Como lidar com a inadimplência dos seus clientes?

empreendedor consultando uma lista enorme de inadimplência

Confira algumas dicas que vão te ajudar a lidar com a inadimplência dos seus clientes.

A inadimplência dos clientes é uma questão delicada porque, se sair do controle, pode prejudicar as finanças de uma empresa. Mas, o que fazer quando os pagamentos demoram a chegar? Como prevenir esse problema? A resposta para essas e outras perguntas você encontra ao longo do artigo. Siga a leitura e fique por dentro de quais são as medidas mais efetivas para esses casos.

Inadimplência dos clientes: quais problemas isso pode causar?

Empresas que trabalham com formas de pagamentos que não sejam à vista correm o risco de terem que lidar com a inadimplência. São muitos os fatores que podem levar ao atraso no pagamento por parte dos clientes, como: desemprego, problemas pessoais que geraram custos inesperados, esquecimento, entre outros.

Independentemente de qual seja a motivação para o cliente deixar de pagar, a consequência para a empresa é uma só: descontrole no caixa. Quando o índice de atraso é baixo fica mais fácil de gerenciar, a grande questão está em lidar com um alto número de inadimplentes.

Afinal de contas, todo negócio realiza seu planejamento financeiro com base nas vendas efetuadas. Nesse sentido, não receber por uma grande parcela dos valores dessas vendas faz com que o fluxo de caixa se descontrole e possa faltar dinheiro para cumprir compromissos.

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O que fazer quando o índice de inadimplência começa a subir?

Ao perceber que o número de clientes inadimplentes está crescendo, é importante agir rapidamente para verificar se é algum tipo de tendência. Em momentos de crise financeira no país, por exemplo, é comum que a inadimplência cresça, afinal, mais pessoas ficam com a renda prejudicada.

1. Comece a agir antes de o problema acontecer

Administrar uma empresa envolve antecipar problemas e tomar as medidas necessárias para que eles não aconteçam. Em se tratando de inadimplência, é fundamental verificar o CPF do cliente nos órgãos de proteção ao crédito no ato do cadastro. Assim, poderá ver se ele tem um histórico de dívidas não pagas.

Outro aspecto válido é, dependendo do tipo de negócio, definir um score mínimo para a aprovação do cadastro de cliente. Score é uma pontuação realizada pelos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa, que mostra quais são as chances de uma pessoa pagar suas contas em dia. O valor vai de 0 a 1.000 e quanto mais alto melhor.

2. Relembre o cliente sobre o dia do pagamento

Nem todas as pessoas mantêm as suas finanças organizadas, com isso, várias deixam de pagar por esquecimento. Para evitar esse tipo de inadimplência, sua empresa pode enviar uma mensagem ou e-mail (com aviso de recebimento) informando a data para pagamento. Assim, pelo menos os esquecidos se lembrarão de fazer o pagamento no dia certo.

Na mensagem, é importante incluir alguma informação que motive o cliente a fazer o pagamento em dia. Exemplo: Olá! Sua próxima fatura vence no dia X. Garanta o seu desconto pagando dentro do prazo e evite multas e juros. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Atenciosamente, Empresa Z.

3. Analise o perfil de cada cliente antes de iniciar o processo de cobrança

Quando o assunto é cobrança é preciso ter certo tato, afinal, como mencionado anteriormente, cada pessoa pode deixar de pagar uma conta por motivos diferentes. Sendo assim, antes de fazer uma ligação ou enviar uma carta cobrando, é importante analisar o perfil do cliente.

A abordagem para um consumidor com um histórico de pagamento em dia deve ser diferente daquele que já costuma atrasar com frequência. No primeiro caso, a motivação pode ser um esquecimento ou um problema pontual. Usar um tom rígido para realizar a cobrança pode fazer com que a empresa perca um ótimo cliente.

4. Conte com um planejamento de cobrança

O Código de Defesa do Consumidor permite que a empresa inclua o cliente na lista de inadimplentes logo no primeiro dia após o vencimento do prazo. Entretanto, as empresas costumam esperar um período de 30 dias, até mesmo para evitar se indispor com bons pagadores que apenas tiveram um problema pontual.

Além dessa medida, é importante ter um planejamento de cobrança para que todos os clientes com atraso recebam lembretes e entrem em contato para informar o que aconteceu. Veja, a seguir, um exemplo de ações e prazos para serem realizadas.

Dois ou três dias antes da data de vencimento: lembrete por mensagem ou e-mail que o vencimento está se aproximando.

Data de vencimento: uma nova mensagem avisando que aquele é o último dia para pagar dentro do prazo e sem multa.

Três a quatro dias após o vencimento: aviso sobre o atraso e informando a % de acréscimo por dia.

Uma semana: aviso de cobrança da conta em atraso.

Entre a primeira e quarta semanas, a empresa pode enviar mensagens avisando que a negativação irá acontecer e propondo algum tipo de acordo. No 30° dia é preciso efetuar a negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito e enviar comunicações periodicamente ao cliente informando que o nome dele será retirado assim que o pagamento for realizado.

5. Esteja aberto a negociações

Uma empresa só tem a ganhar quando se mostra aberta para negociar com os clientes inadimplentes. Afinal, quanto mais o atraso se estende, maiores são os juros e menores as chances de o pagamento ser efetuado.

Dessa maneira, verifique a possibilidade de oferecer descontos, afinal, mais vale receber pelo menos o valor da compra do que não receber nada. No caso de clientes que costumam ser pontuais, mas se atrasaram por algum motivo específico, é válido estender o prazo de pagamento.

6. Ofereça recompensas para os que pagarem em dia

A melhor forma de evitar que clientes se tornem inadimplentes é recompensá-los quando são adimplentes, ou seja, realizam o pagamento sempre em dia. Uma das formas mais efetivas é oferecer um bom desconto para quem pagar dentro do prazo. Também é válido oferecer abatimentos em outros produtos e serviços. Assim, eles terão uma motivação a mais para se programarem e se manterem regulares.

7. Mantenha um bom controle de pagamentos

Para identificar com facilidade os clientes que estão em dia ou em atraso é importante contar com um bom controle. Hoje, existem diversos softwares que realizam esse tipo de serviço e facilitam a vida do setor financeiro das empresas.

Como é o índice de inadimplência na sua empresa? Costuma adotar alguma outra medida que não foi citada? Conte-nos no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar a informação adiante!

Imagem: Por ProStockStudio

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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