O que os recrutadores procuram em uma entrevista de emprego?

entrevista de emprego

Saiba o que os recrutadores esperam ao realizar uma entrevista.

A disputa por cargos no mercado de trabalho faz com que cada um procure mostrar o seu melhor para conseguir uma vaga. A entrevista de emprego é feita de maneira completa, onde tudo é observado e servirá de norte para a possível contratação. Um comportamento adequado é crucial nessa situação. Destacar-se de maneira positiva é dar um passo à frente na jornada pela busca do emprego dos sonhos.

Existem perguntas que são frequentes em processos de recrutamento, pois são básicas para conhecer o candidato. Portanto, você deve se preparar previamente para questionamentos, como: “Quem é você?”; “O que você já fez?”; “O que você sabe fazer?”; “Por que você deveria ser contratado para essa vaga?” e “Quanto você quer ganhar?”.

Continue lendo para entender melhor o que os recrutadores esperam ao realizar uma entrevista.

Dicas para entrevista de emprego: saiba o que os recrutadores procuram

Está se preparando para uma importante entrevista de emprego e está tenso por não saber como se portar? Confira a seguir algumas dicas para se sair bem e entenda o que os recrutadores esperam dos candidatos. Com uma boa qualificação e a postura certa você vai longe!

1. Informe-se sobre a empresa

Conhecer a empresa, assim como sua história e trajetória no mercado é fundamental. Em entrevistas e dinâmicas de grupo, situações semelhantes à realidade da companhia podem ser utilizadas para que o candidato resolva exercícios e dê sua opinião. Uma resposta adequada à real vivência da instituição demonstra interesse do candidato pela vaga. 

Além disso, pode ser que, ao longo da entrevista, o recrutador faça perguntas a respeito de pontos essenciais para a organização. A demonstração de interesse é determinante para ser visto como uma boa aquisição para os quadros de colaboradores. Quando um recrutador percebe que o candidato nem sequer consultou o site da empresa, já tende a descartar a alternativa. 

2. Chegue com antecedência ao local

O ideal é chegar ao local da entrevista com pelo menos 15 a 20 de antecedência. Nesse período, você terá tempo de se anunciar e de aguardar com tranquilidade. Aproveite para dar aquela última ajeitada no visual e desligar seu celular, afinal, não tem nada pior do que estar no meio da entrevista e ele tocar, não é mesmo?

3. Atenção a linguagem e ao contato visual

Ainda que você seja uma pessoa tímida, precisa estabelecer contato visual com o entrevistador. Pode ser bastante incômodo para quem está te entrevistando ficar diante de olhos baixos. Também é fundamental se atentar para a linguagem utilizada, tenha cuidado com os vícios. Sua comunicação deve ser clara e eficiente.

4. Seja sincero sobre sua qualificação

Ser sincero, sem inventar habilidades ou qualidades que não existem, é essencial. Se o candidato mentir e for aceito, poderá ter sérios problemas, pois não conseguirá realizar o que disse durante a entrevista. 

É melhor perder uma vaga para a qual não se está qualificado do que ficar com a imagem arranhada no mercado de trabalho. Alertamos que é uma falsa a ilusão a de que habilidades fundamentais podem ser aprendidas na prática. 

5. Esteja ciente dos dados do seu currículo

Durante a entrevista, o recrutador está interessado em confirmar os dados apresentados no currículo. Sendo assim, é obrigatório estar ciente do que foi passado para eles através do documento. 

Há vagas que demandam algumas adaptações no currículo para que haja ênfase em determinados cursos em detrimento de outros. Não há problema em fazer isso, desde que todos os dados sejam verdadeiros, mas não se esqueça de conferir qual modelo foi enviado para o recrutador. Seria bem estranho ser questionado a respeito de algo sem ter ideia do que se trata. 

6. Saiba “vender” as suas habilidades

Os recrutadores têm como objetivo encontrar os candidatos ideais para as vagas abertas. Logo, é importante saber “vender” o seu perfil para eles. Os interessados na vaga devem demonstrar que têm aptidão para o cargo não somente no viés técnico. Habilidades e qualidades pessoais também são muito bem-vindas e desejadas, então saiba como falar a respeito delas durante a entrevista. 

7. Não se coloque na posição de perfeição

Não existe ninguém que seja perfeito e não adianta assumir essa postura em uma entrevista de emprego. Sendo assim, quando chegar à frequente pergunta a respeito de seus defeitos, responda com sinceridade. Não há nada mais frustrante para os entrevistadores do que ouvir respostas como perfeccionismo e extrema dedicação.

Reconhecer os defeitos e falar com transparência sobre eles é essencial para que se construa uma relação de confiança. Então, esteja ciente de que precisará ter uma boa resposta para essa questão.

Uma saída segura é falar sobre um defeito verdadeiro e explicar de que maneira você está trabalhando para contorná-lo. Lembre-se de que não há nada de errado em ter defeitos, a questão é estar ciente disso e buscar resolver. 

8. Não fale mal do seu antigo emprego

Mesmo que você tenha ressentimentos em relação à empresa em que trabalhava anteriormente, jamais fale disso durante a entrevista. Além de ser extremamente deselegante, te elimina automaticamente da concorrência à vaga. Os recrutadores consideram que alguém que fala mal do emprego anterior provavelmente fará o mesmo em uma nova vaga.

Se for questionado a respeito da vaga anterior, aborda os pontos positivos. Você pode falar sobre projetos de que participou e gostou, também sobre o quanto se desenvolveu nesse período. Toda experiência profissional oferece algum enriquecimento ao currículo, ainda que seja por meio de vivências negativas. 

9. Busque constantemente novas qualificações

A qualificação constante é essencial para se destacar no mercado de trabalho. Em uma entrevista de emprego, se destaca o candidato que demonstra que está sempre em busca de novos conhecimentos.

Ao longo da conversa, se houver oportunidade, destaque como está em busca de novos cursos e leituras. Uma pessoa que está sempre em busca da ampliação dos seus horizontes tem mais chances de ser escolhida em um processo seletivo. 

Com essas dicas você estará mais preparado para se destacar em uma entrevista de emprego!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds