O que é profissão liberal e as diferenças entre a profissão autônoma

Profissional Liberal Conheça as vantagens e desvantagens de ser um Profissional Liberal

 

Para muitas pessoas, trabalhar em um ambiente fechado e passar a maior parte do dia no mesmo lugar não é uma boa forma de exercer a profissão. Para estas pessoas, a flexibilidade é o caminho ideal. Para estas pessoas, a profissão liberal se torna a melhor alternativa. Mas afinal de contas, o que é ter uma profissão liberal? O que é ser um profissional liberal? Para saber mais sobre este tema,continue a leitura. 

O que é ser um profissional liberal? 

O profissional liberal é aquele que tem liberdade e, sobretudo, flexibilidade para exercer sua profissão. Para isso, ele precisa ter formação superior ou técnica que o habilite a realizar determinada atividade. 

Para muitas atividades liberais, o profissional deve estar registrado a uma ordem ou conselho profissional. Este profissional pode optar por montar uma empresa ou trabalhar sozinho. Em geral, a maioria dos profissionais liberais é da área da saúde — como médicos, dentistas e psicólogos que possuem consultórios ou clínicas —, além de advogados e jornalistas. 

O profissional liberal pode trabalhar de maneira autônoma. Isso significa que este profissional trabalha por conta própria, sem vínculo empregatício e sem a necessidade de registros profissionais. Estes profissionais podem atuar em diversas áreas e podem exercer inúmeras funções, tais como: diaristas, taxistas, prestadores de serviços, comerciantes e empresários. 

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Vantagens e desvantagens de ser profissional liberal 

Os profissionais liberais e autônomos podem ganhar muito mais do que se estivessem empregados com carteira assinada. Isso porque eles não dependem das vagas do mercado de trabalho, e podem atuar como seus próprios chefes, além de ter flexibilidade de horário. Os ganhos dos profissionais liberais vão de acordo com a sua produtividade e dedicação. 

Por outro lado, esses profissionais não podem contar com um salário fixo e garantido todo mês. A flexibilidade pode interferir na estabilidade financeira destes profissionais. Outro fator que pode ser prejudicial para os profissionais liberais são possíveis crises econômicas do país. 

Caso aconteça algum imprevisto ou passem por um período de pouco trabalho, podem ter dificuldades financeiras. Além disso, precisam de meios alternativos para recolher a aposentadoria e não podem contar com direitos trabalhistas, como o seguro desemprego, décimo terceiro e férias remuneradas. É importante que tais informações estejam claras para que o profissional liberal se organize financeiramente para ter reservas caso seja preciso gerenciar crises. 

Como gerenciar sua carreira como profissional liberal

Tanto profissionais liberais como autônomos precisam ser bons gerenciadores de suas carreiras. Isso porque eles são seus próprios chefes e a responsabilidade tanto da carreira enquanto profissional liberal quanto da gestão do negócio (e as respectivas funções) está integralmente nas mãos destes profissionais. Para que a gestão da carreira dos profissionais liberais seja feita de maneira eficaz é preciso investir no desenvolvimento de habilidades importantes. Neste sentido, o Coaching pode ser um poderoso aliado dos profissionais liberais. 

Buscar aconselhamento de um profissional de Coaching pode ser de muito valor para esses tipos de profissionais. O Coaching é uma poderosa metodologia que tem por objetivo analisar e detectar habilidades e características individuais, de modo a construir e organizar planos de metas. Além disso, o Coaching é uma poderosa metodologia para desenvolver habilidades importantes. 

Através das formações e sessões de Coaching é possível identificar potencialidades e fraquezas na gestão de um negócio. É possível também obter ferramentas e técnicas para moldar os comportamentos que o profissional liberal precisa ter para alcançar sucesso em sua área de atuação. A liberdade proporcionada por trabalhos liberais e autônomos vem acompanhada de muita responsabilidade, e precisa de organização para valer a pena. A busca de um aconselhamento em Coaching pode ser o jeito mais fácil de construir uma carreira de sucesso! Mas, como o Coaching pode contribuir de maneira positiva com as carreiras dos profissionais liberais? Através do desenvolvimento de habilidades importantes, tais como: 

  • Empatia
  • Autoconhecimento
  • Visão sistêmica
  • Proatividade
  • Organização
  • Planejamento estratégico
  • Foco
  • Rapport
  • Liderança
  • Negociação
  • Ouvir na essência

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Para saber mais sobre estas e outras contribuições do Coaching para as carreiras dos profissionais liberais, clique aqui. O IBC é a única escola de Coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações  e a eficácia de sua metodologia de ensino. Se você pretende ser um profissional liberal ou já exerce essa profissão e deseja aprimorar a sua carreira, a sua grande chance é agora! 

Agora, conte pra gente: como você encara a profissão liberal? Tem vontade de ser um profissional liberal no futuro? Utilize o espaço abaixo para deixar a sua opinião e contar um pouco da sua experiência com este tema. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais.

Copyright: 1446103214 – https://www.shutterstock.com/pt/g/asdf_media

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010