem dá mais tempo para o descanso deve aproveitar esse tempo para estudar novos assuntos ou se aprofundar nos tópicos em que trabalha.  

Depois de ver esses exemplos é possível concluir que:

  • O tempo de descanso, distração e sono é essencial;
  • Com planejamento tudo é possível;
  • Organização é extremamente importante.

O começo de uma trilha de sucesso

Para lhe ajudar a organizar o tempo de maneira eficiente e produtiva, existe o coaching. O método é uma poderosa forma de transformar a vida das pessoas de forma positiva. No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há a formação Professional & Self Coaching (PSC), que é a mais completa e moderna do Brasil no assunto. Esse curso de 180 horas será um belo investimento do seu tempo e dinheiro para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Imagine o quanto você pode evoluir ao aprender sobre o gerenciamento assertivo do tempo e das atividades; o que é e como exercer o autoconhecimento e a inteligência emocional; a história e evolução do coaching; as bases, conceitos e fundamentos do coaching; quais são os princípios da programação neurolinguística e psicologia positiva; o que são as crenças limitadoras e como as eliminar; quais são os pontos principais de uma liderança bem-sucedida; e muitos outros ensinamentos.

Para aprender tudo com profundidade, você terá acesso a ferramentas e métodos sensacionais, famosos e eficazes. Por exemplo, o Coaching Assessment, que foi validado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que tem a função de mapear as tendências comportamentais. Além disso, há a Tríade do Tempo, Roda da Inteligência Emocional, Roda das Competências, Roda da Vida, Rapport, Teste de Sistemas Representacionais e muito mais.

Após completar o curso, você poderá continuar com a sua carreira ou ser um coach! Incrível não é mesmo? Você terá 6 certificações: Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental, Leader e Self Coach. E tem mais! Você terá 5 renomados institutos de coaching internacionais: International Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.

Gostou dessa formação? Procure mais informações no site do Instituto Brasileiro de Coaching. Além dessa, há outros cursos incríveis que irão lhe ajudar a progredir tanto no lado pessoal quanto profissional. Não perca a oportunidade de investir na sua educação contínua. Aproveite para compartilhar esse artigo nas suas redes sociais.

Copyright: 1175904136 – https://www.shutterstock.com/pt/g/abelopez



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010